Carlos Alberto será julgado por doping pelo TJD/RJ na próxima 4ª-feira, 22 de maio

Sexta-feira, 17/05/2013 - 19:28

O TJD/RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) marcou nesta sexta-feira a data do julgamento do meia Carlos Alberto pelo doping constatado após a vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense, no dia 2 de março. O jogador do Vasco será julgado na próxima quarta-feira, dia 22 de maio, a partir das 13h, e pode pegar até dois anos de suspensão.

A audiência acontecerá na Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O exame antidoping do atleta deu positivo para Hidrocloratiazida (diurético que combate a hipertensão arterial) e Carboxi-Tamoxifeno (tipo de hormônio), que também podem mascarar a utilização de outras substâncias.

O Vasco não fala abertamente sobre a estratégia de defesa, mas o jogador vai alegar erro na confecção de medicamentos ortomoleculares por parte da farmácia de manipulação Silvestre. Carlos Alberto deve argumentar que não sabia da presença das substâncias no medicamento ingeridos frequentemente com autorização do departamento médico do Vasco.

A defesa é a mesma utilizada pelo nadador Cesar Cielo, em 2011. Flagrado com Furosemida, o atleta usou o argumento em julgamento na CAS (Corte Arbitral do Esporte) e recebeu apenas uma advertência. Já Dodô não teve a mesma sorte e foi suspenso por dois anos pela instituição após alegar a chamada contaminação cruzada.

Preventivamente suspenso, o camisa 10 não participa do amistoso contra o Figueirense, sábado, às 16h, em Florianópolis, que marca mais uma etapa da preparação do Cruzmaltino para o Brasileiro.

Fonte: UOL