Autuori agradece empenho dos jogadores nos treinos durante a pausa

Domingo, 07/07/2013 - 13:41

Após um mês de pausa, Internacional e Vasco retornam ao Campeonato Brasileiro neste domingo, às 16 horas (de Brasília), em Caxias do Sul. As duas equipes estão no meio da tabela e podem se aproximar das primeiras colocações em caso de um resultado positivo. Na 11ª posição, os gaúchos terão o retorno do uruguaio Forlán, que disputou a Copa das Confederações pelo Uruguai. Outra novidade será a presença do recém-contratado Jorge Henrique. Já os cariocas estão em nono e terão o atacante André desde o começo da partida.

O Internacional alterou bastante sua figura após esta parada para a Copa das Confederações. Duas perdas em especial chamam a atenção: o zagueiro Rodrigo Moledo e o meia Fred, ambos vendidos para o futebol ucraniano. O clube ainda não conseguiu contratar reposição para estas perdas. Além disso, o centroavante Leandro Damião, que segue sendo sondado por clubes ingleses, não atuará contra o Vasco por estar lesionado - fator que o cortou da Copa das Confederações.

Assim, o time que entrará em campo no Centenário é bem diferente do que vinha atuando no Brasileirão. Na zaga, o veterano Índio assume o lugar de Moledo. Sem Fred no meio, Dunga alterou a formatação tática da equipe: montou um meio em losango, com Aírton posicionado à frente da defesa, Josimar e Kleber em uma segunda linha e D'Alessandro adiantado, próximo aos atacantes.

Sem Damião, a opção é por um ataque sem centroavante. Como Rafael Moura demonstrou fraco desempenho no começo do Brasileirão, o uruguaio Forlán terá Jorge Henrique, uma das únicas novidades do elenco nesta parada do campeonato, como companheiro de frente. Otávio, que foi destaque nas partidas contra Portuguesa e Cruzeiro, ficará no banco de reservas.

A partida deste domingo poderá ser uma das últimas do Inter no Centenário neste Brasileirão. O clube conseguiu ampliar a capacidade do Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, de 6 mil para 16 mil lugares, através da implantação de arquibancadas móveis. A distância de Porto Alegre até Novo Hamburgo é de apenas 40 quilômetros, contra 120 km de Caxias do Sul, o que agrada o elenco colorado.

"A gente vem falando isso desde o começo do ano, justamente por causa das viagens entre Caxias do Sul e Porto Alegre. Se isso acontecer será melhor, pois faremos menos viagens", opinou o lateral direito Gabriel.

Pelo lado do Vasco, o técnico Paulo Aututori adiantou que o meia Carlos Alberto está fora do confronto. O jogador sentiu dores no púbis esta semana e ainda foi julgado novamente por doping, mas foi absolvido. Seu retorno deve acontecer somente no clássico contra o Flamengo. Outra ausência será o colombiano Montoya, que ainda não está regularizado na CBF. Por outro lado, o zagueiro Rafael Vaz poderá fazer sua estreia no fim de semana.

Durante a pausa do Brasileiro, o elenco cruzmaltino chegou a não treinar em um dia por conta do atraso de salários, mas a diretoria resolveu o problema e o clima melhorou em São Januário. Dentro de campo, o técnico Paulo Autuori trabalhou muito a parte defensiva da equipe e a emocional dos atletas.

"Eu só tenho uma palavra, a de agradecimento aos jogadores em relação a como eles têm se dedicado aos treinos. Tentando se esquecer desses problemas, que não são de hoje. Espero que possamos dar uma resposta positiva, que é de ter a capacidade de manter o foco principal e fazer um bom jogo", afirmou o treinador.

Fonte: ESPN