Sem Eder Luis, Dorival terá de 'montar quebra-cabeça' para escalar equipe

Terça-feira, 27/08/2013 - 11:25

Eder Luis estreou pelo Vasco em agosto de 2010. Desde então, ganhou a titularidade no ataque. Mesmo entre alguns altos e baixos, e uma lesão no início de 2012, perdeu a posição em poucas ocasiões. Mas, agora, a vaga fica aberta. E quem assume? Sem muita opção no mercado, o técnico Dorival Júnior começa a buscar no elenco o substituto ideal.

A negociação com o Al Nasr, dos Emirados Árabes, foi selada no sábado, véspera do jogo com o Corinthians, em Brasília. No susto, Dorival optou por escalar Marlone. O garoto correspondeu e foi um dos melhores em campo. Foi uma forma também de não mexer muito na estrutura tática da equipe.

– Entre as opções que eu tinha era quem mais se aproximava do Eder. E ele teve uma atuação muito boa no ataque e ajudou na marcação. Quando se encontrou em campo, ele desenvolveu o futebol com naturalidade – disse Dorival, após o jogo.

Apesar de ser apoiador, Marlone sai na frente. Mas há outras opções que agradam. Edmilson, por exemplo, tem sido testado constantemente pelo treinador. Willie, talvez quem tenha as características mais parecidas com Eder, entrou bem contra o Corinthians e foi elogiado.

Quem faz uma função um pouco diferente, mas que costuma ter status de titular, é Tenório. O queridinho da torcida, é titular na Copa do Brasil na função de centroavante, pois André não pode disputar a competição – já defendeu o Santos. Mas ele já declarou que se sente mais a vontade com liberdade para sair da área e buscar o jogo.

O meia colombiano Montoya corre por fora. Ele, que defendia o All Boys (ARG), ainda está em fase de adaptação ao futebol brasileiro. Eder Luis viajou ontem para assinar com o novo clube. Ao se despedir, disse que a proposta foi irrecusável.

– Tenho 28 anos. Quando chega uma proposta dessa é preciso pensar no futuro da minha esposa e dos meus dois filhos. É preciso dizer que foi uma decisão tomada em conjunto com o Vasco – frisou Eder Luis.

SOBE E DESCE DAS OPÇÕES DE DORIVAL

Marlone:

Sobe: Promissor, o garoto substituiu bem Eder Luis no domingo.

Desce: Ainda necessita de uma sequência para provar que pode ser titular absoluto.

Montoya:

Sobe: Habilidoso, atua mais avançado e cai pelos cantos. Tem o carinho da torcida.

Desce: Contratado há pouco tempo, junto ao All Boys (ARG), ainda precisa de adaptação.

Tenório:

Sobe: É um forte concorrente. Já foi titular e também sabe cair bem pelos lados.

Desce: O equatoriano nunca conseguiu manter uma sequência de jogos por lesões.

Willie:

Sobe: Rápido para se deslocar e tem características parecidas com as de Eder Luis.

Desce: Começou a ter chances somente agora. É jovem, precisa de uma sequência.

Reginaldo:

Sobe: É um atleta que se destacou na Itália por jogar pelos lados do campo.

Desce: Desde que chegou, não teve chance de entrar em campo. Está bem atrás dos outros.

Edmilson:

Sobe: Já substituiu Eder Luis em algumas ocasiões e até entrou bem.

Desce: Não é um atleta veloz, capaz de dar ao time a mesma característica de jogo.

Fonte: Lancenet