Beach Soccer: Vasco participará, no fim de outubro, da 1ª etapa do Circuito Nacional

Quinta-feira, 17/10/2013 - 13:07
comentário(s)

Uma nova competição promete movimentar as areias das praias das regiões sudeste, norte e nordeste do Brasil, neste verão 2013/2014. É o Circuito Nacional de futebol de areia, que começa no fim do mês de outubro, em Vitória, no Espírito Santo, com a primeira das quatro etapas previstas para o torneio, que terá equipes do Rio de Janeiro, Maranhão, Amazonas e Espírito Santo.

O presidente da Federação de Beach Soccer do Estado do Espírito Santo, Paulo Sérgio, informa que o campeonato tem previsão de quatro etapas, com a última, que fecha o torneio, acontecendo em Manaus. Além disso, a iniciativa visa, num futuro próximo, fortalecer e instituir um calendário anual de competições no futebol de areia brasileiro, dando mais visibilidade e incentivos para equipes e jogadores.

- O Circuito Nacional vai acontecer em quatro etapas, com a primeira acontecendo em Vitória, depois Rio de Janeiro, Maranhão e Manaus. Em cada etapa, as federações que são sedes escolhem as equipes. Nessa primeira etapa, são os quatro grandes do Rio de Janeiro (Fluminense, Botafogo, Vasco e Flamengo), o Sampaio Corrêa e três equipes do Espírito Santo (Desportiva, Rio Branco e Vilavelhense). Destes times sai o campeão dessa etapa. A escolha dos times para as próximas etapas será bem conversada entre as federações, mas a ideia é fazer um calendário, para que os clubes tenham competições durante o ano todo e possam fazer uma programação. Essa é uma competição que idealizamos e a ideia é que no futuro tenha uma etapa por mês.

Ainda de acordo com o dirigente da federação capixaba, as quatro etapas do torneio serão organizadas por cada entidade que vai sediá-las em seu estado, com a chancela da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Regulamento

O Circuito Nacional de futebol de areia reúne equipes de quatro federações estaduais (ES, RJ, MA e AM), que indicam e decidem as equipes que vão participar de cada etapa da competição. Na primeira etapa, que acontece em Vitória, no Espírito Santo, entre 29 de outubro e 3 de novembro, oito equipes (4 cariocas, 3 capixabas e 1 maranhense) foram divididas em dois grupos de quatro times cada. Serão três rodadas, com quatro jogos por dia, sendo dois por grupo.

Os confrontos são no sistema de todos contra todos, em turno único, com os dois primeiros colocados de cada chave avançando para as semifinais. Na segunda fase, com o primeiro do Grupo A enfrentando o segundo do Grpo B e vice-versa, os ganhadores das partidas se classificam para a grande final. Os perdedores fazem a disputa de terceiro e quarto lugar.

Confira os grupos da 1ª etapa do Circuito Nacional de futebol de areia

Grupo A

Vasco; Flamengo; Desportiva Ferroviária e Vilavelhense

Grupo B

Botafogo; Fluminense; Sampaio Corrêa e Rio Branco-ES

Fonte: GloboEsporte.com