Ricardo Gomes se reuniu com empresários e analisou elenco no 1º dia como diretor-executivo; Lorran treina com grupo

Terça-feira, 11/06/2013 - 10:38

O elenco do Vasco só retorna de folga nesta quarta-feira, mas o trabalho de Ricardo Gomes na nova função começou a todo vapor já na segunda-feira. Agora diretor executivo de futebol do Vasco, o técnico, afastado de suas funções desde o AVC de agosto de 2011, viveu um dia atribulado no departamento de futebol vascaíno. Em reuniões com empresários e com outros profissionais do departamento para análise de elenco, Ricardo já colocou a mão na massa.

Uma das situações que ficaram pendentes no fim da gestão de René Simões, que se despediu do clube no fim da semana passada, a transferência do atacante Romário voltou à pauta. Ricardo recebeu um representante do jogador para discutir a situação do garoto de 21 anos. Afastado da equipe principal há mais de um mês, Romário treina à parte, com Enrico, Thiago Feltri, André Ribeiro e Rodrigo Dinamite - todos ainda sem clube para dar prosseguimento na carreira, já que estão fora dos planos da comissão técnica.

O caso de Romário, que parecia ter um final simples, se complicou. Depois de quase fechada a negociação para o futebol chinês - transação que só não foi selada porque David, ex-Coritiba, não poderia voltar para o Brasil -, as tratativas voltaram à estaca zero. René chegou a pré-fixar um valor de 3 milhões de euros para liberação do atacante, promovido dos juniores no meio do ano passado, mas o preço era considerado alto e acabou que não houve avanço nas negociações pela venda ou até empréstimo do jogador.

Com oito atacantes no elenco, sem contar com Romário, Ricardo, que acumula também o cargo de diretor técnico, reforçou aos seus representantes que a intenção da comissão técnica é, preferencialmente, emprestar o jogador. Há sondagens de clubes da Ásia, da Europa e da América do Sul, mas nada de concreto ainda. Os representantes de Romário saíram da sala com Ricardo Gomes com um documento de autorização do clube para que as negociações continuem.

No encontro, Ricardo recebeu os empresários na sala que antes era ocupada por René, mas ele não deve ficar naquele local.

Como diretor técnico, Ricardo participava diretamente da programação de treinos e do planejamento do elenco. Mas já tinha também um olhar de gestão no departamento. Há cerca de duas semanas viajou para receber homenagem e retribuir o carinho do Benfica, em Portugal, pela solidariedade após o AVC de dois anos atrás. Junto com Cristiano Koehler, também conversou sobre o alongamento do pagamento da dívida por Fellipe Bastos e Eder Luis com o ex-clube, onde foi ídolo como zagueiro e como treinador nos anos 1990.

Jovem lateral

Além do diretor geral Cristiano Koehler, sempre influente nas decisões do futebol, Ricardo terá o apoio de Bruno Coev e Fabio Fernandes, supervisor e coordenador do futebol profissional do Vasco, respectivamente. A dupla vai auxiliar Ricardo em todas as atribuições do departamento. Assim como o técnico Paulo Autuori, que já tem a pretensão de assumir um cargo de gestão dentro do futebol em pouco tempo.

Já no primeiro dia de trabalho no novo posto, Ricardo decidiu convocar um atleta dos juniores para compor o elenco esta semana. Ainda sem Yotún, na seleção peruana, e Nei, lesionado, o lateral-esquerdo Lorran, de apenas 17 anos, treina com o grupo nesta quarta-feira. Ainda nesta terça, a comissão técnica deve definir novos nomes dos juniores para compor o elenco.

Fonte: GloboEsporte.com