Futebol 7: Confira o grupo do Vasco no Brasileiro, que começa nesta 6ª-feira

Terça-feira, 16/07/2013 - 10:27

Atual campeão capixaba e do Circuito Nacional de futebol 7 em 2012, o Rio Branco-ES vai disputar o Campeonato Brasileiro de Clubes 2013, que acontece no Rio de Janeiro. A participação do time do Espírito Santo começa nesta sexta-feira, dia 19 de julho. Integrante do Grupo B, os alvinegros encaram nesta primeira fase da competição as equipes do América-MG, Juventus-SP e São Gonçalo-RJ. O time capixaba ficará sediado na cidade de São Gonçalo, a 'Manchester Fluminense'.

Os capixabas do Rio Branco-ES iniciam a sua participação na noite desta sexta-feira, diante do América-MG, o famoso 'coelho'. Depois, no sábado à noite, o desafio Capa Preta será o time da casa, o São Gonçalo. E no domingo de manhã, o Brancão encara o 'Moleque Travesso', que é a equipe do Juventus-SP. Todos os jogos acontecem na Arena do Clube Mauá, em São Gonçalo. A delegação capixaba viaja nesta quinta-feira à noite para o Rio de Janeiro. A previsão de retorno do elenco e comissão técnica do Rio Branco-ES é no domingo à tarde.

Dois integrantes da equipe capixaba foram campeões mundiais com a Seleção Brasileira de futebol 7, que conquistou o bicampeonato com a vitória diante da Itália por 3 a 1, na Arena Sapucaí, na última terça-feira. O pivô Rincon e o fisioterapeuta Rodrigo Aguiar fizeram parte da delegação brasileira na competição.

Forma de disputa na competição nacional

As 32 equipes participantes estão divididas em oito grupos, com quatro equipes cada, onde jogam entre si em turno e returno. Cada turno dos grupos acontece em fins de semana diferentes, que são definidos pela Confederação Brasileira de Futebol 7. Se classificam para a próxima fase os dois primeiros de cada chave. Nas oitavas de final, os 16 classificados formam quatro chaves de quatro equipes cada, se enfrentando entre si em turno único, avançando os dois primeiros colocados de cada chave.

Nas quartas de final, os oito times classificados serão divididos em dois grupos de quatro times cada, se classificando os dois primeiros, que avançam às semifinais, que terá jogos de ida e volta, com os vencedores avançando às finais, também com duas partidas para definir o campeão brasileiro de clubes 2013.

A partir das oitavas de final, o critério de desempate é o desempenho na primeira fase. Na semifinal e final, em caso de igualdade, a decisão irá para a disputa de pênaltis shoot-out (cobranças com a bola rolando, com cinco segundos para a definição do batedor). O terceiro lugar será conhecido de acordo com o desempenho das equipes em todas as fases em disputa.

Confira os oito grupos do Brasileiro de clubes de futebol 7

Grupo A: Atlético-PR, Macaé, Portuguesa e Dom Pedro II-MG
Grupo B: América-MG, Rio Branco-ES, Juventus-SP e São Gonçalo
Grupo C: Vasco da Gama, Náutico, São Paulo e AABB-TO
Grupo D: Coritiba, Vila Nova-GO, Madureira e Acadêmicos da Bola-RS
Grupo E: Flamengo, Santa Cruz, AABB-SC, Cajá-PR
Grupo F: Fluminense, Avaí, Camaçari-BA e AABB-RS
Grupo G: Botafogo, Corinthians, Paraná Clube e Sest/Senat-DF
Grupo H: Grêmio, Bahia, América-RJ e Chapadão do Sul-MS

Veja os jogos do Grupo B no primeiro turno do Brasileiro de Clubes de futebol 7

1ª rodada
América-MG x Rio Branco-ES - sexta-feira - 19/07 - 19h - Arena do Clube Mauá, em São Gonçalo-RJ
São Gonçalo x Juventus-SP - sexta-feira - 19/07 - 20h - Arena do Clube Mauá, em São Gonçalo-RJ

2ª rodada
Juventus-SP x América-MG - sábado - 20/07 - 19h - Arena do Clube Mauá, em São Gonçalo-RJ
Rio Branco-ES x São Gonçalo - sábado - 20/07 - 20h - Arena do Clube Mauá, em São Gonçalo-RJ

3ª rodada
Juventus-SP x Rio Branco-ES - domingo - 21/07 - 10h - Arena do Clube Mauá, em São Gonçalo-RJ
São Gonçalo x América-MG - domingo - 21/07 - 11h - Arena do Clube Mauá, em São Gonçalo-RJ

Fonte: GloboEsporte.com