Remo: Técnico Marcelo Neves e remadores comentam a participação do Vasco na 2ª Regata do Estadual

Quarta-feira, 22/05/2013 - 12:43

Já é sabido por todos as dificuldades vividas pelo remo do Club de Regatas Vasco da Gama. Indo do topo a quase o fundo do poço em poucos anos (de campeão brasileiro em 2009 a terceira força do remo carioca, chegando a ficar com oito meses de ajudas de custo aos atletas atrasadas, o que resultou na perda da maioria dos atletas de ponta que o clube possuía), o Vasco no Campeonato Estadual de 2013 concentra-se no trabalho nas categorias de base. Tendo isto em vista em primeiro plano, em detrimento da obrigação de bons resultados que traz o peso de 46 títulos na competição, pode-se dizer que os resultados vascaínos na segunda regata disputada, realizada na manhã do último domingo (19/05) no Estádio de Remo da Lagoa, satisfizeram os profissionais do Departamento de Remo do clube. Das cinco provas que o Bacalhau disputou (das 13 constantes do calendário, o que é emblema da fase atual, ao contrário de Botafogo e Flamengo, que marcaram presença em todas as provas), a agremiação obteve duas vitórias, um segundo, um terceiro e um quarto lugares, sendo que a estimativa inicial enunciava que somente a vitória no Junior B era esperada. Além disto, o que comprometeu o resultado final da regata, o Vasco, com a desistência da dupla argentina multicampeã formada por Ariel Suárez e Cristian Rosso do double skiff aberto, perdeu uma vitória que era tida como certa, considerando que a dupla ficou com a quarta colocação nesta mesma prova nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Além disso, a dupla de atletas master feminino que não tinha perdido uma prova sequer desde que consta do calendário (Katia e Claudia Alencar, irmãs gêmeas) ficou de fora, fazendo que uma dupla mais nova e menos experiente disputasse a prova.

O que mais agradou à comissão técnica e faz com que o resultado, embora infinitamente aquém das tradições do clube, esteja dentro do esperado foi que a vitória esperada no Junior B se concretizou, embora não com o atleta esperado, além dos bons resultados na categoria de aspirantes, que propiciou até uma vitória que não estava nos prognósticos. Em termos de pontuação, a participação do Vasco esteve estável em relação à primeira regata. Descontando a pontuação das categorias master e infantil, que não contam para o Campeonato, os vascaínos marcaram 26 pontos, contra 28 na primeira oportunidade, totalizando 54 pontos (extremamente consolidado na terceira colocação, muito atrás do primeiro pelotão e muito acima dos clubes da parte de baixo das tabela). O Botafogo foi novamente campeão da regata, abrindo boa vantagem na disputa pelo Campeonato (174 a 139). O clube alvinegro venceu a regata com boa vantagem também (99 pontos, contra 86 do Flamengo e 33 do Vasco, lembrando que é descontada a pontuação das categorias infantil e master). Em contato exclusivo com o Blog CRVG – Em Todos os Esportes, o treinador do remo do Vasco da Gama, Marcelo Neves, comentou a participação do clube na 2ª regata do Estadual e, baseando-se no trabalho da base, projetou o futuro:

- O resultado foi muito positivo na base. Reforça que estamos no caminho certo, que devemos continuar trabalhando nesse sentido. A gente só tem que aumentar a nossa quantidade de atletas. Aí volta ao que eu falei na semana: com todas as possibilidades que estão para acontecer no clube (o aumento do número de bancadas para a iniciação, a melhora da musculação), isso tudo vai nos dar uma capacidade muito maior na formação de atletas. Isso é importantíssimo, porque lá na frente, para 2014, se a gente voltar a conseguir bons recursos financeiros, nós temos como repatriar os nossos atletas para correr nas categorias de cima e nos reforçar com outros que venham que estejam se destacando e complementar com essa base de trabalho. Então o objetivo é exatamente esse: sempre estar e pensar de uma maneira positiva e não interessa a crise. Somos sabedores de que as dificuldades são muito grandes, que a gente ainda tem um caminho muito longo pela frente, mas não vai faltar trabalho. Essa é garantia que a gente tem que ter – afirmou Marcelo, esperançoso.

É um fator a ser ressaltado a organização dessa regata. A Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (FRERJ) conduziu muito bem o dia de provas, com todas elas começando pontualmente e sem problemas nas cerimônias de premiação e com arbitragem. Isso repete o que já havia ocorrido na primeira disputa, em 24 de março. No próximo domingo (26/05), será a realizada a primeira regata Remo do Futuro, organizada pela FRERJ e que reúne os atletas das escolinhas dos clubes em competição.

Para começar o dia de provas, duas que não continham atletas do Vasco da Gama. Primeiramente, o 4 com sub-23, categoria na qual o Bacalhau possui apenas dois atletas. O vencedor foi o Clube de Regatas do Flamengo, com o Botafogo de Futebol e Regatas ficando com a segunda colocação. O barco B do Flamengo completou o pódio. Em seguida, em prova que só tinha dois barcos na disputa, o Botafogo conquistou sua primeira vitória de muitas no dia no 2 com peso leve, superando o Flamengo.

Chegou a hora da maior expectativa vascaína para o dia de provas: o single skiff Junior B. O Vasco foi para a disputa com dois barcos: Igor Nunes Cunha e Thiago Francisco da Silva. Na primeira regata, os dois atletas compuseram o double skiff que venceu com larga vantagem sobre os adversários. Embora Thiago seja um atleta com grande potencial, é o seu primeiro ano disputando provas oficiais; já Igor é mais experiente, tendo mais provas disputadas em sua carreira. Nos treinos antes dessa regata, quando os atletas foram separados (pela primeira vez Thiago tinha essa experiência no single skiff), Igor sistematicamente levava vantagem sobre seu companheiro. A expectativa era de vitória dele, com Thiago buscando uma vaga no pódio, quem sabe fazendo uma dobradinha com seu companheiro de categoria. Entretanto, o que se viu na prova contrariou todos os prognósticos: Igor largou muito mal, alegando problemas com marola. Ficou para trás, desistindo, com o fim das chances de vitória, já bastante abatido, de galgar melhores posições. Inclusive, ele esteve inconsolável depois da prova, chorando bastante na garagem e sendo consolado por todos. Entretanto, para compensar para o Vasco da Gama, Thiago surpreendeu e fez uma prova magnífica. Na segunda prova de sua carreira e pela primeira vez competindo sozinho no barco, o vascaíno tirou as dificuldades com o pé nas costas e, depois de muito empenho nos treinamentos entre as regatas na nova experiência, conquistou sua segunda vitória em duas provas disputadas. Thiago fez uma disputa muito equilibrada com um barco botafoguense, inclusive começando atrás, mas fez a ultrapassagem e manteve a liderança para conseguir essa importante vitória. Botafogo e Flamengo, respectivamente, completaram o pódio. O vice-presidente de desportos náuticos do Vasco, Paulo César Mahomed Alli, entregou a premiação desta prova, com Thiago empunhando com orgulho o pavilhão cruzmaltino. O hino do Vasco era tocado no Estádio de Remo pela primeira vez no dia. Thiago estava radiante, e, com exclusividade ao Blog CRVG – Em Todos os Esportes/SuperVasco, que esteve presente na Lagoa acompanhando o remo vascaíno, comentou que não esperava a vitória:

- Eu achei uma prova muito interessante porque foi a minha prova no single skiff. Eu achei até que não iria conseguir porque foi a minha primeira, mas acabou dando tudo certo, eu acabei resistindo até o final e consegui levar essa vitória para o Vasco. E até foi uma boa para poder dar mais iniciativa para todos os outros, para levantar o clube um pouco com essa vitória.

Para finalizar, Thiago falou como está sendo essa experiência no single skiff, além de projetar o restante do campeonato do Junior B, para o qual o Vasco é favorito:

- Está sendo uma experiência muito boa, estou começando a domar mais o barco, que é meio que difícil. Estou começando a me safar, estou indo muito bem, estou achando muito legal. A próxima prova do junior B é four skiff, ainda não está certo os quatro remadores, mas o técnico está lutando para poder colocar um remador muito bom para a gente vencer essa prova de novo. Junior B esse ano é Vascão, Vascão, Vascão sempre!

O treinador Marcelo Neves comentou essa prova, festejando demais a prova sensacional de Thiago Francisco:

- Nós viemos para a regata, como eu já havia comentado nessa semana anterior, com a expectativa de uma vitória. E essa vitória seria na categoria de junior B com o atleta Igor, e o que aconteceu foi o seguinte: o Igor teve problemas no decorrer da prova, não conseguiu fazer a sua melhor performance e acabou que o nosso barco B foi o vitorioso. Com uma garoto que tem menos de um ano de remo desde o início na pré-equipe. Então foi uma surpresa muito boa para nós. O trabalho já dando frutos, um trabalho por um período muito curto já dando frutos para a gente.

Marcelo ainda explicou os problemas que aconteceram com Igor na prova. Ele era o grande favorito para a prova, mas teve muitos problemas e, ao desistir de galgar melhores posições, terminou na última colocação.

- O Igor alegou um problema de marola, mas acredito que hoje ele não se portou bem. É normal nessa idade, um garoto com quinze anos. Ele um dia ele está menos concentrado, um dia está menos preparado. É muito mais fácil acontecer esse tipo de coisa nessa categoria do que nas categorias de cima, porque nestas o atleta é mais experiente, tem mais tempo de competição, é mais tarimbado. Esse tipo de coisa acontece, esse acidente de percurso acontece. Ainda bem que tínhamos o barco B para garantir o resultado.

Na sequência, foi disputado o four skiff feminino da categoria aspirantes, sem participação do Vasco. Nesta prova, dobradinha rubro-negra, com o Botafogo ficando com a terceira colocação. Logo depois foi disputado o 2 com para aspirantes, e o Vasco tinha expectativa de um bom resultado para a prova, embora não fosse favorito. Todavia, rivalizou barco a barco com o Botafogo, terminando, após uma belíssima prova que o público teve a oportunidade de assistir, com a segunda colocação. Matheus Cardoso da Silva Paulino, Brenner Chagas de Mello e Bruno Henrique Ferreira de França compuseram a guarnição do Gigante da Colina e subiram ao pódio com a bandeira vascaína. O terceiro lugar ficou com o Flamengo.

Na sequência, foi disputado o single skiff feminino aberto. Como já era esperado, a multicampeã Fabiana Beltrame, atleta do Flamengo, venceu a prova com extrema facilidade. A segunda colocada também era atleta rubro-negra: Beatriz Cunha. A alvinegra Bianca Miarka completou o pódio. Na sequência, no double skiff infantil, o Vasco foi representado pelos atletas Flavio Gabriel Soares Caixa e João Gabriel Heizer. O Vasco largou mal, mas reagiu no decorrer da prova, chegando a brigar com o Rema Campos pela terceira colocação. Entretanto, uma “enforcada” na remada de um dos atletas vascaínos prejudicou, e o Bacalhau ficou com a quarta colocação nesta prova, única das cinco provas que disputamos na qual ficamos fora do pódio. Marcelo Neves reprovou o desempenho, mas reiterou a importância desta categoria, embora não valha pontos para o campeonato:

- O double infantil é como eu havia falado: é uma prova, por ter um período muito curto dentro da categoria, a renovação é feita a todo momento. Então é uma prova importantíssima apesar de não valer para o campeonato. Ela representa o Junior B do ano que vem. É importantíssimo o trabalho na categoria, temos que enfatizar mais isso. O resultado não foi bom nessa categoria, temos que melhorar para as próximas.

Logo depois, a prova na qual residiu a maior tristeza vascaína. Era uma vitória dada como certa no double skiff aberto. Os argentinos Ariel Suárez e Cristian Rosso são referência mundial nessa prova, tendo quase medalhado em Londres 2012. Entretanto, uma grave infecção de Ariel que está em fase final de recuperação impediu que o Vasco fosse representado na prova, já que o Bacalhau não possui, além dos dois, outro atleta da categoria sênior A. Com isto, caminho aberto para a vitória alvinegra e, portanto, uma mãozinha indireta do Vasco para o clube alvinegro em sua forte disputa com o Flamengo. Depois, foi dada a largada para o 4 sem sub-23, novamente sem atletas do Vasco. Numa prova emocionante, o Flamengo largou bem, com vários barcos na frente. Entretanto, numa bela arrancada que prendeu a atenção do público, o Botafogo ultrapassou na reta final para alcançar a vitória. O barco B do Flamengo completou o pódio.

Na sequência, mais uma prova na qual o Vasco tinha expectativa. Novamente, não para vitória. Mas o atleta Vinícius da Silva Marques, que, assim como Thiago no Junior B, tem pouco tempo de prática do remo, surpreendeu e fez uma excelente prova, liderando de ponta a ponta. Na reta final, o barco do Botafogo guiado por Daivid Faria de Souza chegou a encostar, disputando remada a remada nos últimos metros de prova com Vinícius. A prova levou o público presente a muita emoção, mas a vitória vascaína aconteceu, com Vinícius mantendo o ritmo de prova nos últimos metros mesmo com a forte tentativa de atropelamento por parte do botafoguense. A outra guarnição vascaína, com Matheus Freitas de Souza, ficou na sexta colocação. Novamente com a bandeira no pódio e hino do clube sendo tocado, o diretor de remo do Vasco, Joaquim Oliveira, efetuou a premiação. Vinícius comentou sobre a prova, com exclusividade ao Blog CRVG – Em Todos os Esportes/SuperVasco, e prometeu muito treinamento até a próxima regata (o Vasco está forte nos aspirantes, dando até para pensar em vencer a categoria, embora a falta de uma boa equipe feminina atrapalhe bastante os planos):

- Eu remei bem, ontem teve a eliminatória e também fui bem. Foi difícil, queimei um pouco, mas com muito treino a gente conseguiu vencer essa prova. Para o restante do campeonato é só treinar e ter cabeça que a gente vai ganhar. É muito treinamento – enfatizou Vinícius, bastante feliz após a premiação.

Marcelo Neves comentou, com exclusividade a nossa reportagem, os bons resultados na categoria de aspirantes: embora não tenha disputado o four skiff feminino, obteve bons resultados masculino – 2ª colocação no 2 com e vitória no single skiff:

- Eu também havia falado que teríamos duas provas na categoria de aspirantes, em que não éramos favoritos. No meu pensar essa categoria não tem favorito, é muito rotativa em função de na quarta vitória o atleta perder a condição de aspirante. Então há uma renovação muito rápida nessa categoria. E nós tivemos um primeiro lugar com o Vinícius, que também, como o Thiago, tem um tempo muito pequeno de remo. Já veio com a primeira vitória. E o segundo lugar com o 2 com, chegando à frente da Escola Naval e brigando barco a barco com o Botafogo pela vitória – comemorou Marcelo.

Logo depois, foi disputado o double skiff master feminino. O Vasco nunca havia perdido essa prova desde que ela entrou para o calendário das regatas da FRERJ, mas, por motivos pessoais, as atletas Katia e Claudia Alencar (irmãs gêmeas) não puderam disputá-la. Beatrice Lima e Kelly Banholi substituíram-nas. O desempenho foi bom, tendo ficado com a terceira colocação. Após largar mal, ficando na quarta colocação, a dupla vascaína fez uma reta final de prova muito boa. Numa bela arrancada, ultrapassaram a guarnição botafoguense e chegaram a emparelhar com o barco B do Flamengo nos últimos metros, mas não o suficiente para fazer a ultrapassagem antes da linha de chegada. O Flamengo fez dobradinha nesta prova. Com exclusividade a nossa equipe, Marcelo Neves comentou sobre essa prova e frisou a importância dos atletas dessa categoria na garagem:

- O master nós perdemos nossas duas principais atletas, as gêmeas. Mas eu ainda vou tentar convencê-las a retornar no futuro. É uma prova em que eu normalmente falo aos atletas: eu acho que o master, até por não valer pontos para o campeonato, é uma categoria em que o atleta tem que vir para cá e, se ganhar, sair para beber para comemorar, e, se perder, sair para beber para esquecer. Eu encaro o master dessa maneira. São pessoas que são importantes dentro da garagem porque ajudam financeiramente a nós. Os dois últimos ergômetros que compramos, por exemplo, foi com dinheiro vindo da ajuda dessa categoria. E eles são um exemplo dentro da garagem. A gente sempre vai ter um carinho muito grande por essa categoria.

Para finalizar o contato exclusivo com o Blog CRVG – Em Todos os Esportes/SuperVasco após a regata, no box do Vasco no Estádio de Remo da Lagoa, Marcelo Neves já começou a projetar a terceira regata do Campeonato Estadual, que está prevista para ser disputada no dia 16 de junho, falando sobre provas as quais ele vislumbra a possibilidade de bons resultados. Ele falou sobre o four skiff do Junior B, categoria na qual o Vasco é favorito para conquistar, mas nessa prova tem problemas em virtude da carência de atletas (nessa prova completará o barco com atletas mais inexperientes), o four skiff aberto, que pode ter o reforço da dupla argentina, o oito do Junior A etc.:

- Temos quatro atletas nessa categoria [Junior B], atletas novos também, que vão começar a competir a partir daí. Temos esses atletas, vamos trabalhar para isso. Na categoria de aspirantes é um four skiff, acho que também a gente vai conseguir se representar muito bem nessa prova. Os atletas vão disputar vaga, tem uns três ou quatro lá dentro que vão disputar vaga, além dos quatro que disputaram hoje. E temos um oito de junior que também a gente vai tentar uma boa participação nessa prova. Nós dependemos ainda da recuperação do nosso remador argentino para o four aberto. Nós temos atletas novos, temos os dois atletas sênior B que podem compor esse barco. Mas no conjunto os outros clubes estarão em vantagem nessa categoria, porque tem atletas muito mais experientes – emendou Neves.

Para finalizar o dia de provas, duas provas definiram o vencedor da regata. Aliás, um imprevisto na penúltima prova do dia, o four skiff aberto feminino, praticamente garantiu o título da regata ao Botafogo antes mesmo da última prova. O Flamengo era favorito para a prova, mas uma das atletas rubro-negras teve problemas e perdeu seu remo, comprometendo peremptoriamente o resultado. O Botafogo venceu com facilidade (só tinha os dois barcos na prova), com o barco rubro-negro cruzando a linha de chegada minutos depois.

Para finalizar o dia de provas e ratificar o título alvinegro, uma das provas mais bonitas do remo: o 8 com peso leve. Só tinham dois barcos na prova, e Botafogo e Flamengo estavam muito próximos até a reta final, quando o barco alvinegro disparou para cruzar a linha de chegada com uma boa vantagem. Festa do Botafogo na área de premiação: o clube alvinegro está cada vez mais próximo de quebrar um longo tabu. Desde 1964, portanto, há praticamente 50 anos, um clube sem ser Vasco da Gama ou Flamengo fatura o Campeonato Estadual de remo. Parece que estamos diante de uma quebra de um longo tabu.

Classificação final completa da 2ª regata do Campeonato Estadual de Remo de 2013:

1) Botafogo de Futebol e Regatas, 99 pts
2) Clube de Regatas do Flamengo, 86 pts
3) Club de Regatas Vasco da Gama, 33 pts
4) Rema Campos, 9 pts
5) Escola Naval, 7 pts
6) Clube de Regatas Piraquê, 4 pts
7) Clube de Regatas Loureiro, 3 pts
8) Clube de Regatas Guanabara, 2 pts

Classificação do Campeonato Estadual de Remo de 2013 após duas regatas (principais clubes):

1) Botafogo de Futebol e Regatas, 174 pts
2) Clube de Regatas do Flamengo, 139 pts
3) Club de Regatas Vasco da Gama, 54 pts

Thiago Francisco da Silva, no pódio, ao lado do vice-presidente Paulo Cesar Mahomed Alli, após vencer o single skiff Junior B


Thiago Francisco chega ao box do clube após sua brilhante vitória


Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco