Calabouço sediou competição feminina nacional de xadrez

Quarta-feira, 09/10/2013 - 05:17
comentário(s)

O Clube de Regatas Vasco da Gama sediou entre os dias 4 e 6 de outubro, na sede do Calabouço, a primeira etapa do circuito nacional seletivo das integrantes da equipe feminina brasileira de Xadrez. Esta equipe representará o Brasil na próxima Olimpíada da modalidade, que será realizada em 2014 na Noruega.

Este circuito é organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e contou também com apoio da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro (FEXERJ). Cada etapa conta pontos de forma similar ao circuito de Fórmula 1 (automobilismo) e, ao final, as 4 melhores pontuações acumuladas ganham o direito de participar no evento internacional.

A prova transcorreu com forte disputa pelas primeiras colocações em suas seis rodadas, com todas as participantes encantadas com o excelente local onde os jogos aconteceram; a sede do Calabouço do Gigante da Colina. O torneio contou com representantes destacadas do xadrez feminino nacional, como as mestres internacionais femininas Juliana Terao (de SC, 1º. lugar), Regina Ribeiro (de SC, 2 º. lugar) e Joara Chaves (de SP, 3 º. lugar) e emergentes valores com Ellen Giese (RJ, 4 º. lugar) e Larissa Ichimura Barbosa (SP, 5 º. Lugar). Larissa Ichimura chegou recentemente da Turquia, onde representou o Brasil no mundial juvenil feminino.

Para o encerramento do evento neste domingo, coube ao presidente da FEXERJ, Alberto Mascarenhas a entrega do troféu da terceira colocada, que aproveitou a oportunidade para reforçar o possível suporte da federação estadual do Rio de Janeiro aos projetos do Vasco da Gama com o Xadrez e agradecer em nome da CBX o grande apoio do Vasco na realização deste evento. Em seguida, o Vice-Presidente de Infanto-Juvenil e Responsabilidade Social do C.R. Vasco da Gama Tadeu Correa da Silva e o Diretor da Sede do Calabouço Karlos de Oliveira, que prestigiaram presencialmente o torneio, agradeceram a presença de todos, reforçaram o interesse vascaíno em incrementar eventos com xadrez e entregaram respectivamente os troféus de campeã e vice-campeã do evento.

Para todos os detalhes do evento consultar http://preolimpicofemininocbx.blogspot.com.br/

E para diretamente observar as fotos do evento, consultar https://plus.google.com/photos/105390823209870829551/albums/5931082101093778753?authkey=CJmvpLb8yoy00gE

Ou apenas os resultados, consultar http://chess-results.com/tnr112539.aspx?lan=10&art=1&rd=6&turdet=YES&flag=30&wi=984

No período de 31 de outubro a 03 de novembro, mais um evento enxadrístico será acolhido pelo Vasco da Gama. Será a primeira semifinal do Campeonato Brasileiro Individual Absoluto, que deve contar com a presença de vários dos melhores enxadristas nacionais.

Maiores informações em http://brasileirosf1cbx.blogspot.com.br

Fonte: Site oficial do Vasco