Remo: Ariel e Cristian avançaram à final do double no Brasileiro com o melhor tempo das semifinais

Sexta-feira, 04/10/2013 - 06:23
comentário(s)

Começou na manhã desta quinta-feira (03/10), no Estádio de Remo da Lagoa, o Campeonato Brasileiro Sênior. Neste primeiro dia foram realizadas as semifinais das onze provas cujas finais serão no sábado, também a partir das 9h. De todas, apenas uma teve participação vascaína: o double skiff, que teve doze inscritos e duas baterias eliminatórias classificaram os três primeiros de cada para a grande final. E o Vasco classificou seus dois barcos, tanto o dos argentinos Ariel Suárez e Cristian Rosso quanto o dos atletas ainda da categoria Júnior Vinícius da Silva Marques e Matheus Freitas de Souza.

Abrindo o dia de provas, a prova na qual as chances de ser campeão brasileiro do Gigante da Colina são maiores: o double, afinal nesta prova os argentinos são atuais quarto colocados nas Olimpíadas (Londres, em 2012) e quinto no Mundial (Chungju, cuja final foi realizada no fia 01 de setembro deste ano). E Ariel e Cristian mostraram sua força: terminaram com o melhor tempo no geral das duas semifinais, com o tempo de 6:57.83. Chama a atenção o fato de que, há poucas semanas, eles chegaram a anotar 6:14.72 no Mundial. Ou seja, a impressão que fica é de que nesta semifinal eles remaram apenas o suficiente para chegar à final com o melhor tempo e posicionados numa raia central, e, por outro lado, cria-se uma expectativa para o que eles podem produzir na grande final, para a qual são amplamente favoritos.

Parece que o principal rival vascaíno para esta final é o barco botafoguense, composto por Silvestro Nicolas Augustin e Anderson Nocetti, que anotou 6:59.29.

Jovens vascaínos também se classificam à final do double

Remando na mesma bateria dos argentinos estava o outro barco vascaíno inscrito para esta prova, com os atletas da categoria Júnior Vinícius da Silva Marques e Matheus Freitas de Souza. Eles avançaram à final com o terceiro melhor tempo (última vaga) desta bateria: 7:21.81.

Eles remam no Estadual na categoria Aspirante, na qual o Vasco está disputando o título e para conquistá-lo basta vencer a prova do 4 com na última regata, no dia 20 de outubro. Neste Brasileiro Sênior e no Brasileiro Júnior, que acontecerá em 12 e 13 de outubro, ambos antes da regata decisiva do Estadual, a comissão técnica espera que eles ganhem experiência em provas de alto nível. Não só para a única prova deste ano, mas para as competições do ano vindouro também.

Além de Ariel e Cristian, apenas Marcos Ibiapina no single skiff sênior B (sub-23) é outro atleta do Vasco que compete em sua categoria neste Brasileiro. De resto, a comissão técnica vascaína optou por dar experiência à garotada do Júnior na maior competição sênior do país.

Estão classificados para a final do double skiff do Campeonato Brasileiro, que será disputada às 9:20h do sábado, os barcos dos seguintes clubes, totalizando seis guarnições: Vasco da Gama (2), Botafogo, Escola Naval, Pinheiros (SP) e Saldanha da Gama (ES).

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco