Remo: Vasco participa da final do double skiff do Brasileiro neste sábado com 2 barcos

Sábado, 05/10/2013 - 06:20
comentário(s)

As finais do Campeonato Brasileiro de Remo Sênior e Paralímpico começam neste sábado, com 69 barcos disputando 13 provas a partir das 9h na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Mais de 100 atletas de sete estados e Brasília estarão na futura raia olímpica, incluindo alguns dos melhores do mundo em suas categorias, como Fabiana Beltrame e Beatriz Cardoso.

Vinte clubes e três Federações Estaduais participam do primeiro dia de finais, com 40 barcos do Rio presentes em 12 disputas. A única prova sem cariocas é a paralímpica do Single Skiff AS (para atletas que usam os braços), com quatro barcos de São Paulo (três do Bandeirante e um do Pinheiros) e um da Federação Paranaense.

Os paulistas estão em mais cinco finais, com três barcos do Pinheiros e dois do Paulistano. Gaúchos (União), capixabas (Saldanha e Caxias), paraenses (Remo, Paysandu e Tuna Luso) e catarinenses (América, Aldo Luz e Martinelli) disputam quatro finais cada, com baianos (São Salvador e Vitória) e brasilienses (Minas Brasília e Federação) em duas.

O Botafogo tem metade dos barcos do Rio no primeiro dia de finais, com 20 em 12 provas, oito delas com dois. O Flamengo tem 11 guarnições em nove provas, incluindo Fabiana Beltrame, campeã mundial em 2011 e medalha de ouro na última etapa da Copa do Mundo em julho, e Beatriz Cardoso, 5º lugar no Mundial Júnior em agosto.

Ao todo, serão 25 finais em dois dias (15 masculinas, nove femininas e uma mista), nas categorias Peso-Leve, Sub-23, Sub-23 Peso-Leve, Sênior e Paralímpica. Em cada final, o vencedor ganha 10 pontos, o segundo 6, o terceiro 3 e o quarto 1 ponto. O clube ou federação com maior pontuação será declarado Campeão Brasileiro de 2013.

A competição é organizada pela Federação de Remo do Rio de Janeiro (FRERJ), com apoio da Confederação Brasileira de Remo (CBR).



Fonte: CBR