Feminino: Técnico do Sub-17, Antony Menezes fala sobre o título da Taça Nova Iguaçu

Quarta-feira, 14/08/2013 - 06:26

Campeão da Taça Nova Iguaçu com a equipe feminina sub-17, o técnico Antony nos concedeu uma entrevista exclusiva, onde foram abordados vários temas em relação ao futebol feminino e o futuro do esporte.

Confira a entrevista!

Qual é a sua análise sobre a campanha vascaína na Taça Nova Iguaçu sub-17?

- A equipe sub 17 no ano de 2013 teve muitas perdas com relação as atletas que saíram para outras equipes ou até por opção de parar de jogar para ajudar suas famílias até porque nesta idade muitas meninas já ajudam em suas casas e por conta disso a equipe estava sem perspectiva, então fiz um pacto no primeiro amistoso do ano com elas que transformaria a equipe tão competitiva quanto a que foi campeã mundial mas precisaria que elas acreditassem nisso e a partir daí foi muito trabalho para formamos um grupo que soube se doar nos treinamentos e se ajudarem umas as outras e o resultado foi ser campeão invicto.

Qual é a importância do envolvimento das jogadores com atletas de fora do país que também praticam o futebol feminino?

- O Vasco da Gama vem fazendo alguns intercâmbios, algumas universidades americanas estão visitando o clube para aprender e ensinar seus modos e costumes dentro do futebol feminino, algumas atletas vascaínas estão usando o futebol para sair do país e buscar um futuro melhor nas universidades americanas nossa ultima prata da casa foi a Ana Clara que teve passagens pela seleção Brasileira e acabou indo jogar e estudar fora do Brasil, isso é um ponto muito positivo para as meninas que estão começando que possam vir ao vasco fazer seus testes buscarem as equipes e assim quem sabe no futuro também poderem brilhar fora do país com futebol e estudos.

Na sua opinião, qual foi o fator determinante para que o Vasco conquistasse esse título?

- Fator determinante é a vontade de vencer dentro do futebol que essas meninas têm, o amor delas por jogar futebol, o investimento de seus familiares para que elas possam fazer o que mais amam, toda a vontade delas somando com toda a vontade que o Departamento de Futebol Feminino do Vasco da Gama também tem, em que a modalidade possa esta sempre em evolução, que possa crescer, isso faz uma imensa parceria, não trabalhei sozinho no comando da equipe neste título, existem incansáveis profissionais no departamento que nunca deixam de trabalhar, então esse processo faz a diferença dentro de campo.

Qual é a importância do CT de Caxias para o crescimento do futebol feminino?

- O CT de Caxias hoje é o nosso mando de campo, está sempre a nossa disposição para jogos e treinos o problema de treinar no CT seria o transporte, pois temos meninas muito novas e o deslocamento e conduções não são ideais para algumas meninas que moram muito distante já que temos atletas da região dos lagos entre outros, acredito que o CT de Caxias com algumas reformas daria um excelente Centro de Treinamento pois espaço lá é o que não falta.

Na sua opinião, em que a equipe pode melhorar ainda?

- A equipe precisa de ajustes para a disputa do campeonato carioca que já foram iniciadas principalmente com relação a parte de musculação e propriocepção perdemos algumas atletas na fase final lesionadas e que não se prepararam devidamente em relação a fortalecimento vendo em que algumas tem dificuldades de comparecer em todas os treinamentos, tivemos um amistoso contra a seleção brasileira sub 17 que eram atletas mais fortes e nossa equipe acabou se lesionando demais por causa da força da seleção, nosso tempo é curto de treinos mas a musculação está sendo incluída de forma acentuada nos treinamentos e vamos especificar alguns tipos de treinamentos individualmente para cada atleta, para que suas performances sejam melhores dentro de campo.

Quais são suas expectativas para as competições durante esse ano?

- As expectativas com relação as competições ainda deste ano serão das melhores teremos fase final da taça Nova Iguaçu Adulta, Copa Coca cola sub 15 que estamos com uma equipe que vai brigar pelo Bi Campeonato Regional, Carioca Adulto,Carioca Sub 17, Copa Almirante sub 15, o C.R.V.G. sempre entra nas competições para vencer a base é boa e vamos preparar as equipes para chegarmos em todas as finais infelizmente este ano não podemos jogar o mundial que fomos campeões no ano de 2012 mas o projeto do Vasco é buscar parcerias que possam nos ajudar com relação as competições internacionais, já que existiram alguns convites.

Qual é a importância workshops realizados pelo Vasco para o crescimento dos profissionais do clube?

- Em nosso departamento temos um dia na semana em que discutimos vários assuntos dentro do futebol todos sempre bem ministrados pelo Vice Presidente Tadeu Correa em que são de imensa aprendizagem e troca de informações assim agregando mais conhecimento a todos do Departamento, em 2011 o Departamento fez um Simpósio muito bom reunindo várias pessoas importantes do futebol feminino isso poderia acontecer mais vezes, porem nossa diretoria continua buscando meios de fazer mais palestras buscando essas melhorias profissionais.

Deixe o seu recado final para a torcida vascaína

- Primeiramente queria convidar as meninas que gostam de jogar futebol em fazer parte de nosso clube, hoje nos temos Peneiras, Academia de Futebol, Equipe sub 15, Sub 17, Sub 20 e adulta, acredito que o único Clube do Brasil com categorias de base no futebol feminino. A torcida já pode acompanhar as conquistas das Meninas da Colina pelos sites do Vasco, blog: http://femininovasco.blogspot.com.br/ e Facebook: Futebol Feminino do Club Vasco da Gama. Departamento de Futebol Feminino trabalha duro para que as Meninas da Colina possam crescer na vida de atleta e fora dela ensinando disciplina e responsabilidades para serem grandes mulheres, profissionais e de caráter. Torcedores vascaínos vamos acompanhar e apoiar as Meninas da Colina. O sentimento não pode parar!!

Fonte: Só Dá Vasco