Por onde passou, Autuori conquistou títulos quando teve tempo para trabalhar

Quinta-feira, 16/05/2013 - 20:35

Dizem que confiança se ganha com o tempo. Partindo desta ideia, a torcida do Vasco pode acreditar no time deste ano. O que apoia a tese é o retrospecto de Paulo Autuori. Todas as vezes que o treinador teve tempo para montar e estruturar uma equipe, obteve ótimos resultados.

A primeira grande glória da carreira de Autuori foi em 1995. Na ocasião, ele comandava o Botafogo e chegou ao título do Campeonato Brasileiro, com uma equipe que não tinha grandes credenciais para ser campeã.

O ex-zagueiro Gottardo, que foi consultado pela diretoria do Botafogo para a contratação Paulo (ele havia sido jogador do técnico no Marítimo, em Portugal) contou que a filosofia esportiva de Autuori tende a render mais quando há tempo para trabalhar.

- Eu estava no São Paulo no início daquele ano (1995). Mas já estava certo para voltar. A diretoria do Botafogo me ligou e perguntou sobre o Paulo (Autuori), eu falei que ele era bom, que seria uma boa contratação. O Paulo tem ideias bem definidas, conceitos e ele passa isso para os atletas. Quando ele forma um elenco, com tempo, consegue trabalhar jogador por jogador, dando chance para todos. Sem exclusão. Todos terão oportunidades. Trabalhando com mais calma, isso fica mais fácil, já que ele tem boas ideias de trabalho - disse Gotardo, que também é técnico e garante que segue os métodos de Autuori.

Gottardo ainda lembrou que as contratações indicadas por Paulo sempre se encaixam bem no elenco que ele já trabalha. O ex-zagueiro frisou a chegada de Donizete, vindo do Tecos de la UAG (MEX).

- Ainda estava no São Paulo, quando soube da contratação do Donizete (que teve o aval de Autuori). Falei para o Palhinha, que com o Paulo e o Donizete, não sabia se o Botafogo seria campeão, mas iria brigar pelo título - recordou.

No cruzeiro de 1997, não foi diferente. Assumindo o time no início do ano, Paulo estruturou a equipe que conquistou o Campeonato Mineiro e a Taça Libertadores ao longo da temporada.

Para chegar ao título sul-americano, a Raposa bateu adversários tradicionais e tratados como favoritos, como Grêmio e Colo-Colo (CHI).

O time do Cruzeiro que faturou a Liberta de 1997 ficou por muito tempo sendo lembrada como um grupo sem grandes estrelas, mas comandado por um técnico que implantou suas ideias e definiu um padrão de jogo vitorioso.

Com o Vasco, Autuori ainda terá mais nove dias livres para treinamentos até a estreia da equipe no Campeonato Brasileiro. Neste sábado será realizado um amistoso contra o Figueirense, em Florianópolis.

Fonte: Lancenet