Nacional-AM faz sua melhor campanha na Copa do Brasil, mas vai mal na Série D

Quarta-feira, 07/08/2013 - 00:31

Com a nova fórmula da Copa do Brasil, que incluiu nas oitavas de final deste ano equipes que disputaram a Copa Libertadores, o torneio terá vários times consideradas grandes nesta fase. E, no meio dos protagonistas, há apenas um representante da Região Norte, o Nacional Futebol Clube, do Amazonas. Salgueiro e Luverdense se juntam ao Naça entre os 'coadjuvantes' na competição.

Nesta terça-feira, a equipe, que completou 100 anos em 2013, conheceu seu adversário na próxima fase da competição, o Vasco da Gama. O primeiro duelo com os cariocas irá ocorrer no dia 21 ou 22 de agosto, em Manaus. Porém, para quem já passou por Coritiba e Ponte Preta, o Cruz-Maltino não chega a assustar.

Para o confronto no estádio Roberto Simonsen, com capacidade para 6 mil pessoas, os valores dos ingressos ainda não foram definidos, mas de acordo com o presidente do clube, Mário Cortez, a expectativa é de que o preço seja superior ao das fases anteriores, quando eram vendidos a R$ 30.

O mandatário do clube afirmou que figurar entre as melhores equipes da competição comprova que o Amazonas pode formar times competivivos, mesmo estando em uma região onde o futebol é menos visado.

- Existe o comentário de que não tem futebol aqui (Amazonas), e os resultados até aqui mostram que o Nacional tem condições de chegar longe, pois tem uma campanha positiva, após eliminar Águia-PA, Coritiba e Ponte Preta. Agora, embora o Vasco seja um grande clube, o Nacional vai dar tudo de si para chegar à próxima fase. Sem contar que teremos também o fator renda para o clube - explicou.

Para o treinador Aderbal Lana, que esteve à frente do Nacional até a inédita passagem para as oitavas de final da Copa do Brasil e acabou demitido na última semana, a campanha do mostra que, apesar da situação ruim na Série D, o Leão da Vila Municipal conseguiu superar as adversidades e ganhou status em todo o país.

- Foi muito importante (a campanha), apesar da situação não ser das melhores na Série D. É uma oportunidade de mostrar que temos potencial, pois o futebol daqui estava meio esquecido, apagado. Fico feliz. Espero que os jogadores entendam e dêem tudo de si. Acho que o Vasco não é nenhum bicho-papão. Estamos torcendo para que passe de fase - ressaltou o treinador.

O GLOBOESPORTE.COM/AM tentou falar com o atual treinador do time, Léo Goiano, e com os jogadores do elenco azulino, mas não obteve êxito, já que há uma orientação para que não falem sobre o confronto com o Vasco e priorizem o foco na Série D, onde a equipe vem de três derrotas consecutivas e ocupa o penúltimo lugar do Grupo A1.

Torcida confiante

Para os torcedores, mesmo com a queda de rendimento do Nacional na quarta divisão, a confiança é grande, principalmente pelo fato de a equipe passar pelo Coritiba (com vitória por 4 a 1 e depois perder por 1 a 0) e Ponte Preta (duas vitórias por 1 a 0). Para Abdon Mussa, a equipe tem condições de encarar de igual para igual o Vasco.

- A gente espera que eles (jogadores) voltem a se apresentar bem como estavam no restante da Copa do Brasil. Não esperamos só na Copa do Brasil, por ser um time grande, mas na própria Série D. Contra o Vasco é mais difícil porque a gente sabe que tem muitos 'amariocas', amazonenses que torcem por clubes cariocas. Mas se jogar como contra o Coritiba na primeira partida em Manaus, dá para passar sim. Até porque o Vasco não conhece nada do Nacional - disse.

Nacional eliminou o Coritiba na segunda fase da Copa do Brasil


Fonte: GloboEsporte.com