Willie eleito um dos melhores atacantes da rodada pelo GloboEsporte.com

Segunda-feira, 02/09/2013 - 15:11

Com os titulares Nílton e Souza lesionados no Cruzeiro, o volante Lucas Silva ganhou a chance de iniciar a partida contra o Vasco, no Mineirão. E depois da excelente atuação do jovem de 20 anos, vai ser difícil o técnico Marcelo Oliveira tirá-lo do time. Ele se destacou na marcação, apareceu bem para o jogo, errando apenas um passe, e marcou dois golaços em chutes fortes de fora da área. O primeiro rasteiro no canto esquerdo de Diogo Silva. O segundo no ângulo esquerdo, novamente sem chances para o goleiro vascaíno. Pelo rendimento acima da média, o camisa 16 recebeu uma nota 9,0, sendo o craque da 17ª rodada no Troféu Armando Nogueira.

Quem mais chegou perto do cruzeirense no fim de semana foi Alexandre Pato, com 8,5. No dia do aniversário de 103 anos do Corinthians, o atacante presenteou os torcedores que compareceram ao Pacaembu com dois gols. Outros dois jogadores do Timão foram bem avaliados na goleada sobre o Flamengo por 4 a 0: o zagueiro Gil e o meia Douglas. Eles conseguiram uma vaga na seleção da rodada com notas 7,0 e 8,0, respectivamente.

Quem segue brilhando intensamente é Éderson, do Atlético-PR. O baixinho voltou a marcar duas vezes, desta vez na goleada por 4 a 1 em cima do Náutico, na Arena Pernambuco, e assumiu a artilharia isolada do Brasileirão com 12 gols. Já Willie, apesar da derrota do Vasco, também mostrou ótimo futebol. O atacante cruz-maltino marcou seus dois primeiros gols na competição. Ambos receberam nota 8,0.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.



GOLEIRO

O Criciúma, enfim, conseguiu vencer a primeira longe de seus domínios ao bater o Vitória por 1 a 0, em Salvador. Com excelente atuação, o goleiro Galatto foi um dos grandes responsáveis pelos três pontos do Tigre. Com boas defesas (veja uma delas no vídeo ao lado), principalmente no segundo tempo, ele segurou o ataque do Rubro-Negro Baiano e foi melhor da posição na rodada com nota 7,0. Outros dois goleiros receberam a mesma nota: Aranha, do Santos, e Alisson, do Internacional, mas por terem feito uma defesa difícil a menos, acabaram fora da seleção.

LATERAL-DIREITO

Cicinho roubou a cena na vitória do Santos sobre o Fluminense por 2 a 0, no Maracanã. O lateral-direito foi bem na defesa, dando poucos espaços para o ataque tricolor, e ainda apareceu no ataque com qualidade. Prova disso foi a assistência para o gol de Thiago Ribeiro (veja no vídeo ao lado). Sua excelente atuação lhe rendeu uma nota 7,5. Fora ele, nenhum outro jogador da posição teve um desempenho de destaque na rodada. Edenílson, do Corinthians, Douglas, do São Paulo, e Tony, do Criciúma, foram os que mais se aproximaram do santista recebendo nota 6,0.

ZAGUEIROS

Não é de hoje que o zagueiro Gil vem dando conta do recado na zaga do Corinthians. E na goleada sobre o Flamengo por 4 a 0, no Pacaembu, ele mostrou mais uma vez porque se tornou titular absoluto do Timão. Com segurança, o jogador levou a melhor sobre o ataque rubro-negro e ficou com nota 7,0. O corintiano terá ao seu lado na seleção da rodada Chico, do Coritiba, que recebeu a mesma nota. Ele conseguiu se sair bem diante de atacantes do quilate de Leandro Damião, Forlán e Scocco, e quase marcou quando foi ao ataque, cabeceando uma bola na trave (veja no vídeo ao lado). Outro que merece ser lembrado é Werley, do Grêmio, que também teve nota 7,0. No entanto, ele ficou fora dos onze melhores porque teve seu trabalho facilitado no segundo tempo, quando o atacante Giovanni foi expulso.

LATERAL-ESQUERDO

Os laterais-esquerdos não estavam muito inspirados neste fim de semana. Por essa razão, Rogério, da Portuguesa, acabou conseguindo uma vaga na seleção da rodada com uma nota razoável: 6,5. Na vitória da Lusa por 4 a 2 sobre o Bahia, no Canindé, ele roubou duas bolas e deu uma assistência para Gilberto marcar um de seus gols (veja no vídeo ao lado). Outro sete jogadores ficaram com nota 6,0, entre eles Alex Telles, do Grêmio, que apesar de apoiar muito não foi efetivo contra a Ponte Preta, e Júlio César, do Botafogo, que teve atuação razoável contra o São Paulo.

VOLANTE

O grande destaque da seleção nesta rodada vem desta posição. Lucas Silva, do Cruzeiro, deu um verdadeiro show na vitória sobre o Vasco por 5 a 3. Marcou bem no campo de defesa, apareceu bem no ataque, e ainda fez dois golaços com chutes certeiros de fora da área (veja um deles no vídeo ao lado). Com esse desempenho excepcional, ele recebeu nota 9,0. Como o esquema desta rodada privilegia o ataque, o cruzeirense será o único na função, mas outros jogadores também merecem serem mencionados. Ao todo quatro receberam nota 7,0, com destaque para Ralf, do Corinthians, que roubou três bolas, e Souza, do Grêmio, que deu boa dinâmica ao meio-campo do Grêmio e cabeceou uma bola na trave.

MEIAS

O meia Douglas vem recuperando seu espaço no Corinthians, e a atuação brilhante diante do Flamengo, no Pacaembu, provou que o técnico Tite está certo em apostar novamente no camisa 10. Ele foi principal articulador de jogadas da equipe. Iniciou o lance do primeiro gol com Romarinho, e deu assistência para Pato no segundo. Com isso, recebeu nota 8,0. Ao seu lado na criação aparece Everton, do Atlético-PR, com 7,5. O meia deixou a sua marca com um chute de fora da área (veja no vídeo ao lado) e fez as vezes de garçon ao dar o passe decisivo para Léo deixar o seu. A intensidade ofensiva do meia, participando de todas as jogadas ofensivas do Furacão, fizeram com que ele desbancasse Romarinho, do Timão, que recebeu a mesma nota.

ATACANTES

No ataque, ninguém foi melhor que Alexandre Pato. O artilheiro do Corinthians mostrou todo seu repertório na goleada sobre o Flamengo, marcou duas vezes, e recebeu uma nota 8,5. No primeiro gol, bem posicionado, apareceu na pequena área para completar para as redes o passe de Romarinho. No segundo, após driblar o goleiro Felipe, mostrou categoria ao mandar para o gol mesmo sem ângulo (veja no vídeo ao lado). Os outros dois componentes do trio ofensivo são Éderson, do Atlético-PR, e Willie, do Vasco. Ambos marcaram duas vezes em seus respectivos jogos e ficaram com 8,0 na avaliação.

Fonte: GloboEsporte.com