Dinamite propôs Medalha Pedro Ernesto para personalidades como Ana Maria Braga e o ex-presidente da Conmebol Nicolás Leoz

Quinta-feira, 15/08/2013 - 12:03

Em seus mandatos como deputado estadual, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, já apresentou inúmeros projetos concedendo a Medalha Tiradentes, títulos de beneméritos do Estado e de cidadão do Rio de Janeiro a diversos personagens. De 2000 para cá, foram vários nomes sugeridos por ele para receberem tais títulos e homenagens.

O então presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, um médico tenente-coronel bombeiro, a Bemfam-Bem-Estar Familiar no Brasil, as senhoras Diva Esteves Moreira da Silva, Janete Haddad Lopes e Ana Maria Braga Maffeis. Ela mesma, a apresentadora da TV Globo, teve, em 2011, seu nome apresentado por Dinamite para que a ela fosse concedido o título de cidadã do Estado do Rio de Janeiro - clique aqui e confira.

Nada contra as propostas aos personagens em questão, é possível que alguns, ou mesmo todos, mereçam tais títulos. Mas o que explicaria a idéia do nobre deputado do PMDB fluminense que, ainda em 10 maio de 2012, fez do então presidente da Conmebol, o paraguaio Nicolás Leoz Almirón, Benemérito do Estado do Rio de Janeiro?

Clicando aqui você pode conferir a oficialização da homenagem, reproduzida acima, fruto do Projeto de Resolução 629, de autoria do Deputado Roberto Dinamite. Curiosa e coincidentemente, dois meses antes, em março do ano passado, o Vasco da Gama enfrentou o Libertad, time de Leoz, no Paraguai, pela Copa Libertadores. Na ocasião, o presidente do clube carioca levou um dossiê para que fosse ratificado o título sul-americano de 1948.

E isso aconteceu meses depois da reunião e do título dado ao ex-presidente da Confederação Sul-americana, que se retirou do cargo em abril deste ano. "Durante febrero y marzo de 1948 se llevó a cabo el torneo con los clubes coronados de 1947. Vasco da Gama (Brasil) se consagró campeón" - clique aqui e leia. Antes, a Conmebol já havia incluído o clube na Supercopa dos Campeões da Libertadores em 1997, um ano antes de vencê-la, justamente por causa do título dos anos 1940.

Paulista de São Joaquim da Barra, a jornalista e apresentadora de televisão Ana Maria Braga é radicada no Rio de Janeiro há anos, não me parece absurdo algum tranformá-la em cidadã fluminense. Afinal, é onde ela vive. Mas qual a relação entre o Estado e o ex-dirigente paraguaio? Além de reuniões com outros cartolas, o que teria feito ele no Rio?

Qual seria a motivação para que o deputado Roberto Dinamite, em seu quinto mandato, fizesse tal homenagem a Leoz? Você tem alguma idéia? Vale lembrar que em junho, o presidente do Vasco em sua ação parlamentar, conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa do Rio projeto de lei que beneficia árbitros de futebol que sejam servidores públicos no Rio de Janeiro — clique aqui e leia.

Você que é eleitor no Estado do Rio, o que acha da ação do deputado?

* o tema do post é uma dica de Júlio César Cardoso — no twitter @JulioSheeeD — do site FutDados — clique aqui e acesse

Fonte: Blog Mauro Cezar Pereira - ESPN.com.br