Existem várias versões para o surgimento da divisão das torcidas no Maracanã

Sexta-feira, 19/07/2013 - 08:43

A primeira divisão formal de torcidas de que se tem notícia no Maracanã pôs, curiosamente, o Fluminense à direita da tribuna de honra, justamente onde ficará domingo, no clássico com o Vasco. Há versões desencontradas sobre como se chegou à divisão adotada no estádio até a reforma, dando a rubro-negros e vascaínos lugares fixos. No entanto, um Fla-Flu de 1951 foi, segundo registros, o primeiro clássico com separação planejada de torcedores.

Segundo o jornalista João Máximo, como poucos usavam uniformes, não se considerava necessário separar torcidas no Maracanã, inaugurado um ano antes. Ele conta que, naquele 14 de outubro de 1951, o jornalista Mário Filho promoveu um concurso de torcidas e, para identificar qual faria mais barulho, decidiu-se pôr rubro-negros à esquerda e tricolores à direita. Percebeu-se que a separação seria interessante.

O Flamengo permaneceu à esquerda, mas por que o Vasco ficou fixo à direita? Uma versão conta que o direito foi adquirido com o título carioca de 1950, o primeiro campeonato da era Maracanã. Há relatos de uma fundadora da Torcida Organizada do Vasco de que, num clássico de setembro de 1950, vascaínos decidiram ficar no lado oposto ao da Charanga Rubro-Negra, de Jaime de Carvalho, e, assim, foram para a direita. Há ainda quem garanta ter havido um sorteio.

Fonte: O Globo

Nota da NETVASCO: O relato da fundadora da TOV citado pela reportagem é, provavelmente, o de Aida de Almeida, feito em 2005 ao Jornal do Casaca. Para saber mais, clique aqui.