Ricardo Lopes, coordenador do Mirim, assume o Infantil e comenta mudança

Segunda-feira, 16/09/2013 - 09:53
comentário(s)

O mês de setembro começou movimentando no Centro de Treinamento de Itaguaí. Conforme relatado pelo Blog Meninos da Colina, a direção das divisões inferiores promoveu mudanças em algumas categorias da base vascaína. A coordenação foi o setor mais foi modificado. Em virtude da promoção de Antônio Teixeira para o setor administrativo, os times sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17 passaram a possuir um novo coordenador.

A categoria infantil, que vem obtendo excelentes resultados na atual temporada, será 'comandada' a partir de agora por Ricardo Lopes, profissional que possui dez anos de Vasco e que realizava um excelente trabalho na categoria mirim, que foi campeã do Campeonato Carioca. O antigo coordenador, Luiz Carlos, foi promovido para a categoria juvenil. Wilson Varela é o novo 'líder' do Mirim, enquanto Hélio Vaz o do Pré-Mirim.

Na última quarta-feira (1/09), o Só dá Base, do grupo Só dá Vasco, entrevistou um dos profissionais citados acima. Quem falou com a reportagem do programa foi Ricardo Lopes. Durante o bate-papo realizado em São Januário, o profissional fez uma análise de sua passagem pela categoria mirim e do atual momento vivido pelo time sub-15.

Confira a transcrição da entrevista:

Você terá a oportunidade de trabalhar novamente com a geração 98, equipe viu conquistar diversos títulos no futsal. Qual sua expectativa? O que você poderia falar sobre o atual time infantil do Vasco?

"A geração 98 começou com a gente no futsal e ganhou tudo que disputou desde a categoria sub-7. Eles ganharam no Fraldinha, no Pré-Mirim e no mirim. No campo eles foram campeões da Taça Rio Bonito sub-11, competição que o Vasco não vencia faz muito tempo. O Fluminense vinha de um pentacampeonato e o Vasco interrompeu essa séria com a geração 98. É um grupo muito bom, uma geração muito boa. Tivemos o Matheus Pet convocado agora para a Seleção Brasileiro. Acredito que o Vasco possui outros meninos com condições de estar na Seleção. Nosso time é forte. Temos o artilheiro do campeonato e outros atletas de muito talento. A geração 99 dispensa comentários. O Infantil do Vasco está muito bem servida. O time 99 foi campeão no ano passado do Campeonato Carioca Mirim tomando apenas seis gols ao longo de todo o torneio. Estou bastante contente e disposto a manter esse grupo lá no topo, local onde o Vasco tem que ficar sempre".

Qual avaliação você faz do trabalho realizado este ano na equipe mirim? O sub-13 vem fazendo uma excelente campanha no Campeonato Estadual.

"Acho que a gente fez o que poderia ter sido feito. A geração 2000 não era tão forte quanto as outras que tivemos nos últimos anos. Conseguimos com a ajuda do departamento de captação, liderado pelo Almir Santos, trazer alguns bons jogadores. Trouxemos um goleiro do Rio Grande do Sul, o goleiro Lucão de Volta Redonda, um menino de Sergipe e do Cuiabá. Pode ser que não dê resultado agora, mas no futuro tenho certeza os frutos desse bom trabalho de captação serão colhidos. É um trabalho muito bem feito em Itaguaí. O Adriano Barreto é um cara sério e muito comprometido do que faz. Eu acredito muito nesse trabalho. Eu subi, mas estarei acompanhando a categoria. Sempre ficarei em contato com o Adriano para saber dos rumos da categoria".

E o que falar do Wilson Varela? Acha que ele merece a promoção?

"O Wilson conhece todos os atalhos e vinha fazendo um grande trabalho no pré-mirim. Eu acredito que o Vasco levará o Estadual com o grupo 2000 ou com o grupo 2001. Falo isso porque o torneio este ano está sendo disputado por duas categorias. O Vasco será campeão em uma dessas duas categorias".

O Infantil já conquistou a Taça Guanabara e a Copa da Amizade Brasil-Japão. O Torneio Guilherme Embry ainda está acontecendo e o Vasco possui grandes chances de vencê-lo. Você acredita numa tríplice coroa?

"Nós estamos bem focados nisso. Estamos jogando agora apenas com jogadores nascidos em 99. No primeiro você poderia utilizar jogadores nascidos no ano de 98. A geração de 99 foi campeã comigo ano passado do Estadual mirim. O outro grupo tem que continuar brigando no campeonato Estadual. É normal que ocorra um relaxamento, até porque o time ganhou a Taça Guanabara e um torneio muito importante recentemente, mas isso não pode durar muito tempo. Estamos com um trabalho de psicologia com a Jéssica Azevedo para corrigir isso. Estamos focados e não vamos deixar a peteca cair de forma nenhuma. Queremos ganhar o segundo turno e conquistar de uma vez o Campeonato Carioca".

Conforme dito acima, o Vasco venceu a Taça Guanabara e garantiu uma vaga na grande decisão do Estadual. Vocês planejam observar novos jogadores neste segundo turno?

"A Copa Brasil-Japão foi muito desgastante, assim também como a Taça Guanabara. Nós vamos dar uma segurada em alguns meninos, mas nosso grupo é forte e podemos suprir muito bem com outros jogadores. Teremos agora a ausência do Matheus Pet, que estará na Seleção. Outros jogadores do Vasco também possuem potencial para vestir a camisa da Seleção. O Evander foi eleito o melhor jogador da Brasil-Japão, porém não foi convocado dessa vez. Acredito que ele será em breve. Nosso grupo está focado e jamais iremos jogar a toalha no segundo turno. Queremos conquistar esse título".

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.



Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco