Vasco espera manter escrita de nunca ter perdido para o Atlético-PR em casa

Domingo, 08/09/2013 - 15:45

Contra o time da maior arrancada no campeonato, nada como um caldeirão a seu favor. É o pensamento do Vasco que recebe o Atlético-PR, invicto há 11 rodadas, com oito vitórias (quatro seguidas) e três empates. Em São Januário, onde as equipes se enfrentam neste domingo às 18h30m, os visitantes nunca venceram os vascaínos. Os paranaenses chegam ao Rio na terceira posição, a quatro pontos do Cruzeiro, e tentando permanecer no pelotão da frente, enquanto os cariocas tentam confirmar a recuperação após vitória fora de casa sobre o lanterna Náutico.

Do lado do Furacão, alguns conhecidos da torcida vascaína, como o ex-treinador Antônio Lopes, campeão Carioca, Brasileiro e da Libertadores pelo Vasco. Hoje, ele é diretor executivo de futebol do time paranaense. Vagner Mancini também teve passagem pela Colina História em 2010, quando foi demitido após a sequência ruim que se sucedeu depois da derrota na final da Taça Guanabara daquele ano. O Atlético-PR tenta ampliar a invencibilidade no Campeonato Brasileiro. Com a sequência de 11 jogos sem perder, saiu da vice-lanterna para a vice-liderança em 45 dias (caiu para terceiro com o triunfo do Grêmio sobre a Portuguesa, no sábado). O time busca a primeira vitória em São Januário. Foram 16 duelos, entre Brasileiro e Copa do Brasil, com quatro empates e 12 derrotas.

O técnico Dorival Júnior não terá o cabeça de área Abuda, suspenso, e promove a estreia nos profissionais do garoto Baiano, de 21 anos. Juninho, poupado no primeiro tempo contra o Náutico em Pernambuco, volta ao meio de campo, que tem a saída de Wendel e o recuo de Pedro Ken. O time aposta na ascensão de Marlone e Willie. Os dois velozes jogadores marcaram seis vezes (três cada um ) nos últimos três jogos pelo Vasco.

O SporTV transmite a partida para todo país, menos o estado do Rio de Janeiro. O PremiereFC também exibe o jogo através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: depois da formação do segundo tempo que garantiu a vitória sobre o Náutico, com Dakson e Juninho, o técnico Dorival Júnior mudou o time novamente. Sem Abuda, suspenso terceiro cartão amarelo, o garoto Baiano, de 21, faz sua estreia. Rafael Vaz fica no banco e Cris e Jomar seguem na zaga. O Vasco joga com Diogo, Fagner, Cris, Rafael Vaz e Henrique; Baiano, Pedro Ken, Juninho e Marlone; Willie e André.

Atlético-PR: Vagner Mancini tem duas dúvidas. Na lateral esquerda, Zezinho e Jonas são as principais opções para substituir o machucado Willian Rocha. No meio-campo, Everton volta. A dúvida é sobre o companheiro dele na criação: Marco Antônio ou Paulo Baier. O resto do time deve ser o mesmo dos 2 a 1 sobre o Santos. Com isso, o provável Furacão tem Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Zezinho (Jonas); Bruno Silva, João Paulo, Everton e Paulo Baier (Marco Antônio); Marcelo e Ederson.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: o cabeça de área Abuda está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O lateral Yotún está com a seleção peruana, que disputa as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014. No departamento médico seguem Bernardo, Guiñazu, Luan, Rodolfo e Sandro Silva.

Atlético-PR: dois jogadores estão no departamento médico. O lateral-esquerdo Willian Rocha teve ruptura em tendão do joelho direito e só volta aos gramados em 2014. O também lateral-esquerdo Pedro Botelho, com entorse no joelho direito, fica mais duas semanas em recuperação.

PENDURADOS

Vasco: Fagner, Jomar, Luan e Sandro Silva.

Atlético-PR: Ederson, João Paulo e Luiz Alberto.

O ÁRBITRO

Leandro Pedro Vuaden (RS) apita o jogo, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Jose Eduardo Calza (RS). O árbitro fará a sua décima partida na competição e já trabalhou em jogos de Vasco e Atlético-PR, um de cada. Vuaden assinala em média 36,6 faltas por confronto e aplica 3,3 cartões amarelos. Ele já expulsou um jogador e não marcou pênaltis. O campeonato tem média de 4,2 cartões amarelos e 0,3 cartão vermelho por jogo. São 34,5 faltas por confronto e um pênalti a cada cinco duelos.

ESTATÍSTICAS

Vasco: em São Januário, dois dos quatro melhores ataques do Brasileiro (Atlético-PR tem 34; Vasco, 29) vão se encontrar e, naturalmente, a expectativa é de um jogo aberto e cheio de gols. A defesa do Vasco deve tomar cuidado, pois pode ser bastante explorada, já que é a mais vazada, ao lado do Náutico: 32 vezes. O quarteto com André (oito gols), Willie (três), Marlone (dois) e Juninho (dois gols e quatro assistências) é o grande trunfo de Dorival Júnior.

Atlético-PR: juntamente com o líder Cruzeiro, o Atlético tem o melhor aproveitamento fora de casa. Em nove jogos, são 14 pontos e sonoros 19 gols, número maior até do que o de gols marcados no Paraná. A dupla de ataque vive boa fase: Éderson já fez 12 gols, enquanto Marcelo guardou dois e deu quatro assistências. Vale ressaltar que a defesa dos paranaenses cresceu muito na segunda metade do turno: nos primeiros nove jogos, levou 17 gols. Nos últimos nove, apenas sete.

NA HISTÓRIA

No dia 2 de maio de 1991, o Vasco recebeu o Atlético-PR e virou a partida em cima do Furacão. O técnico do Vasco era Antônio Lopes, que hoje é diretor executivo de futebol dos paranaenses. Marcaram para o time vascaíno, que virou o placar do jogo e ainda teve o lateral Dedé expulso, o baixinho William, Bismarck e Sorato, que hoje é técnico dos juniores do Vasco. Pelo Furacão, Moreno e Serginho fizeram os gols.

Fonte: GloboEsporte.com