Infantil: Confira entrevista com o meio-campo vascaíno Evander, campeão da Taça Guanabara

Segunda-feira, 05/08/2013 - 09:02

Eficiente. É dessa maneira que podemos nos referir ao meio-campista Evander Ferreira, artilheiro do Vasco da Gama na última Taça Guanabara Infantil. Natural do Rio de Janeiro, o jovem disputou 15 das 16 partidas do cruzmaltino na competição e anotou 15 gols. Considerado um dos principais jogadores da famosa geração 98, o camisa 9 chegou ao Gigante da Colina em 2007 para jogar futsal, mas algum tempo depois passou a atuar no campo:

- Eu cheguei no Vasco com oito anos em 2007. Eu jogava numa escolinha do Vasco na Barra e trabalhava com o mesmo treinador do time de São Januário. Ele me levou para treinar futsal em São Januário e depois de dois anos eu fui trabalhar no campo. Lá no campo comecei a jogar com todo mundo. Conheci o Pet, o Luan e o Andrey. Depois e um tempo eu fui para o Fluminense. Fiquei dois meses lá, mas retornei para o Vasco. Estou no Vasco até hoje - afirmou ao programa "Só dá Base".

Ao longo de sua trajetória em São Januário, Evander teve a oportunidade de vencer competições importantes e fazer viagens internacionais com o cruzmaltino. O meia chegou a ser eleito destaque de alguns torneios que o Vasco disputou no exterior:

- Eu cheguei no Fraldinha, mas só passei a jogar no campo na categoria pré-mirim. Eu tive a felicidade de ganhar a Copa Rio Bonito e a Copa Light pela categoria mirim. As viagens internacionais começaram a aparecer com mais frequência no infantil. Ano passado fomos para Singapura e não fomos muito bem. Nesse ano fomos para a Itália e fomos bem. Tive a felicidade de ser eleito o melhor número 9 da competição. Cheguei a ir para Portugal em 2011 pelo mirim e conquistei a Lisboa Cup - disse ao programa "Só dá Base".

Além de atuar como meia, o artilheiro também possui potencial para a atuar como segundo atacante. Por ser um jogador que possui uma leitura de jogo fora de comum, ele costuma contribuir muito taticamente.. O garoto apresenta características muito parecidas com as de Cristiano Ronaldo, astro do Real Madrid que serve de inspiração para a promessa vascaína:

- Eu me espelho no Cristiano Ronaldo, mas eu particularmente gosto mais do Neymar mesmo, até porque ele jogar mais na frente. Pela minha posição eu gosto muito do Cristiano Ronaldo, que gosta de chutar de longe. Assim como ele, eu também sou alto e forte. Acho que tenho características parecidas com a dele. Gosto de jogar no meio, de chegar ao ataque e também ajudar defensivamente - declarou ao programa "Só dá Base".

"Espero dar muitas alegrias para o torcedor vascaíno"

Considerado um dos líderes da equipe sub-15, Evander teve papel importante durante o momento mais crítico do Gigante da Colina na Taça Guanabara. Foi graças ao apoio dado por ele e outros líderes ao treinador Luiz Felipe que o grupo se fechou após um insucesso contra o Fluminense. A união fez com o time vascaíno tivesse um belíssima arrancada e conquistasse o título dentro do Estádio da Gávea após vitória sobre o Flamengo:

- Nós começamos o Carioca com o pé direito, mas tivemos uma queda nos dois clássicos contra o Flamengo e o Fluminense. Depois do jogo contra o Fluminense nós nos reunimos e chegamos a conclusão de que teríamos que vencer as próximas cinco partidas. Ganhamos os cinco jogos, vencemos o clássico contra o Botafogo e graças a Deus nos classificamos para a final. Fizemos uma bela partida e fomos campeões. É sempre bom ganhar do clube rival dentro da casa deles. É uma coisa maravilhosa ver o silêncio da torcida deles. Eu acho muito bom ganhar lá. Poucos conseguem ganhar deles lá dentro. Graças a Deus nós tivemos a oportunidade de ganhar lá dentro - afirmou ao programa "Só dá Base".

Um dos personagens do clássico decisivo foi justamente Evander. Foi dele o gol que garantiu deu ao Vasco o direito de comemorar mais um título em cima de seu maior rival. As redes foram balançadas graças a um belo arremate de fora da área:

- Quando eu recebi a bola eu meio que já sabia o que ia fazer. Minha característica é chutar de fora da área e justamente por isso procurei uma forma de arriscar. Poucas pessoas acreditaram que eu ia arriscar, até porque estava muito longe. Graças a Deus eu tive a felicidade de acertar um chute bonito e ajudar o time a conquistar a virada - contou ao programa "Só dá Base".

O fato de ter contribuído dentro e fora de campo para o melhor desempenho da equipe faz com que Evander considere bom seu rendimento no primeiro turno do Campeonato Carioca:

- Eu acho que fui bem no campeonato. Fiz boas partidas e participei de quase todos os jogos. Só fiquei de fora contra o Boavista mesmo. Não foi uma coisa grave e a prova disso é que no outro jogo eu já estava de volta. Acho que fui bem no primeiro turno. Espero dar mais alegria para o torcedor vascaíno - disse ao programa "Só dá Base".

Relação e dicas de Vágner Love

Apesar de ter citado Cristiano Ronaldo e Neymar como referências, Evander também admira outro jogador de muito sucesso no futebol brasileiro. Trata-se do atacante Vágner Love, que durante anos brilhou com as camisas de Palmeiras e Flamengo. O artilheiro do amor viu a joia cruzmaltina crescer e até mesmo por isso costuma dar dicas importantes:

- Ele me inspira na hora de fazer o gol. Ele me dá algumas dicas de como entrar na área e fazer os gols. Me fala o que é preciso fazer para chutar de esquerda, chutar de direita. Acho que foi muito importante para mim os conselhos dele. Ele deu boas dicas e eu pude aproveitar - declarou ao programa "Só dá Base".

Com as dicas de Love, o meio-campo espera ajudar o Gigante da Colina a conquistar o segundo turno do Estadual. Embora saiba que a equipe já está garantida na grande decisão, Evander quer vencer a Taça Rio para conquistar o título e levantar o troféu de maneira antecipada:

- Acho que o Vasco tem que entrar no segundo turno para ganhar. Não podemos dar mole. Não adianta nada você conquistar o primeiro turno e dar mole no segundo. Acho que precisamos acabar logo com o campeonato. Temos que entrar focados e buscar conquistar o quanto antes esse Campeonato Carioca - disse ao programa "Só dá Base".

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco