Futsal Base: Quadras externas do Vasco interditadas por risco de desabamento do teto; jogos serão no Grajaú

Sexta-feira, 24/05/2013 - 23:32

As quadras externas de São Januário (o complexo desportivo João da Silva) foram interditadas devido a risco de desabamento do teto. Desta maneira, logo na reta final do Campeonato Carioca, o futsal do Gigante da Colina teve que transferir os seus mandos de quadra. A exemplo do que aconteceu com o sub-20, que enfrentou o Casa de España/Botafogo na última terça-feira no ginásio do Grajaú Country Club (bela vitória vascaína por 4 a 3 que assegurou a passagem às semifinais do Campeonato da categoria com a primeira colocação da fase de classificação), os jogos do sub-9 ao sub-17 deste final de semana também passaram para o ginásio do clube da zona norte carioca. Os jogos são validos pela última rodada da primeira fase em todas as categorias, antes que haja os cruzamentos entre os grupos A e B nas quartas de final. O Vasco lidera o seu grupo nas cinco categorias, e só corre o risco de perder a liderança no sub-17.

O ginásio do Grajaú Country é um dos melhores do Rio de Janeiro. Com uma bela estrutura para o público e uma boa quadra (embora pequena, o que pode atrapalhar o Vasco em virtude de os atletas do Bacalhau estarem acostumados a treinar e jogar numa quadra de 40 metros de comprimento, a quadra 3 do João da Silva), pesou para que o Vasco conseguisse transferir seus jogos para lá com tranquilidade o fato de o atual vice-presidente de quadra e salão do clube, Ricardo Leon Haddad, ser ex-presidente do Grajaú. Desta forma, a tendência é de que o Gigante da Colina dispute as partidas com seu mando de quadra no mata-mata no ginásio. Além disso, um detalhe importante é que todas as finais das categorias de base (ida e volta em todas) serão disputadas no Grajaú, e nossos atletas provavelmente já estarão ambientados à quadra.

Curiosamente, justamente clássicos serão disputados nessas categorias neste fim de semana. Infelizmente, longe de São Januário. No sábado, a partir das 15h, Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam nas categorias sub-15 e sub-17. Nesta, o Mackenzie, que nesta última rodada tem um jogo teoricamente mais tranquilo contra o Mello em casa, encontra-se apenas um ponto atrás do Bacalhau (20 a 19). Vencer o Rubro-Negro, portanto, se delineia como de suma importância para a passagem às quartas de final com a primeira colocação e também para melhorar o índice técnico (atualmente igual a 2,2, o terceiro melhor do Campeonato, atrás de Fluminense e ARFAB). Já no domingo, com a liderança do grupo A garantida nas três categorias, o Vasco enfrenta o Casa de España/Botafogo no sub-9, no sub-11 e no sub-13 a partir das 10h. Vitórias serviriam também para melhorar ainda mais o índice técnico das categorias.

De qualquer maneira, embora uma boa saída tenha sido encontrada, nada esconde a verdadeira raiz de todos esses problemas: a ausência do ginásio principal do Vasco da Gama, que está interditado desde 2011. Jogar nas quadras externas já era um grande improviso. A reforma do ginásio vem sendo prometida há muito tempo, e a interdição das quadras externas só torna sua concretização ainda mais urgente.

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco