Leonardo Gonçalves, presidente da Cruzada Vascaína, fala sobre a reforma do Estatuto do Vasco

Segunda-feira, 07/10/2013 - 16:03
comentário(s)

Sem alteração desde 1979, o estatuto do Vasco, um dos poucos dos times da serie A que não sofreram adequações nos últimos tempos, deve trazer mudanças em breve. No inicio desse mandato, foi criada uma comissão que analisou o estatuto antigo e apresenta nessa semana aos conselheiros do clube, um conjunto de sugestões visando aumentar a governança no Vasco e torná-lo ainda mais democrático.

O presidente da Cruzada Vascaína Leonardo Gonçalves foi um dos membros da comissão. Tendo participado de 100% das reuniões de trabalho, ele garante que a proposta de estatuto que será apresentada apesar de longe do que seria o estatuto ideal, traz muitas novidades que vão trazer um ganho enorme para o Vasco.

“É óbvio que há muitas coisas que eu gostaria de ver e ainda não estão contempladas nessa proposta. Tentaremos inserir todas elas novamente nessa segunda etapa de sugestões que ocorrerá dentro do Conselho Deliberativo. Algumas penso que teremos exito e outras dificilmente serão aprovadas agora. De qualquer forma, o resultado do trabalho ficou muito bom e essa proposta de estatuto representa um avanço muito grande em termos de introduzir melhores praticas de governança e aumento da fiscalização perante quem dirige o clube”, comentou Leonardo.

Essa já é a segunda tentativa de alteração do estatuto na administração Dinamite. Na primeira, somente a Cruzada Vascaína, que na epoca nem participava ainda do Conselho, sugeriu alterações, (veja aqui) o que mereceu inclusive uma citação honrosa feita pelo então presidente da Comissão, o GB José Maquieira. Nesta administração, foi criada uma nova Comissão Especial, que estudou o documento feito pela comissão anterior, além do estatuto antigo e modelou a proposta que será apresentada na reunião de terça-feira do Conselho Deliberativo, na Sede Náutica da Lagoa.

Além de Leonardo Gonçalves, participaram ainda dessa Comissão, o presidente do CD Abílio Borges, o presidente da Comissão anterior José Maquieira, o VP do CD Roberto Monteiro, os secretarios do CD Antonio Carlos de Lemos Basto e Claudio Marcelo Costa e os conselheiros Agostinho Taveira e Aníbal Rouxinol. O GB, Dr. Silvio Godói, VP do Conselho de Beneméritos se retirou da comissão na metade dos trabalhos.

O Diretor de Marketing da Cruzada Vascaína e conselheiro do clube Wagner Pedro, também comentou no programa SOMOS VASCO.

“Que além da importância do debate das propostas e mesmo que não sejam todas as modificações aprovadas neste momento, vê com muita honra poder participar de momento tão importante para o clube e acredita que seja realmente o início de um exercício e processo contínuos” .

Um dos pontos polêmicos dessa proposta promete ser as eleições diretas. Essa bandeira que foi levantada pelo grupo Cruzada Vascaína nas eleições passadas, quando não apresentou seu candidato Leonardo Gonçalves a presidente na eleição do conselho deliberativo para que fosse respeitada a vontade do sócio em eleger Roberto Dinamite que era o indicado da chapa que ficou em primeiro lugar na eleição dos sócios, promete ser bastante discutida dentro do CD.

Outros pontos importantes que a proposta contempla são:

- Aumento do número de conselheiros de 300 pra 350, sendo 200 eleitos.

- Aumento do conselho fiscal de 3 pra 5 membros, o que possibilitará maior fiscalização.

- Inclusão da camisa negra como uniforme especial que sempre terá que existir marcando a luta do Vasco contra o racismo.

- Criação de um conselho de justiça pra tentar evitar expulsões injustas de sócios por mandatários do clube.

- Obrigar os mandatários do clube que forem contrair empréstimos e abertura de crédito superiores a R$ 10 milhões por exercício fiscal a requererem autorização do Conselho Deliberativo.

- Obrigar os mandatários do clube a pedir autorização do CD para fechar contratos de patrocínio ou televisionamento que excedam em um ano o seu mandato. Ex: Se o mandato do presidente terminar em Dezembro de 2013, ele não pode fechar nenhum patrocínio ou renovação com a TV posterior a Dezembro de 2014.

- Limitação do número de beneméritos no clube a 150. Só poderá haver indicação de um novo, quando um dos 150 falecer ou renunciar da condição de nato.

Fonte: Cruzada Vascaína