Futebol Americano: Roni comenta campanha invicta e apoio do Vasco

Sábado, 14/09/2013 - 15:51
comentário(s)

O Vasco da Gama sempre foi inovador e precursor em vários âmbitos esportivos e também sociais. No futebol americano não é diferente. A equipe do Vasco da Gama Patriotas é uma das mais tradicionais do país e cresce a cada dia. Com apoio oficial do clube, a popularidade do esporte está aumentando entre os torcedores. E o programa Vasco Olímpico/Só dá Vasco, fez uma entrevista com Roni Rodrigues, quarterback do Vasco da Gama Patriotas. Ele conta um pouco da história e da origem do time vascaíno, além de outros temas interessantíssimos. Confira!- O Vasco da Gama Patriotas foi oriundo do time Rio de Janeiro Patriotas. Tinha poucos times. Só existia um time chamado Rio de Janeiro Imperadores e que depois virou Fluminense Imperadores. Hoje esse time é o Flamengo. Por conta dessa necessidade, criamos o Rio de Janeiro Patriotas para disputar o Torneio Touchdown número 2. Antes de começar o torneio, a gente conseguiu o contato do Vasco da Gama , fechamos uma parceria e viramos o Vasco da Gama Patriotas. Jogamos os últimos anos como Vasco da Gama Patriotas.

Apoio oficial do Vasco

- A gente participa de um esporte amador. O que o Vasco nos apoia é com o nome de Vasco da Gama Patriotas. É graças a esse apoio que conseguimos abrir algumas portas. O nosso patrocinador é um vascaíno que possui um grande restaurante em Copacabana. O Vasco apoia com o nome. Nós costumos treinar na Ilha do Governador, porém todas as terça-feiras nos treinamos em São Januário de 21h30 às 22 horas. Treinamenos nos campos de sintético. Isso serve para criar identificação com o clube. Quando a gente passa com o capacete que possui a cruz de malta, as crianças já nos reconhecem como Vasco da Gama Patriotas.

Competições recentes

- No ano de 2010, que foi a segunda edição do Torneio Touchdown, nós disputamos a final contra um time de Vila Velha, que é tradicional, e acabamos perdendo por 7 a 0. No ano de 2011 nós perdemos a semifinal para o Corinthians. Fizemos uma boa temporada, mas perdemos a final. No ano passado fomos para decisão invictos, assim como o Corinthians. Infelizmente não conseguimos vencer a final que foi realizada em São Paulo. Neste ano nós estamos matendo uma série vitórias na temporada regular, já vencemos cinco jogos, mas queremos conquistar esse título. Chega de bater na porta. O Patriotas vem forte de novo. Vamos buscar crescer e chegar na fase final do torneio no ápice para ganhar.

Campanha no torneio Touchdown

- A primeira partida nossa foi em Salvador contra o Vitória. Era um time estreante no torneio e conseguimos uma boa vitória por 31 a 0. Depois jogamos contra um time do sul do Brasil e vencemos por 22 a 8. Foi um placar confortável contra um time experiente no torneio. Na terceira rodada jogamos contra um time de Brasília e vencemos de virada por 12 a 7. Jogamos lá num dos dias mais secos do ano. Foi um jogo complicad, o sol estava forte, mas conseguimos virar. Voltamos para o Rio de Janeiro e jogamos contra um time de Minas. É um time que jogava outro torneio e neste ano disputou o Torneio Touchdown. Nós vencemos por 7 a 0. A última partida foi contra o Botafogo e conseguimos uma excelente vitória de 42 a 0. Os caras não conseguiram fazer nada no ataque e tampouco na defesa. Tivemos a estreia do nosso novo corredor. Foi um jogo muito bom do time inteiro. Nosso próximo jogo será contra um time de Brasília no dia 28 na Portuguesa da Ilha. Faço o convite para que a torcida compareça ao jogo contra o Flamengo, que acontecerá no próximo dia 20 de outubro na Ilha.

NFL

"A gente sempre assiste os jogos. Não conseguimos reunir todo mundo para assistir junto pelo fato do grupo possuir cem jogadores, porém uma parte do pessoal se reúne para acompanhar as partidas dos times estrangeiros. É importante assistir para aprender algumas coisas. O que a gente assiste muito é o universitário, pois jogamos com a regra do universitário. A NFL é mais show, assim como a NBA. Eles têm regra que permite mais contato. No universitário a regra privilegia a segurança do atleta e menos o show. Essa é a regra que utilizamos aqui no Brasil. Assistimos muito o torneio universitário. O pessoal conversa sobre e pega algumas coisa para trazer para o jogo.

Posição no time

Eu sou o quarteback do Vasco, que é o lançador. Ele é o cara que no jogo aéreo pega bola e vai achar os recebedores. Os recebores se dividem em laterais e coringas, que atacam e defendem. Também temos os corredores, que recebe a bola dos recebores e correm em direção as traves. Também temos as barreiras ofensivas, que ajudam a dar liberdade para os corredores. Elas protegem o quarteback na hora do passe e abrem caminho para os corredores. São essas posições que temos no futebol americano. Como são onze que jogam, existe a possibilidade de fazermos algumas variações táticas também.

Campo onde o Vasco manda os jogos

"O Vasco manda seus jogos na Portuguesa da Ilha desde o ano passado. O campo é muito bom e o clube é muito bom. O pessoal paga 10 reais para ver o jogo, mas sócio do Vasco, estudante e idoso paga meia. A maioria das pessoas pagam cinco reais para ver os jogos".

"Eu particularmente sou vascaíno de coração e sou até suspeito para falar. Eu nunca acreditei que a parceria ia acontecer. Me sinto feliz com isso. Não só com o Vasco, mas com o apoio de outros clubes também. É importante esse apoio porque nos Estados Unidos esse esporte é oriundo das Universidades. Os clubes pegam jogadores das Universidades. Para você ter uma divulgação maior e ter um reconhecimento da mídia, você precisa estar ligado a algum clube grande. Além do Vasco, Flamengo, Botafogo, Botafogo de Ribeirão Preto, Vitória, Santos, Corinthians, Portuguesa, Ipatinga e São Paulo possuem times de futebol americano".

Fonte: Só Dá Vasco