Apenas 8 clubes conquistaram o Estadual no ano do centenário; Vasco inaugurou a lista, em 1998

Quarta-feira, 22/05/2013 - 06:20

O título veio no último domingo (19), mas até agora o torcedor do Parnahyba comemora a conquista do bicampeonato Piauiense. E é para festejar mesmo: o Tubarão não somente manteve o título de melhor time do Piauí pelo segundo ano consecutivo como o colocou em um seleto grupo: o de campeão Estadual no ano do centenário.

Comandado pelo técnico Paulo Moroni, O Tubarão levantou a taça após empatar em 2 a 2 com o River-PI, no estádio Lindolfo Monteiro. O resultado garantiu o título porque o time do litoral venceu o primeiro jogo por 1 a 0.

Das 66 equipes brasileiras que já completaram 100 anos, apenas oito conseguiram ser campeãs no ano do centenário. O Parnahyba é um deles. No rol, estão quatro times nordestinos, dois cariocas, um paulista e outro gaúcho. No Nordeste, além do Tubarão, estão Vitória (1999), Náutico (2001) e CRB (2012). Vasco (1998), Fluminense (2002), Internacional (2009) e Santos (2012) também levantaram a taça no ano do centenário.

Bicampeão Piauiense, o Parnahyba quer agora entrar em uma lista mais seleta: conquistar um título de maior expressão (nacional ou internacional) no ano do centenário. E, no caso do clube, o título da Série D do Brasileiro. Neste caso, somente um único clube no país com mais de 100 anos conseguiu tal feito. Trata-se do Vasco que, além do estadual de 1998, ainda levantou o troféu de melhor time das Américas, conquistando a Taça Libertadores daquele ano.

- Um dos objetivos já foi alcançado, que era ser campeão no ano do centenário. Mas, vamos atrás de mais– disse José Lima, presidente do Parnahyba.

Na Série D, o Parnahyba irá mandar seus jogos no litoral. Há cerca de um mês, o Estádio Verdinho passou por reparos para receber a partida contra o ABC. Enquanto isso, o Estádio Municipal Mão Santa também deve ser reformado. O azulino caiu no grupo A2 ao lado do Gurupi (TO), Maranhão (MA), Salgueiro (PE) e Ypiranga (AP). O time estreia no dia dois de junho contra o Salgueiro.

Fonte: GloboEsporte.com