FFERJ se defende e culpa o Vasco por atraso envolvendo regularização de Montoya

Terça-feira, 13/08/2013 - 16:08

A não inscrição de Montoya a tempo de participar do duelo contra o Coritiba, no último domingo, irritou o Vasco. O técnico Dorival Júnior criticou a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e apostou que a regularização ocorreria no dia seguinte ao jogo. Dito e feito. Porém, nesta terça-feira foi a vez de a entidade se defender e culpar o Cruz-Maltino.

Por meio de uma nota, a Ferj declarou que aguardava há duas semanas a documentação a ser enviada pelo Vasco, o que não teria acontecido. Além disso, afirmou que deixou pessoas responsáveis para ficar além do horário do expediente à disposição do clube carioca para registrar o atleta, o que ocorreu na segunda-feira. O presidente cruz-maltino, Roberto Dinamite, irá à sede da federação para ouvir os esclarecimentos nesta terça-feira à tarde.

Os dirigentes vascaínos alegaram que a CBF já havia dado condições de jogo para o colombiano, mas a Ferj estaria cobrando o visto de trabalho para regularizar o jogador. Montoya, no entanto, já tinha o Registro Nacional de Estrangeiros, que é expedido pela Polícia Federal, e outro documento da Delegacia Regional de Trabalho, que o Ministério do Trabalho emite. Por ser colombiano, o meia conta com os benefícios de associado do Mercosul (o país entrou em 2004) e do acordo sobre residência para nacionais dos estados partes do Mercosul, Bolívia e Chile

Veja a nota da Ferj:

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, representada na figura do seu presidente, torna público o total interesse na visita do presidente do Club de Regatas Vasco da Gama, Sr. Roberto Dinamite, agendada para a tarde dessa terça. Tal encontro será importante para que seja esclarecida qualquer dúvida sobre a cronologia dos fatos, examinar os documentos existentes e reunir todos os elementos para que se possa avaliar o porquê do atleta vascaíno Santiago Montoya só ter sido regularizado na manhã da última segunda-feira.

A FERJ ressalta que solicitou ao Vasco a documentação necessária para a transferência do atleta Montoya há cerca de 15 dias. O Departamento de Registro da entidade se colocou à disposição do clube por vários dias além do horário habitual de expediente sob a alegação do mesmo de que a documentação estava sendo enviada, mas não foi recebida. Portanto, a responsabilidade da não regularização de Santiago Montoya até a última sexta-feira (09/08) é exclusiva do profissional que cuida dos registros de atletas por parte do C.R. Vasco da Gama.

Como a nacionalidade do atleta é de país não pertencente ao Mercosul, a FERJ, no interesse do Vasco, fez uma consulta formal à Confederação Brasileira de Futebol sobre o assunto, reiterado na sexta-feira, e até o final do expediente não obteve resposta. A CBF se pronunciou ontem (12/08) mediante expediente encaminhado à FERJ que imediatamente regularizou o atleta.


Fonte: GloboEsporte.com