Dorival: 'O objetivo do Vasco é brigar para alcançar os melhores resultados em todas as competições'

Terça-feira, 20/08/2013 - 12:25

O Vasco defende um tabu de 48 anos em sua estreia na Copa do Brasil 2013. O time volta a disputar a competição já nas oitavas de final, contra o Nacional-AM, em Manaus. A partida marcada para às 21h50 (de Brasília) desta terça-feira será a 24ª entre os clubes e tem importância fundamental para que o Cruzmaltino conquiste a vantagem visando o confronto de volta no Rio de Janeiro.

A julgar pelo retrospecto, o retorno ao torneio após o título de 2011 tem possibilidade de terminar mais uma vez feliz. Os times se enfrentaram pela primeira vez em 1965. São 23 jogos na história. O clube de São Januário jamais foi derrotado pelo Nacional-AM e conquistou 20 triunfos e três empates entre amistosos e compromissos oficiais.

Será a primeira apresentação do Vasco na Copa do Brasil depois do título de 2011, que quebrou um jejum de oito anos e devolveu a chance de disputar a Copa Libertadores. O objetivo na edição atual é o mesmo. Quinto colocado no último Brasileirão, o Cruzmaltino herdou a vaga do São Paulo - campeão da Copa Sul-Americana - e entra na mesma fase das equipes que participaram da Libertadores. São oito jogos para um novo troféu, fato que empolga, mas não faz os cariocas priorizarem o torneio eliminatório.

Pautado pela obtenção da vantagem e a oportunidade de ampliar o longo tabu contra o time da casa, o técnico Dorival Júnior fará mudanças pontuais no Vasco. Juninho permaneceu no Rio de Janeiro para aprimorar a forma física e está fora do compromisso. O atacante André e o zagueiro Rafael Vaz representaram Santos e Ceará na atual edição, respectivamente, e estão impedidos de atuar pelo regulamento.

A zaga será formada por Cris e Jomar, enquanto o meio de campo terá o colombiano Montoya como o principal condutor. Na frente, Eder Luis sentiu dores musculares, mas treinou na véspera e está confirmado. O ataque será composto pelo camisa 7 e Tenorio.

"Será um jogo complicado, mas vamos atrás do resultado. O adversário eliminou Coritiba e Ponte Preta, equipes que estão construindo campanhas equilibradas no Campeonato Brasileiro. O objetivo do Vasco é brigar para alcançar os melhores resultados em todas as competições", explicou o técnico Dorival Júnior.

O clima pelo lado do Nacional-AM é de decisão. Os torcedores consideram a partida como o "jogo do ano" e esperam um bom resultado nos primeiros 90 minutos das oitavas de final. O time de Manaus eliminou anteriormente Águia de Marabá, Coritiba e Ponte Preta. O objetivo é repetir as recentes boas atuações, quebrar o tabu de quase 50 anos e impedir a sequência do Cruzmaltino na Copa do Brasil.

Fonte: UOL