Juvenil: Vasco lamenta falta de fair-play do Fluminense na decisão da Taça Guanabara

Terça-feira, 30/07/2013 - 12:23

A equipe juvenil do Vasco da Gama não conseguiu conquistar no último final de semana o título da Taça Guanabara. Os Meninos do Sub-17 perderam para o Fluminense por 2 a 1 dentro do Centro de Treinamento de Itaguaí. O clássico foi bastante polêmico, pois o gol do título foi marcado no último minuto devido a uma questionável atitude dos jogadores da equipe tricolor.

Momentos antes do atacante Gabriel Vasconcelos balançar as redes do goleiro Alexandre, o Gigante da Colina tinha a posse de bola e abriu mão da mesma para que o meio-campista Matheus Índio pudesse ser atendido pelo departamento médico. Quando a partida recomeçou após o atendimento, os jogadores cruzmaltinos esperavam que o time das Laranjeiras devolvesse a posse de bola, mas não foi isso que aconteceu. Além de não devolver a bola, o tricolor foi ao campo de ataque e marcou seu segundo gol.

A atitude do Fluminense revoltou os atletas vascaínos, que reclamaram bastante da arbitragem após o término da partida. O lateral-esquerdo Lorran e o zagueiro Wendeyberg chegaram a receber cartão vermelho. Visando obter um posicionamento oficial do clube em relação ao acontecido, entramos em contato com a direção das categorias de base e obtivemos o seguinte posicionamento:

"O Club de Regatas Vasco da Gama repudia o fato ocorrido no sábado passado na partida válida pela final da Taça Guanabara contra a equipe do Fluminense. Eram 48 minutos do segundo tempo, o jogo estava no terceiro minuto de acréscimo, quando nosso jogador Matheus Índio tentou jogada individual e caiu na entrada da área do Fluminense. O árbitro não deu a falta e nosso jogador ficou caído, precisando de atendimento. O jogo seguiu e recuperamos a posse de bola. Colocamos a bola para fora para nosso jogador ser atendido. O normal seria o Fluminense devolver a bola como manda o Fair Play, mas eles não devolveram a bola. Apesar de nossos apelos, eles seguiram e a jogada terminou em gol. O Club de Regatas Vasco da Gama não pretende conquistar vitórias a qualquer custo. A conduta passada por nossos dirigentes nos obriga a buscar as vitórias com todas nossas forças, mas de maneira lícita e dentro dos conceitos de Fair Play estabelecidos pela FIFA. O Vasco não quer vencer nenhuma partida que não seja através do sacrifício, dedicação e qualidade de seus atletas,. Muito nos entristece perder devido a um ato de falta de esportividade como o ocorrido no ultimo sábado. Esperamos que no futuro tais acontecimentos sejam banidos do esporte em geral. Que todos procurem agir dentro da honestidade e não com o propósito da vitória a qualquer custo".

Vale lembrar que segundo as normas da FIFA, o Fair Play é um elemento essencial no futebol. Ele representa os benefícios de cumprir as regras, ter bom senso e respeitar jogadores, árbitros, adversários e torcedores.

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco