Juniores: Vasco não descarta negociar Matheus Índio, afirma diretor da base

Quarta-feira, 15/05/2013 - 13:40

Camisa 10 da Seleção Brasileira no último Campeonato Sul-Americano sub-17, o meio-campo Matheus Índio é considerado atualmente o jogador mais promissor do Vasco da Gama. O atleta chegou a ser titular do time de juniores na última Copa São Paulo. Na oportunidade, o jovem ainda não havia completado 17 anos de idade.

As boas atuações com camisa vascaína nos últimos anos fizeram com que o jovem passasse a ser cobiçado por outros clubes. No início da atual temporada, Índio chegou a realizar uma semana de treinamentos no Arsenal (ING) e há quem diga que o time de Londres o observou de perto no último Sul-americano. A equipe inglesa, porém, não é a única que está de olho na promessa cruzmaltina:

- Um dos nossos objetivos na base é o de colocar todo ano jogadores na vitrine, como foi o caso agora do Índio, que foi fazer alguns treinos no Arsenal. Ele vem sendo pretendido por outros clubes - revelou Manoel Pereira, diretor não-remunerado das categorias de base, ao programa "Só dá Base".

A cobiça de outros clubes tem deixado o torcedor vascaíno apreensivo, pois muitos temem que Matheus deixe São Januário sem atuar ou tendo feito apenas poucos jogos no time profissional, algo que aconteceu recentemente com Phillippe Coutinho, que hoje brilha com a camisa do Liverpool.

O medo de perder a promessa tem feito alguns adeptos pedirem a promoção imediata do jovem para o time profissional, algo que não foi descartado por René Simões, embora o diretor-executivo das categorias de base, Mauro Galvão, acredite que os compromissos com a Seleção dificultarão essa intenção das pessoas que comandam o plantel principal.

Com contrato até 2015, Índio só deixará São Januário se uma boa proposta for feita. Segundo o diretor não-remunerado das categorias de base, Manoel Pereira, a situação financeira do Vasco não permite que o clube recuse ofertas por seus atletas, sendo eles da base ou do profissional:

- Eu vou ser honesto. Não gostaria de falar isso, pois gostaria que o Vasco fosse um clube financeiramente estável e que a gente pudesse dizer que não precisamos vender nenhuma promessa. Mas hoje isso não é uma realidade. Esses jogadores possuem contrato em vigor, mas se aparecer uma proposta tentadora não tem como recusar. Nós hoje precisamos vender jogadores para suprir as necessidades financeiras do clube. Existe sim a chance. O Índio é um jogador que vem sendo sondado por outros clubes, inclusive do exterior. Ele teve recentemente na Inglaterra fazendo treinamentos no Arsenal e foi logo na sequência na Seleção Brasileira. Não é a nossa vontade, mas pode existir a necessidade de em algum momento vender um atleta desse - afirmou ao programa "Só dá Base".

Especulações à parte, o fato é que Matheus Índio estará em campo no próximo sábado (18/05) com a equipe juvenil. Os "Meninos do Sub-17" enfrentarão o Bangu pelo Campeonato Carioca. Uma vitória pode colocar o cruzmaltino na liderança do grupo A.

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco