Juniores: Vasco monta projeto para fazer bonito na Copa São Paulo 2014

Quinta-feira, 11/07/2013 - 15:26

A categoria sub-20 do Vasco começa a disputar no próximo mês de agosto a Taça Belo Horizonte e o Torneio Otávio Pinto Guimarães, porém o grande objetivo do cruzmaltino na categoria não é nenhuma dessas competições e tampouco a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, torneios que também serão realizados no segundo semestre, mas sim a Copa São Paulo de 2014.

O objetivo vascaíno é de utilizar os citados campeonatos como laboratório para a Copinha, competição que o clube de São Januário não conquista desde 1992. A preparação cruzmaltina para o principal torneio da categoria se iniciou no último mês e será dividida em algumas fases, explicadas por Mario Reigota, gerente de área técnica das categorias de base:

- Nosso objetivo principal nosso na categoria juniores nesse momento é a Taça São Paulo. Queremos iniciar um trabalho agora, fizemos esse planejamento em julho, para chegar em janeiro na Copa São Paulo com condição de avançar consideravelmente nessa competição. Agora teremos a Taça Belo Horizonte e o Torneio OPG. e mais para frente a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, que são competições que a gente valoriza muito também. Esperamos ir avançando gradativamente, ir agregando valor gradativamente, para chegar muito forte em São Paulo no início do ano que vem. Esse é o planejamento que a gente tem. Vamos ter até setembro para poder captar jogadores e formar um grupo, pois esse é o mês limite para inscrever atletas para essa competição. Daqui até vamos ter meses muito intensos a nível de captação para fazermos um grupo coeso, homogêneo e forte - declarou o dirigente ao programa "Só dá Base".

O processo de captação de novos atletas já foi iniciado. Alguns jogadores indicados estão realizando treinamentos e participando de amistosos com o elenco principal da categoria. Em meio a esse processo de observação, o Vasco por meio da comissão técnica liderada pelo técnico Sorato também tem preparado o grupo sub-20 para as competições mais próximas:

- Estamos fazendo um período de observação e alguns atletas estão sendo avaliados. Avaliamos a possibilidade de reforçar essa categoria porque achamos que isso é necessário. Precisamos fazer no segundo semestre melhor do que fizemos no Estadual. O futebol é dinâmico e muitas vezes você faz as coisas e os resultados acontecem, outras vezes ele não acontecem. Com base naquilo que você observa e na avaliação que é feita, você conduz o rumo para o seu trabalho. É dessa maneira que a gente está fazendo. Já ultrapassamos a fase de trabalhos físicos, estamos num estágio bom, e agora entramos numa parte técnica e tática do trabalho. Nesse período andamos fazendo alguns amistosos para avaliar alguns jogadores. Alguns serão aprovados e outros virão a ser observados até o início dos campeonatos. Teremos algumas novidades na categoria de juniores - informou Mário Reigota ao programa "Só dá Base".

Últimas participações do Vasco na Copinha (Retirado do Netvasco):

2013- Eliminado na segunda fase
2012- Eliminado na primeira fase
2011- Eliminado na segunda fase
2010- Eliminado na segunda fase
2009- Eliminado na segunda fase
2008- Eliminado na segunda fase
2007- Eliminado na primeira fase
2006- NÃO PARTICIPOU
2005- NÃO PARTICIPOU
2004- Eliminado na primeira fase
2003- Terminou na quarta colocação

Com informações do Programa "Só dá Base/Só dá Vasco".

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco