Juniores: Dirigentes da base querem montar time para disputar títulos no 2º semestre

Quarta-feira, 15/05/2013 - 13:24

A categoria juniores do Vasco vem sendo bastante criticada pelos torcedores nos últimos tempos. Isso porque após conquistar o Torneio OPG em 2009 e o Campeonato Carioca em 2010, o time sub-20 não conseguiu obter nenhum resultado expressivo e acabou sendo eliminado precocemente nas principais competições que disputou. A prova maior disso foi o Estadual 2013, onde o cruzmaltino não conseguiu avançar de fase em nenhum dos dois turnos.

Apesar do desempenho ruim em termos de resultados, a direção da base vascaína enxerga evolução no trabalho desenvolvido. De acordo com diretores, dentre eles Mauro Galvão, o Gigante da Colina evoluiu bastante na categoria juniores desde a chegada do técnico Sorato. A avaliação, porém, é a de que o sub-20 poderia ter feito melhores campanhas nos últimos torneios que disputou, como a Copa São Paulo e o Campeonato Carioca.

Para impedir novos insucessos, o Vasco tem utilizado as férias forçadas para avaliar o elenco e buscar formas de deixá-lo mais qualificado. A contratação de novos jogadores e a promoção de alguns atletas do juvenil estão sendo estudadas, pois a ideia da diretoria é a de montar um time que possa brigar pelos títulos do Torneio OPG e da Taça Belo Horizonte:

- A expectativa do Vasco é montar equipe para vencer essas competições. Essa é a vocação natural do Club de Regatas Vasco da Gama. Estamos atentos ao que está acontecendo no juvenil, mas não podemos ter pressa com os jogadores. Tudo tem seu tempo e depende da maturação física de cada atleta. Cada um dele possui o tempo de maturação física especifica e aqui nós não iremos queimar etapas. Não vamos expor um atleta do juvenil a uma situação desconfortável no Juniores e a um confronto físico desconfortável. Estamos olhando para o juvenil e olhando para o mercado. O treinador Sorato está atento a tudo isso, assim como o Vasco, que vem observando as competições que ocorrem no interior de Minas, no interior de São Paulo e em outros lugares. Aos poucos nós vamos chegar a um elenco que pode representar dignamente as tradições do Vasco da Gama. Se nesse período algum atleta do juvenil ficar pronto para jogar no Juniores, nós os colocaremos. Fizemos isso no ano passado com o Índio e o Danilo e com o goleiro Gabriel. A qualidade no futebol é determinante e é essencial. Se a gente tiver algum atleta do juvenil se destacando e com qualidade para jogar, ele vai ser utilizado - disse Mário Reigota, gerente da Área Técnica das categorias de base, ao programa "Só dá Base".

Diretor da base pede paciência

Diretor não-remunerado das categorias de base do Vasco, Manoel Pereira pediu para que a torcida vascaína tenha um pouco de paciência com a categoria juniores. Segundo ele, ainda irá demorar um pouco para o cruzmaltino voltar a brigar por títulos, pois as mudanças que estão acontecendo não vão surtir efeito num curto espaço de tempo. Pereira lembrou que o objetivo maior do departamento de futebol amador é colocar atletas no time profissional:

- Eu peço a torcida muita paciência com o juniores. Isso porque nós tivemos que dispensar trinta e cinco jogadores por motivos nocivos ao Vasco. Depois começamos com o Sorato um trabalho diferenciado e nós tínhamos seis atletas da base no profissional. Agora o René Simões e o Autuori nos pediram três atletas e mandamos o Thalles, o Baiano e o Fábio Lima. É isso que é a base. Ela é um celeiro de jogadores para o profissional. Não importante se aqui embaixo nós vamos ter problema no campeonato e não vamos vencê-lo. Eu tenho certeza que se fizeram uma pesquisa perguntando ao torcedor se ele quer títulos na base ou jogadores para jogar no profissional, a segunda opção irá vencer - afirmou Manoel Pereira, diretor das categorias de base, ao programa "Só dá Base".

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco