Feminino: Preparador físico comenta decisão da Taça Nova Iguaçu neste domingo

Domingo, 18/08/2013 - 08:28

O Vasco da Gama decide neste domingo (17/08) o título da Taça Cidade de Nova Iguaçu contra o Karanba. A partida será disputada às 10 horas no campo do Artsul. Para saber detalhes sobre a preparação das Meninas da Colina, o Só dá Vasco conversou com Paulo Neves, preparador físico da equipe.

Confira a entrevista exclusiva:

1- Qual é a importância da preparação física no futebol?

A preparação física no futebol é um fator determinante para o sucesso das equipes dentro das competições, o futebol moderno vem se tornando um esporte cada vez mais dinâmico e intenso, fazendo com que a preparação física se torne importantissima para evolução de uma equipe de alto rendimento juntamente com a fisiologia, com a melhora do condicionamento físico dos atletas a evolução técnica e tática são facilitadas. A preparação física não está voltada apenas para a área de condicionamento e sim também na recuperação dos atletas após uma atividade (treinos e jogos) de forma que evite um desgaste excessivo prevenindo lesões.

2- O que você poderia falar da campanha até aqui do time adulto na Taça Nova Iguaçu? E na sua opinião, como será o jogo final contra a equipe do Karanba?

A nossa equipe com o término da Copa do Brasil sofreu com algumas perdas de atletas para equipes rivais, mesmo com essas perdas a equipe fez uma excelente campanha se classificando na segunda colocação atrás apenas do Botafogo, nossa equipe foi crescendo durante a competição mostrando muita união e vontade de vencer, enfrentamos nas quartas de final a equipe do Quissamã onde obtivemos duas vitórias, nas semifinais enfrentamos a equipe do campo Grande onde vencemos as duas partidas, classificando a equipe para final contra a Equipe do Karanba. A equipe do Karanba é uma equipe muito qualificada e vem se reforçando durante a competição trazendo algumas meninas de outros clubes, tivemos a oportunidade de enfrenta-las duas vezes na fase de grupo com um empate e uma vitória, esperamos um jogo muito complicado no domingo, provavelmente uma outra equipe e com isso estamos nos preparando para um jogo onde um detalhe pode fazer a diferença.

3- Qual é a emoção de ter conquistado o tri desta competição com as meninas do sub-17?

O título da categoria Sub 17 teve um gostinho especial, por ter sido em cima do maior rival (Botafogo) “rs”, o grupo trabalhou duro nesta competição para conseguir essa conquista, veio de uma campanha incontestável onde não perdeu nenhuma partida tendo apenas 1 empate na estreia contra o Campo Grande, vencer uma competição já é bom vencer 3 vezes consecutivas é ainda melhor “rs”. O Antony Menezes, o Luí Tolledo e o Tiago Nunes juntamente com o grupo iniciaram o ano com um peso, pois ano passado a categoria Sub 17 vinha de um ano maravilhoso, onde se sagrou campeão da Nova Iguaçu, Carioca e Mundial, mesmo com este peso a equipe foi mais uma vez brilhante, se tornando campeã invicta. Fiquei muito feliz com esta conquista e pude dar a minha contribuição ajudando a comissão técnica no que foi preciso.

4- Como vem sendo a preparação da comissão técnica com as meninas em relação ao futuro?

O trabalho hoje no futebol feminino vem acontecendo também fora das 4 linhas, não estamos preocupados apenas com a formação da atleta voltada para o alto rendimento e sim também com a formação da cidadã junto a sociedade, estamos com planos de inserir cursos profissionalizantes e aulas de inglês visando futuros intercâmbios para nossas atletas.

5- Qual é a importância de ter um espaço, como o CT de Caxias, para mandar os jogos?

O CT Caxias hoje pode se dizer que é a casa do futebol feminino é lá que mandamos os nossos jogos, o “Caldeirão do Feminino”, jogo lá contra a gente é sempre bem complicado para o adversário, é um espaço maravilhoso que necessita de um cuidado maior.

6- Fale um pouco da programação do Vasco para o ano de 2013.

O futebol feminino do Club de Regatas Vasco da Gama irá disputar neste segundo semestre as seguintes competições e amistosos:

- Campeonato Brasileiro – agosto a novembro.
- Campeonato Estadual, Categoria adulta – agosto a outubro.
- Campeonato Estadual, Categoria Sub-17 – outubro a dezembro.
- Copa Almirante Vasco da Gama, Categoria Sub 15 – novembro a dezembro.
- Amistosos contra a Seleção brasileira (Sub 17 e Sub 20 e Adulta).

7 - Deixe o seu recado para a torcida vascaína.

Gostaria de convidar toda torcida cruzmaltina para comparecerem na partida da grande final da Taça cidade de Nova Iguaçu Adulta que será disputada neste domingo as 10 horas no CT do Art Sul contra a equipe do Karanba e que apóiem mais o futebol feminino, porque essas meninas dão e ainda irão dar muito mais alegrias para vocês torcedores cruzmaltinos”.

Fonte: Só Dá Vasco