Pré-Mirim: Vasco estreia com goleada na Copa Terrana

Sexta-feira, 21/06/2013 - 07:20

O Vasco da Gama vem realizando uma excelente campanha com seu grupo pré-mirim na Taça Cidade de Rio Bonito. O bom início de torneio, porém, não fez com que o cruzmaltino fechasse os olhos para alguns problemas enfrentados pela categoria. O principal deles diz respeito a pouca utilização dos jogadores nascidos no ano de 2003. Isso acontece pelo fato do Gigante da Colina disputar a competição com atletas nascidos no ano de 2002.

Para solucionar esse problema, a direção vascaína atendeu a um pedido da comissão técnica do sub-11 e organizou uma competição para colocar em atividade o grupo 2003. O torneio recebeu o nome de "Copa Terrana" e começou a ser disputado no último final de semana. O diretor das categorias de base, Mauro Galvão, deu mais detalhes sobre o campeonato:

- Esse torneio é importante pelo fato de nessa idade ser difícil conseguir achar uma competição para disputar. A gente vai aproveitar também para divulgar uma parceria que fizemos com a Terrana. Acho que vai ser bom. Temos todas as condições em Itaguaí de fazer um torneio. É importante dizer que esse torneio vai respeitar a Copa Rio Bonito. Os jogos nunca serão no mesmo final de semana, serão alternados. Quando joga na Rio Bonito, não joga em Itaguaí. Dessa forma a gente consegue acompanhar e dar jogo para todos os garotos da categoria - disse o ex-zagueiro ao programa "Só dá Base".

O treinador do pré-mirim, Fernando China, ficou bastante feliz com a criação da Copa Terrana. Segundo ele, a competição servirá para dar rodagem e experiência aos jogadores que estão no primeiro ano de categoria:

- Essa competição foi proposta por nós da comissão técnica. Depois do Mundialito nós entendemos que o grupo se fortaleceu por conta do bom desempenho. Como a gente já tinha um grupo de primeiro bem definido após essa competição, nós levamos a diretoria a ideia de se criar uma competição dentro do Vasco para dar um ritmo de jogo para esses meninos de primeiro ano. É lógico que a carga de treinos deles é reduzida, eles treinam duas vezes por semana, mas o importante é que estamos mantendo o grupo unido e focado. Sabemos que eles ainda terão o ano que vem inteiro na categoria pré-mirim. Buscamos essa competição para manter os atletas em atividade, pois sabemos que o jogo é a cereja do bolo. Por mais que a gente treine de maneira organizada com eles, sabemos que será no jogo que os jogadores vão executar o que aprenderam nos treinamentos. Esse torneio foi criado com esse objetivo de colocar os atletas em ritmo de jogo e disputando uma competição. Está sendo bastante positivo, pois o grupo 2003 teve um resultado muito bom em Portugal e possui muita qualidade. Também pretendemos dar rodagem a esses garotos no ano que vem - afirmou o técnico ao programa "Só dá Base".

Regulamento da Competição

A Copa Terrana tem um regulamento parecido com o da Copa das Confederações. Ela está sendo disputada por oito equipes, que estão divididas em dois grupos de quatro. Cada time fará três partidas na fase de grupos e os dois melhores avançarão para as semifinais. Os vencedores se enfrentam na grande final.

O Vasco da Gama está disputando o campeonato com atletas nascidos em 2003, enquanto as outras equipes com jogadores nascidos em 2002. O objetivo do clube além de dar rodagem a seus jogadores é o de observar atletas das outras equipes.

As equipes que disputam a Copa Terrana além do Gigante da Colina são as seguintes: Quinzão, Real Brasil, Melo F.C., Futuro Promissor, Hermanos, EFA e Feras da Colina.

Jogos do Vasco na Copa Terrana de Futebol Sub-11

16/06-Vasco da Gama 8 x 0 EFA
22/06- Vasco da Gama x Real Brasil
29/06- Vasco da Gama x Feras da Colina

Com informações do Programa "Só dá Base/Só Dá Vasco".

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco