Cabofriense e Bonsucesso disputarão a Série A do Estadual do Rio em 2014

Domingo, 08/09/2013 - 22:50

O Bonsucesso empatou com o America neste domingo, no Estádio Leônidas da Silva, Zona Norte do Rio, e garantiu o retorno para a Série A do Campeonato Carioca. Junto com o Leão da Leopoldina, a Cabofriense já havia garantido vaga na elite do futebol do Rio de Janeiro na quinta-feira. Os dois clubes ficaram na ponta do Triangular Final da competição, enquanto o America, terceiro colocado, acabou sendo eliminado. A equipe de Cabo Frio ficou ainda com o título da competição.

As duas equipes conseguiram o acesso após conquistarem ficarem em primeiro e segundo lugar do Triangular Final da competição. A fase final reuniu os campeões dos dois primeiros turnos e o clube com a melhor campanha na classificação geral. O Bonsucesso venceu a Taça Santos Dumont e a Cabofriense conquistou a Taça Corvocado, enquanto o America conqusitou a vaga por ter obtido o maior número de pontos na competição.

A competição ficou marcada por um imbróglio judicial que paralisou a competição por dois meses. O Goytacaz, clube com a melhor campanha no somatório dos dois turnos, escalou irregularmente o zagueiro Talis após o jogador ser punido com dois jogos de suspensão. O clube foi punido com a perda de seis pontos no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ). A pena eliminava o clube da competição. Por isso, o Time da Rua do Gás recorreu ao Superior Tribunal da Justiça Desportiva. Até a decisão final, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) decidiu paralisar a competição, pois o resultado do tribunal influenciaria na configuração do Triangular Final da Série B. No entanto, a instância máxima da justiça desportiva brasileira manteve a punição ao Goytacaz e a bola voltou a rolar.

Tradicional, Bonsucesso faz bate e volta

O Bonsucesso vai comemorar o seu centenário na Série A do Campeonato Carioca. Fundado em outubro de 1913, o Leão da Leopoldina volta à elite do futebol do Rio de Janeiro após ter sido rebaixado em 2012. Comandado por Ricardo Barreto, o clube conquistou a vaga no Triangular Final após vencer a Taça Santos Dumont, primeiro turno da competição.

Tradicional, o clube já foi finalista do Campeonato Carioca, em 1924, quando foi derrotado para o Vasco da Gama. O Bonsucesso é um dos fundadores da liga que deu origem à atual Ferj. No entanto, o Leão da Leopoldina chegou a figurar na mais inferior divisão do futebol do Rio de Janeiro: a Série C, de onde saiu em 2003. Ficou oito anos na segunda divisão e conquistou o acesso em 2011, sendo rebaixado no ano seguinte.

Reza a lenda que o lendário Leônidas da Silva, o Diamante Negro, marcou o primeiro gol de bicicleta da sua carreira com a camisa do Bonsucesso. Cheio de história para contar, o Cesso está de volta aos maiores clubes da atualidade do futebol carioca.

Meteórico, Cabofriese volta à elite

Fundado em 1997, a Cabofriense teve uma ascensão meteórica. Apenas três anos após a criação, o Tricolor Praiano já figurava na Série A do Carioca. Entre 2003 e 2009, o clube obteve grande sucesso na elite do futebol do Rio de Janeiro, culminando no vice-campeonato da Taça Rio, em 2007.

A Cabofriense caiu para a Série B do Carioca em 2011, juntamente com o America. Após não conseguir o acesso no ano passado, o Tricolor Praiano montou um elenco forte para esta temporada. Na equipe que iniciou a competição tinha Ramon e Abedi, ambos ex-Vasco, Leandro Bochecha, ex-Flu e Cruzeiro, e o velho conhecido da torcida, o meia Têti.

O clube ficou com o vice-campeonato do primeiro turno, justamente sendo derrotado para o Bonsucesso. O resultado gerou uma crise dentro do Tricolor Praiano, que acabou resultando na demissão do técnico Roy. O meia Ramon desejava treinar a equipe, mas a diretoria optou por Toninho Andrade, que, recentemente, havia deixado o Macaé. O jogador se irritou e deixou a equipe.

Na Taça Corcovado, a Cabofriense seguiu com a regularidade e conquistou o segundo turno da competição, batendo o supreendente Angra na final. No Triangular decisivo, chegou a titubear, mas, no fim, ficou com o título da Série B do Carioca e, por consquência, garantiu a volta para a elite do futebol do Rio de Janeiro.

Fonte: GloboEsporte.com