Conheça a história de Edmundo Rodrigues da Paixão, 1º negro campeão pelo Vasco no atletismo

Domingo, 16/06/2013 - 06:32

Primeiro atleta negro campeão no atletismo pelo Vasco

O G.R.T.O. Força Jovem do Vasco, vem através de sua Assessoria de Imprensa externar a todos publicamente, com imensa satisfação e alegria, o privilégio de encontrar e conversar com o senhor Edmundo Rodrigues da Paixão, de 84 anos, natural do Rio de Janeiro, que foi o primeiro atleta negro, a ser campeão disputando atletismo, pelo Club de Regatas Vasco da Gama no ano de 1952.

Edmundo foi campeão disputando as provas de 200 metros com obstáculos e se sagrou campeão carioca de 1952, além de ser amigo pessoal de Ademar Ferreira da Silva, que mais tarde se sagrou campeão mundial, mais o nosso herói, teve que abandonar o esporte, pois tinha que ganhar o sustento da sua família e ingressou na polícia militar, aonde se encontra aposentado nos dias atuais.

Para quem não sabe ou não conhece a história, o C.R.Vasco da Gama foi o primeiro clube Brasileiro a ter um Presidente negro, o senhor Cândido José de Araújo, no ano de 1904.

Além de ser o clube pioneiro na luta contra o preconceito racial,foi o primeiro time campeão com jogadores negros no seu elenco, no futebol Brasileiro no ano de 1923, muito nos alegrando e enchendo de orgulho!

Até hoje, o Vasco é reconhecido como primeiro a superar o preconceito no país. Em 1923, chocou o Rio ao vencer Flamengo, Botafogo e Fluminense, clubes da elite carioca, e conquistar o campeonato local com um time formado, principalmente, por negros e mulatos.

Sem falar que foi a "força da sua imensa torcida e o seu amor infinito ao clube" que construiram o Estádio de São Januário, aonde milhares de torcedores tiraram dinheiro do próprio bolso e venceram o racismo do Flamengo, Fluminense e Botafogo.

O G.R.T.O. Força Jovem do Vasco, convidou o senhor Edmundo, para gravar o próximo TV Força, no primeiro jogo do Vasco em São Januário, após o término da disputa da Copa das Confederações, e nos abrilhantar com as suas inúmeras histórias e falar da sua trajetória vitoriosa no esporte e na nossa instituição.

Vida longa ao senhor Edmundo que é umas das representações viva, da luta contra o racismo pelo C.R. Vasco da Gama!



Fonte: Site oficial da Força Jovem Vasco