Vasco e Internacional tem duelo entre Forlán e André

Domingo, 07/07/2013 - 10:41

Forlán e o Vasco têm uma relação especial. Foi contra o adversário deste domingo que o uruguaio estreou pelo Inter, há quase um ano. E foi também contra ele que iniciou sua volta por cima, ao marcar os gols da vitória por 2 a 1 no Rio, pelo nacional de 2012, após ter seu nome pichado nos muros do Beira-Rio, sendo chamado de “ex-jogador”. Se o Colorado hoje tem uma referência no ataque, o Vasco ainda busca uma. André fará sua estreia como titular na partida deste domingo às 16h, no Centenário (em Caxias do Sul), pela sexta rodada do Brasileirão.

Forlán será o único em campo que não perdeu ritmo de jogo na pausa do campeonato. Ganhou uma vaga na seleção uruguaia durante a Copa das Confederações e disputou três partidas como titular, marcando um gol. Pelo Inter, soma 12 no ano. Neste domingo, terá como companheiro Jorge Henrique, já que Leandro Damião está machucado. No Vasco, André treinou durante a semana entre os titulares e ganhará sua primeira chance desde o início - contra o Bahia, ele entrou no segundo tempo. Após uma passagem apagada pelo Atlético-MG, tenta retomar suas boas atuações de Santos, quando atuava com Neymar, Robinho e Ganso. Contra o Inter, jogará ao lado de Edmilson, que foi a referência na área na última rodada, na vaga de Tenorio, então se recuperando de lesão.

A TV Globo transmite a partida para Rio Grande do Sul (menos Porto Alegre e Caxias do Sul), Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima, Amapá, além de Distrito Federal e as cidades paranaenses de Foz do Iguaçu, Cascavel e Guarapuava. O jogo será exibido para todo o país pelo PremiereFC 4, em sistema pay-per-view, e acompanhado em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM com vídeos exclusivos.

AS ESCALAÇÕES

Inter: o time terá mudanças no meio-campo e no ataque para o retorno no Brasileirão. Com a venda de Fred, Dunga deve promover a entrada do lateral-esquerdo Fabrício no meio. Com isso, a posição de defesa ficará com Kleber. Na frente, Forlán formará dupla com Jorge Henrique, contratado durante o período, no oitavo ataque diferente na temporada. Assim, o Inter deverá entrar em campo com: Muriel; Gabriel, Índio, Juan e Kleber; Airton, Josimar, Fabrício e D’Alessandro; Jorge Henrique e Diego Forlán.

Vasco: o time que entrará em campo no Centenário está longe de ser o ideal do técnico Paulo Autuori, que ainda não pode contar com os recém-contratados Reginaldo e Montoya. Carlos Alberto, absolvido no caso de doping, mas com o contrato perto de terminar, sequer viajou. O zagueiro Rafael Vaz, outro reforço, ainda tem chance de ser titular. O Vasco deve começar com Michel Alves, Elsinho, Luan (Rafael Vaz), Renato Silva e Yotún; Sandro Silva, Abuda, Dakson e Alisson; Edmilson e André.

QUEM ESTÁ FORA

Inter: são seis desfalques para o duelo com o Vasco. Leandro Damião, Caio, Gilberto, Otávio e Ygor estão lesionados e em fase de recuperação. Willians é o único suspenso do grupo.

Vasco: além de Reginaldo e Montoya, que ainda não foram regularizados, o Vasco não conta com Bernardo e Rodolfo, ambos entregues ao departamento médico por causa de cirurgias no joelho.

PENDURADOS

Inter: Airton, D'Alessandro, Fabrício e Gabriel.

Vasco: Elsinho e Luan.

O ÁRBITRO

Ricardo Marques Ribeiro (MG) apita o jogo, auxiliado por Carlos Berkembrock (SC) e Pablo Almeida da Costa (MG). O árbitrou participou de um jogo neste Brasileiro: Fluminense 2 x 1 Atlético-PR. Foram cinco cartões amarelos dados. Ele não aplicou cartão vermelho, deu um pênalti e assinalou 33 faltas. O campeonato tem média de 4,3 amarelos, 0,2 vermelho, 32,9 faltas e 0,2 pênalti por partida.

ESTATÍSTICAS

Inter: ataca, ataca, ataca, faz gol, faz gol, faz gol, erra, erra, erra, sofre, sofre, sofre. Quinto melhor ataque (oito gols marcados) e sexta pior defesa (sete gols sofridos), o Inter foi garantia de fortes emoções. Empatou os três jogos como visitante, mas como mandante já perdeu para o Bahia. Muito volume ofensivo. É a terceira equipe que mais finalizações fez (88) e a terceira que mais finalizações certas conseguiu (32). Péssima pontaria. Apenas 36% das finalizações são certas, o sétimo pior desempenho do Brasileirão, e 9% viraram gol, nono pior desempenho. Esse volume de jogo faz com que os adversários cheguem pouco à defesa do Inter, oitava equipe que menos finalizações (55) e sétima que menos finalizações certas sofreu. Problema maior foi se tornar a sexta equipe com o pior índice de finalizações que viraram gol (13%): ou seja, a cada oito finalizações que permite, uma vira gol dos adversários.

Vasco: sua defesa é ainda mais vulnerável. Sofre um gol a cada sete finalizações que permite, segundo pior desempenho do Brasileirão - ainda que seja a quinta equipe que menos finalizações sofreu. A goleada por 5 a 1 sofrida para o São Paulo no Morumbi foi a grande responsável por detonar seus índices. Seu outro jogo como visitante foi a derrota por 2 a 0 para o Vitória. Teve sérios problemas com as jogadas aéreas, levando assim quatro dos oito gols sofridos (um contra e um de pênalti). O Vasco foi ainda o quinto time que menos finalizações (50) conseguiu e, isolado, o que menos finalizações certas realizou (14). Apenas 10% de suas finalizações viraram gol. Mas é uma equipe que luta muito: é a sétima que mais bolas roubou (79) e a oitava que menos faltas (76) cometeu.

NA HISTÓRIA

Os dois times já decidiram o Brasileirão. Foi em 1979, no jogo que deu o tricampeonato nacional ao Inter. Em um Beira-Rio lotado, a equipe gaúcha venceu por 2 a 1, com gols de Jair e Falcão. Wilsinho, no fim, descontou para os cariocas, que precisavam vencer por três gols. Uma cena inusitada ocorreu logo após o apito final do árbitro. O atacante colorado Bira deu um tapa na bola e a roubou do juiz José Favile Neto, que pretendia guardá-la de recordação. O jogador saiu disparado rumo ao vestiário e ficou com o seu troféu.



Fonte: GloboEsporte.com