Chegada de Rafael Vaz, Montoya e Reginaldo eleva número de reforços para 18 em 2013

Terça-feira, 11/06/2013 - 12:05

Do dia 20 de junho até o dia 20 de julho, os clubes brasileiros vão ter a oportunidade de contratar jogadores de fora do país. Outro prazo para reforços é o dia 18 de outubro, data-limite para inscrição no Campeonato Brasileiro. Até lá, jogadores oriundos da Série B ou de divisões inferiores, além dos atletas que ainda não tiverem completado sete jogos na Série A, vão estar à disposição para todas as equipes. Em São Januário, o fôlego para a chegada de reforços em 2013 parece não ter fim. Até agora, em seis meses, foram 18 contratações. Mais do que em toda a temporada anterior, quando o clube se reforçou com 11 atletas.

Dessa vez, com a perda de mais de 10 jogadores - a maioria titulares do time -, a concentração de esforços foi para repor posições desde os últimos dias de 2012. René Simões, contratado como gestor de futebol do clube, anunciava contratações, mesmo sem dinheiro, a partir de trocas e "acordos de cavalheiros". Depois de um semestre, o clube tem um dispensado (André Ribeiro, que treina à parte), muitos reservas e outros que mal entraram em campo, como os atacantes Leonardo e Robinho - o último sequer treinou com o grupo por uma semana.

Somente para o Campeonato Brasileiro, até agora, foram seis reforços. Edmilson, André e Alisson já foram apresentados, enquanto Rafael Vaz, Montoya e Reginaldo ainda estão por detalhes para assinar com o Vasco. Enquanto ainda comandava as ações no futebol vascaíno, René dizia que o clube ainda poderia agir na janela de transferências de jogadores do futebol do exterior para o Brasil. O técnico Paulo Autuori já deixou claro que o maior reforço do clube até o fim do ano é a regularização de salários em São Januário. O recado é claro: os esforços agora devem ser para conter gastos, reduzir a folha - com empréstimos e vendas dos "encostados" - e contratar só em caso de extrema necessidade.

O clube ainda busca solução para o caso Fábio Lima, que tem contrato com o clube até o fim do ano, mas foi afastado para que o Vasco estendesse o vínculo com o meia. Nos planos da comissão técnica, ainda há espaço para mais um meia, um zagueiro e um goleiro. Ricardo Berna, do Fluminense, e Marcelo Grohe, do Grêmio, foram alguns dos nomes especulados para a posição, mas, por enquanto, não houve avanço nas negociações.

Fonte: GloboEsporte.com