Dois anos depois de comandar o time na Copa do Brasil, Ricardo Gomes vira dirigente

Sábado, 08/06/2013 - 10:08

No dia 8 de junho de 2011, Ricardo Gomes comandava o Vasco em sua última grande conquista. Como treinador, conquistou a Copa do Brasil mesmo após derrota por 3 a 2 para o Coritiba no Couto Pereira. Exatamente dois anos depois, ele inicia uma nova etapa em sua marcante passagem por São Januário. Com a demissão de René Simões, será ele o homem forte do futebol cruz-maltino, pelo menos até o fim de 2013.

Entre o título que faz aniversário até a posse como comandante do futebol do Vasco, Ricardo Gomes enfrentou situações que marcaram sua trajetória. No dia 28 de agosto de 2011 ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral à beira do campo durante um clássico contra o Flamengo, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. Naquele momento ele iniciou uma árdua luta pela vida, vencida ainda com algumas sequelas.

Persistente, Ricardo Gomes retomou uma vida normal, apesar de ainda algumas limitações de movimentos e fala. No entanto, jamais deixou de estar próximo do Vasco. A relação foi retomada na reta final do Campeonato Brasileiro do ano passando, quando ele aceitou o convite de Roberto Dinamite para voltar ao clube como diretor técnico. Sua função era coordernar o elenco e trabalhar com a comissão técnica, tendo voz ativa na indicação e aprovação de reforços.

Ao fim de 2012, Roberto Dinamite decidiu demitir o então diretor de futebol Daniel Freitas para contratar René Simões como diretor executivo. Então, Ricardo Gomes passou a ser a figura que indicava os nomes a serem buscados pelo dirigente no mercado e aprovar, ou não, aqueles que seriam oferecidos. Paralelamente, planejava treinamentos e trabalhava diretamente com o técnico Gaúcho na composição tática da equipe.

Mas Ricardo Gomes esteve perto de deixar o Vasco em março, depois de ver Gaúcho ser demitido por René Simões ainda no vestiário do Estádio Raulino de Oliveira após uma derrota para o Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca. Insatisfeito, foi demovido da ideia depois que Paulo Autuori condicionou sua chegada à permanência do diretor técnico em São Januário.

Nos bastidores, comenta-se que Ricardo Gomes teria ficado insatisfeito com algumas decisões tomadas por René Simões. Agora, com um poder mais abrangente – contando com a ajuda do diretor geral Cristiano Koehler –, ele amplia seu vínculo com o Vasco, tendo como missão comandar o futebol bem além das quatro linhas.

Fonte: GloboEsporte.com