Campeonato Estadual pode não ter semifinais de turno por causa do aperto do calendário

Sexta-feira, 20/09/2013 - 20:42
comentário(s)

Diante da necessidade de apertar o calendário nacional em 2014, o Campeonato Carioca do próximo ano não deve ter semifinais de turno. Esta é a possibilidade que a Ferj trata com mais carinho para enxugar o estadual por causa da pausa necessária para a Copa do Mundo.

Sem as semifinais, as decisões da Taça Guanabara e Taça Rio seriam disputadas entre os líderes dos Grupos A e B, o que obrigaria os grandes a entrarem com mais força na competição se quiserem ir longe. Ao mesmo tempo, a chance de algum pequeno aprontar diminuiria substancialmente.

A CBF já definiu que os estaduais deverão acontecer de 12 de janeiro a 13 de abril, com 21 datas, mas ainda não divulgou o calendário por causa do impasse a respeito das férias dos jogadores.

Mas as Federações já estão cientes da necessidade de encontrar soluções. No Rio, cujo estadual deste ano teve 23 datas, a alternativa de cortar as semifinais é prevista pelo artigo 25 do regulamento. O diretor de competições da Ferj, Marcelo Vianna, reconhece essa é uma solução plausível, mas ainda não confirma a oficialização da decisão.

- Não posso falar muita coisa nem confirmar que isso vai acontecer, já que a CBF ainda não entregou o calendário do ano que vem. Mas essa é uma possibilidade prevista no regulamento da competição - afirmou Vianna ao LANCE!Net.

VEJA O QUE DIZ O REGULAMENTO

Art. 25 - Em função do calendário e datas disponíveis, em 2014 poderá haver a inversão da Taça Guanabara com a Taça Rio e/ou supressão das partidas semifinais da Taça Guanabara e/ou da Taça Rio.

Parágrafo único: Em ocorrendo a supressão das semifinais da Taça Rio e da Taça Guanabara, em 2014, as finais de cada turno serão decididos pelas associações classificadas em primeiro lugar dos grupos A e B do respectivo turno.

Fonte: Lancenet