Montoya fala sobre carreira e da expectativa em jogar no Vasco

Quarta-feira, 19/06/2013 - 00:25

Novo reforço do Vasco da Gama para a sequência da temporada, o meio-campo colombiano Santiago Montoya foi apresentado oficialmente na última segunda-feira (17/06) na sala de imprensa do Estádio de São Januário. O antigo jogador do All Boys-ARG é uma das grandes apostas do cruzmaltino para o restante do ano.

Atualmente com 21 anos de idade, Montoya assinou um contrato de três anos com o Gigante da Colina e espera ao longo desse período justificar os elogios e conquistar os adeptos vascaínos, que já o chamam carinhosamente de "Monstroya".

Na noite desta terça-feira (18/06), o veloz e habilidoso jogador participou do programa "Só dá Vasco". Na oportunidade, o atleta revelou que ainda não escolheu o número de sua camisa e discorreu sobre diversos assuntos. O papo abordou o início e a nova fase da carreira de Santiago, que admira Romário e Juninho Pernambucano.

Confira o bate-papo exclusivo com Santiago Montoya:

Que mensagem inicial você poderia deixar para o torcedor vascaíno?

"Boa noite para todos. Estou muito bem e muito contente por já estar integrado aos treinamentos no Vasco da Gama. Estou muito feliz por esse momento da minha carreira e pelo carinho que tenho recebido dos torcedores".

Como foi o seu início no futebol e por qual motivo você foi tentar a sorte na Argentina?

"Eu comecei ainda muito jovem a jogar futebol porque a minha família e eu sempre tivemos um carinho especial pela bola de futebol. Eu fui crescendo e passei a fazer do futebol a minha vida. Passei a ter o objetivo de me tornar profissional e por isso com 16 anos eu fui tentar a sorte na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Foi lá que conclui minha base e comecei a jogar profissionalmente".

Como você gosta de jogar?

"Eu sou um jogador de muita mobilidade e que busca encontrar espaços livres quando está com a bola. Eu gosta de ter bastante contato com a bola. Sou um jogador que gosta de jogar para frente, driblar e encarar os adversários. Essas são mais ou menos as características de jogo que eu tenho. Eu sempre busco no diariamente corrigir as minhas deficiências".

O que você já ouviu falar do Vasco? Feliz com essa chance no Gigante da Colina?

"Sempre ouvi falar do Vasco da Gama. Quando eu era criança vi o Vasco conquistar torneios internacionais e muitos campeonatos. Quando soube da notícia que poderia ser adquirido por esse grande clube eu fiquei bastante feliz, pois era a oportunidade de realizar um sonho. Eu sempre quis jogar em diferentes países e o Brasil é um país muito futebolístico. É um país que produz muitos jogadores, muitos craques de nível mundial. Isso me deu muita motivação. Agora que estou aqui vou tentar conquistar pouco a pouco meu espaço no clube e o carinho das pessoas, dos torcedores e dos companheiros".

Como você foi recebido pelo grupo?

"O grupo me acolheu bastante bem. É um lindo grupo. Tive a oportunidade de conversar muito com o Tenório e o Yotún pelo fato deles falarem espanhol. Eles me falaram um pouco do time e da equipe. Eles me deram excelentes referências e disseram que existem boas pessoas na equipe. Todas essas pessoas possuem gana e o desejo de fazer bons campeonatos. Aos poucos irei me sentir mais à vontade e mais íntimo dos meus companheiros. Pouco a pouco iremos melhorar a nossa relação e isso será importante para o aumento do rendimento coletivo e profissional".

O que você espera dessa passagem pelo Vasco?

"Espero crescer futebolisticamente e conquistar títulos por essa equipe. É uma equipe com uma grande história e bem organizada. Estou dando meus primeiros passos numa equipe grande e sei que a responsabilidade é um pouco maior. Vou trabalhar muito e tentarei pouco a pouco ir crescendo, obter resultados e evoluir".

Já ouviu falar do clássico entre Vasco e Flamengo? Já sonha em vencer um jogo contra o maior rival vascaíno?

"Sim, pois se trata de um grande clássico. Me falaram que existe muita rivalidade entre as duas torcidas e que quando elas se enfrentam fazem um belo espetáculo. Por conta disso eu sempre vou querer ganhar os clássicos. Sonho em jogar essa partidas e muitas outras dentro desse país. Eu quero fazer boas partidas e seguir correndo atrás dos meus objetivos".

O que poderias falar sobre Romário e Juninho Pernambucano?

"São dois ídolos mundiais. Como já havia dito, o futebol brasileiro revela jogadores importantes para o futebol europeu. O Juninho é um jogador que ganhou várias coisas no Vasco e que fez coisas importantes na Europa. De Romário eu nem preciso falar. É um goleador mundial, um dos que mais marcou gols. São dois jogadores que terei como referência. Espero seguir os passos deles, crescer como jogador e aprender várias coisas".

Onde esse Vasco pode chegar na temporada?

"Eu sou uma pessoa que não gosto de falar muito do futuro, eu vivo muito o presente. Eu não vou prometer nada que não possa cumprir. Irei disputar o meu primeiro Brasileirão e buscarei junto com meus companheiros classificar o Vasco para a Libertadores, que é um grande torneio internacional".

Por qual motivo você escolheu o Vasco mesmo tendo outras propostas?

"Quando se deu a conclusão do campeonato argentino o meu representante me revelou que vários clubes estavam me observando. Apesar disso, não foram muitos que demonstraram um interesse concreto. O Vasco foi um dos que demonstraram e abriram conversas com os meus representantes. Eu escolhi o Vasco pelo fato de ter a oportunidade de jogar no futebol brasileiro e num grande clube, como é o Vasco. Também por conta da cidade, que é bela e sempre tive o desejo de conhecer".

O carinho que a torcida tem tido com você é muito grande. Eles até estão te chamando de "Monstroya". Essa reação da torcida do Vasco te surpreendeu de alguma forma?

"Me surpreendeu muito. Apesar de não ter jogado nenhuma partida, eu já me sinto um dos mais queridos do clube. Isso me dá muita motivação para querer fazer as coisas da maneira correta e dar alegrias para essa torcida. Eu quero corresponder e justificar as boas coisas que falam de mim. Gostei bastante do apelido e se trata de algo novo na minha carreira, pois jogava num clube pequeno e que não possuía muitos torcedores. Agora estou num clube grande e a repercussão é muito maior".

Grandes astros do futebol mundial, como Casillas, Pirlo e Balotelli, rasgaram elogios para o Vasco e seu Estádio. Esses elogios e a repercussão positiva que o Vasco vem tendo na mídia mundial te deixa feliz e com a certeza que fez a escolha certa?

"Sim. Estou muito feliz. É um grande salto para minha carreira e buscarei aproveitar o máximo. Quero ficar muito tempo no Vasco e farei de tudo para evoluir no decorrer do tempo. Fui bem recebido pelo pessoal do clube, eles me trataram muito bem. Estou muito feliz e aproveito para agradecer a todos pela recepção. Estou me sentindo em casa e isso me ajudará a ter bons desempenhos".

Que mensagem final você deixa para os torcedores cruzmaltimos?

"Quero agradecer pelo carinho e pela recepção que me deram. Espero ajudar a equipe bastante nesse Brasileirão. Quero dizer a torcida que nós jogadores sempre entraremos em campo com o objetivo de fazer grandes coisas e representar bem o Vasco".

Fonte: Só Dá Vasco