Beach Soccer: Vasco venceu a Copa Guaraviton na categoria Masculino Sub-20; confira resumo do torneio

Terça-feira, 16/07/2013 - 13:20

Na última semana aqui no Rio de Janeiro, de 11 a 14 de julho, o Botafogo, junto com a empresa Superatis, com apoio da Federação de Beach Soccer do Estado do Rio de Janeiro – FEBSERJ e do Resenha da Praia, realizou a 1ª etapa do Circuito GUARAVITON de Beach Soccer! A competição contou com disputas nas categorias Masculina SUB-20 e Feminina. O sucesso foi muito grande, a galera lotou a arena montada ao lado do Posto 3 em Copacabana, onde se localiza o Centro de Treinamento do Botafogo Beach Soccer, equipe que é um grande exemplo de profissionalismo dentro do beach soccer carioca, brasileiro e mundial, possui categorias desde SUB-13 até a adulta no masculino, feminina, os jogadores na categoria adulta são remunerados, ou seja, uma equipe modelo para o mundo do beach soccer.

Na categoria Feminina participaram 4 equipes, Botafogo, Flamengo, America e Geração, estas equipes se enfrentaram em 4 rodadas numa disputa de pontos corridos. O Flamengo venceu seus 3 jogos e foi o grande campeão invicto, Botafogo ficou em 2º, Geração em 3º e America em 4º. O destaques da competição foram:

Melhor jogadora: Vivi (Botafogo)
Artilheira: Suzane (Flamengo)
Melhor goleira: Fernanda (Geração)

Segue abaixo os resultados do Feminino:

Botafogo 8×4 America
Flamengo 5×4 Geração
Botafogo 5×2 Geração
Flamengo 6×2 America
Geração 10×0 America
Flamengo 6×1 Botafogo

Na categoria Masculina SUB-20 houve a participação de 8 clubes, entre eles clubes tradicionais do futebol carioca como Botafogo, Flamengo, Vasco e América, tradicional de Niteroi, o Clube Central e tradicionais da praia de Copacabana como Geração, Prado Junior e Paula Freitas. As equipes foram divididas em 2 gupos de 4 equipes cada, que jogaram entre si em seus grupos, se classificando o 1º de cada grupo para a grande final e os 2º para a disputa do 3º lugar. No Grupo A, o Vasco da Gama ficou em 1º e pelo Grupo B seguido pelo Geração e ao vencer o Botafogo na última rodada, o Paula Freitas terminou à frente deste na classiifcação, mesmo ambos com o mesmo número de pontos! Na grande final, o Vasco da Gama venceu mais uma competição na sua história dentro do beach soccer e ficou com o título ao derrotar o Paula Freitas por 3×2, um grande jogo com grandes jogadas, o Vasco abriu 2×0, o Paula Freitas empatou, mas no final o melhor jogador do campeonato Luquinhas fez o gol do título vascaíno! Mais um para a vasta coleção de troféus do Vasco da Gama Beach Soccer, o único time brasileiro de beach soccer que é Campeão Mundial de Clubes FIFA. A equipe SUB-20 do Vasco contou com os filhos de 2 grandes craques do esporte mundial, Benjamin Jr., filho do grande Benjamin, considerado por muitos o melhor jogador de todos os tempos do beach soccer e Caio, filho do maior artilheiro da história do beach soccer mundial, Neném!, os 2 têm grande talento e foram fundamentais para o título vascaíno! Na disputa do 3º lugar, o anfitrião Botafogo venceu o Geração por 5×4 em outra grande partida. Segue abaixo os resultados e as premiações individuais:

1ª rodada:

Vasco 8×7 America
Geração 3×0 Clube Central
Botafogo 7×4 Prado Junior
Flamengo 1×4 Paula Freitas

2ª Rodada

Botafogo 7×2 Flamengo
Prado Junior 5×4 Paula Freitas
Vasco 6×4 Geração
America 5×0 Clube Central

3ª Rodada

Vasco 11×8 Clube Central
America 2×4 Geração
Botafogo 2×3 Paula Freitas
Prado Junior 1×2 Flamengo

Finais

Final: Vasco 3×2 Paula Freitas
Disputa do 3º lugar: Botafogo 5×4 Geração

Melhor Jogador: Luquinhas (Vasco)
Artilheiros: João Pedro (America) e Luquinhas (Vasco)
Melhor Goleiro: Léo (Paula Freitas)

Parabéns ao Botafogo Beach Soccer, Carlos e Silvio, pela excelente iniciativa e organização da competição, ao Presidente Mauricio Assumpção e Ayrton Mandarino pelo apoio do clube à modalidade, à Superatis, ao Resenha da Praia pela grande cobertura e à FEBSERJ pelo apoio, principalmente, na arbitragem sob a coordenação do PET, que soube conduzir muito bem as partidas! Parabéns ao Flamengo por mais este título na categoria feminina, um time muito bom, mas também parabéns a todas as equipes do feminino, o nível técnico da competição foi muito alto, tivemos um jogo sensacional entre Flamengo e Geração na sexta feira à noite com um grande público, assim como a final entre Flamengo e Botafogo. Parabéns ao Vasco da Gama, treinador Fábio Costa e todos os jogadores, por mais este título para o Vasco Beach Soccer, e meus parabe. O beach soccer no Rio de Janeiro tem sido exemplo para todos, Botafogo, Vasco, Flamengo, America, Clube Central, Prado Junior, Geração, são equipes fixas nas diversas categorias, que treinam regularmente, dão oportunidade a todos, mas que precisam de maior incentivo, mais competições para poderem sobreviver com os custos que são apresentados no dia a dia. Esta é a grande luta da FEBSERJ e iniciativas como esta do Botafogo são essenciais para o desenvolvimento do esporte! O beach soccer brasileiro passa por um momento difícil, de definições, mas vamos dar a volta por cima e fazer o esporte crescer ainda mais!




Fonte: Blog Beach Soccer com Jr. Negão - GloboEsporte.com