Vôlei Base: Confira entrevista com Maurício, técnico do Mirim e do Infantil do Vasco

Domingo, 29/09/2013 - 09:46
comentário(s)

Em entrevista ao programa Só dá Vasco, Mauricio, técnico do mirim e infantil do vôlei, analisa o momento atual em que o esporte vive, projeta o futuro e fala sobre o seu amor ao Vasco.

Categorias mirim e infantil

- A gente ficou esse ano numa posição bem mediana, devemos terminar em 5º ou 6º numa competição que tem 10 equipes, bem na média. Cheguei esse ano para ver como era e senti uma deficiência aqui. Faltam muitas atletas de mirim. Meu trabalho ano que vem é para entrarmos na elite novamente do vôlei.

Trabalho em conjunto com o técnico Henrique

- O Henrique chegou esse mês no Vasco no lugar do André. Eu estava no mirim e o André no infantil, e agora eu e Henrique ficaremos nas duas categorias. É um planejamento que dava muito certo no Grajaú Tênis Clube e então vamos seguir aqui. Os dois estão assumindo essa responsabilidade.

Importância de preparar as atletas para o futuro e responsabilidade social

- Trabalhamos a formação de atleta das meninas e também o caráter delas. Estamos trabalhando no Vasco, um clube vitorioso, forte e as pessoas querem vir para o Vasco por essa marca e respeitam o Vasco. Então estamos tentando deixar o Vasco no caráter mais competitivo e claro que educar as meninas também em outros aspectos. O esporte por si só já é um formador de educação e nosso trabalho está sendo feito dessa forma.

Planejamento para as competições e agenda

- Temos o estadual que está praticamente fechado já e nessa fase classificatória só faltam dois jogos e agora no meio de outubro segue o campeonato no estilo da Superliga e nela se classificam 8, já no Estadual do Rio classificam 4 e como terminaremos em 5º, ficaremos fora mas estaremos disputando campeonatos preparatórios para chegarmos ano que vem com um pouco mais de experiência e rodagem. A perspectiva é boa, acabamos a competição do pré-mirim e terminam em 3º ou seja, o nascedouro nosso está mais forte, então o infantil vai terminar em 5º, o mirim também em 5º e o pré-mirim em 3º, já está entre os quatro. Então são competições que a Federação faz que não são jogos todos os finais de semanas pois é uma subcategoria então o planejamento é montar um time mais forte e disputar essas competições para dar mais rodagem ao time para ano que vem.

A rotina de treinamento e jogos nas duas categorias

- A rotina de treinos é: Terças e quintas de 14h as 15h30 é o trabalho de pré-mim, já o mirirm treina terça, quinta e sexta de 14h às 16h, jogam todo domingo de manhã. E o infantil treina terça, quinta e sexta e joga todo sábado a tarde, inclusive amanhã temos um jogo às 15h em Rio das Ostras. A competição em março tem os torneios de Início, de apresentação e a partir de abril começa turno e returno tem o torneio de classificação e que vai até outubro e o nosso pré-mirim e mirim já estão bem colocados, agora só falta o infantil e vamos trabalhar para levar o Vasco a elite do vôlei, onde ele merece. O que falta ao Vasco para ter a força no vôlei como os outros clubes Nos outros clubes, 3 profissionais trabalham por categoria e aí você o investimento que se tem, um trabalho forte. O técnico, preparador físico e o auxiliar técnico. Aqui no Vasco você tem 1 por categoria então precisamos de gente. Eu estou falando o que falta para gente ser campeão, falta gente para trabalhar nessas categorias e além disso, falta também o marketing do Vasco se apresentar mais. Eu cheguei em março e percebi que tem gente aqui dentro no Vasco que não sabe que o clube tem vôlei. É até barato fazer uma divulgação de que no Vasco tem vôlei, para as crianças que moram aqui do lado não possam procurar jogar vôlei no Botafogo ou em outro clube. Então tem crianças que vem de longe treinar aqui porque pelo visto aqui do lado não sabem que aqui tem vôlei, então temos que divulgar até no próprio site do Vasco, fazer esse trabalho para atrair mais gente.

Trabalho de base feito no clube e importância de defender um clube como o Vasco

- Esse trabalho de base é muito importante. Onde você pega a menina que tem um potencial e tem que trabalhar isso para que ela possa estar com a gente. No vôlei é assim: É muito difícil de ser ensinado e de ser aprendido mas como eu sou instrutor da CDV, eu tenho essa facilidade de ver aqui que o trabalho tem crescido bastante. O trabalho de hoje é ensinar a pensar, de saber como joga o adversário para terem uma técnica e evolução do gesto e da mente e por isso que o esporte é um facilitador para tudo na vida, desenvolve tudo, então é um trabalho que hoje eu sei que vai dar certo. E eu sou vascaíno, nasci numa família portuguesa, já trabalhei em vários clubes mas não tive a oportunidade que estou tendo agora. Eu cresci indo no Maracanã gritar pelo Vasco, então defender as cores do desse clube é uma honra, um orgulho muito grande e hoje chegar até aqui só me dá satisfação. Isso me dá mais força e vontade de fazer um Vasco vencedor.

Mensagem final:

Um recado para nação vascaína é o seguinte: Prestigiem o vôlei, porque a gente vem fazendo um trabalho muito organizado e temos um ginásio com uma estrutura fantástica, que é o Forninho e tem muita gente que não sabe. Se Flamengo, Botafogo ou outros clubes estão na frente por questão de trabalho, por questão de tempo, a gente tem um estádio
maravilhoso e quando o ginásio principal estiver pronto teremos um maravilhoso lugar para treinamento e para os jogos também. Então a gente precisa pedir o apoio da torcida para se fazerem presente. Quando vamos jogar contra um clube de massa, isso faz a diferença. Aqui quando os pais gritam tem uma força muito grande e isso influencia nas meninas, então a gente precisa dessa força da torcida para que o nosso trabalho evolua.

Fonte: Facebook Só Dá Vasco