Juninho e Fellipe Bastos entre os melhores cobradores de faltas do Brasileiro 2013

Quinta-feira, 15/08/2013 - 11:52

Quantas vezes já ouvimos um jogador sair de campo com a lamentação "perdemos por causa de um lance de bola parada"? Se essas queixas se somam rodada após rodada no Brasileirão, tem alguém que faz a diferença neste tipo de lance. E normalmente não é o reclamão que dispara a frase acima. O Coritiba, por exemplo, conta com um especialista em faltas diretas: o experiente meia Alex. Até a décima rodada, o camisa 10 do Coxa cobrou sete, com cinco na direção correta, o que dá um impressionante aproveitamento de 71%; e ainda fez dois gols, o que significa que o craque alviverde balança as redes adversárias a cada 3,5 faltas cobradas.

Vale ressaltar que, além de incluir apenas os dez primeiros jogos do campeonato, também consideramos para o ranking apenas atletas que bateram ao menos cinco faltas, o que tira da lista aquele jogador que cobrou apenas uma na direção correta e teria 100% de aproveitamento. Para exemplificar, o meia Douglas, do Corinthians, teve chance de fazer a cobrança no clássico diante do São Paulo. Rogério Ceni pegou a bola, e o placar ficou zerado, mas o aproveitamento do armador alvinegro é de 100%.

Mais dois jogadores com experiência para dar e vender merecem destaque ainda. Assim como Alex, Elano fez sete cobranças, marcou apenas um gol, mas garantiu os três pontos para o Grêmio no 1 a 0 frente ao Vitória pela quarta rodada. O aproveitamento do meia tricolor é de 43% em termos de finalizações corretas nas faltas diretas. Outro dos medalhões que vem fazando a diferença neste quesito é o vascaíno Juninho Pernambucano. Ele reestreou apenas na oitava rodada e acertou 40% das cobranças em direção ao gol. Uma delas, diante do Criciúma (vitória por 3 a 2), encontrou as redes de Bruno.

Fechando o Top 5, com um aproveitamento que pode melhorar, ficam Rafael Sobis, do Fluminense, com 29%, e Fellipe Bastos, do Vasco, com 17%. Ambos, porém, fizeram um gol cada. O tricolor fez o de honra na derrota por 2 a 1 para a Portuguesa, enquanto o cruz-maltino também fez o seu em jogo perdido por seu time: no 5 a 3 do Inter sobre a equipe carioca.



Fonte: GloboEsporte.com