Rubens Lopes, presidente da FFERJ, faz avaliação positiva do Campeonato Estadual 2013

Segunda-feira, 06/05/2013 - 09:13

Em exclusiva para a SUPER RÁDIO TUPI, no GIRO ESPORTIVO,o presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, fez umbalanço do campeonato Carioca de 2013, vencidopelo Botafogo por antecipação. Para Rubens, o campeonato, no quesito organizaçãomereceu nota dez, mas por outro lado, o que deixou a desejar foi o público. O Presidente também falou das criticas ao calendário de futebol Brasileiro, e sobre jogos no maracanã antes da Copa das Confederações.

“Gostaria de parabenizar o botafogo, pelo campeonato e acho que muito merecido, o Botafogo foi um clube que valorizou o campeonato do inicio ao fim, deu importância a competição e acho que nada mais justo que tenha conquistado o titulo estadual mais uma vez. Evidente que também não podemos também deixar de citar a participação do fluminense porque ninguém chega numa final de graça, por nada, a não ser por competência, e o Fluminense das demonstrações disso. Em termo de organização o Campeonato tirou nota 10, em temo de presença de publico, deixou a desejar, não só pra mim, mas a clube a federação, imprensa da mídia, então foi efetivamente um ponto que merece ser trabalhado para melhorar, acredito que com a volta do maracanã, isso possa ser resolvido”.

Calendário do futebol Brasileiro

“Todo mundo fala de calendário Europeu, o calendário de lá só é assim por conta de condições climáticas, não há nenhuma outra justificativa, ou outro elemento que possa ser apresentado em função daquele calendário. Temos mania de copiar sem nenhuma analise com fundamento, sem elementos técnicos, estatísticos, vamos mudar, todo mundo fala em mudar, mas ninguém sabe o porquê, Não sou impermeável as mudanças, as mudanças que fazem o progresso, senão estaríamos ainda na idade da pedra, sou favorável as mudanças, mas não pode ser na base do “acho”, as pessoas tem que emitir parecer, e parecer tem que ter fundamento, havendo alguma proposta que sinalize um aumento de probabilidade, rentabilidade, atividade, ou visibilidade, que são os três pilares necessários ao clube, não há porque de não fazer uma mudança”

Motivos que influenciam no afastamento do público no Carioca

“Alguém querer negar, que a ausência do maracanã não tem influência, que existem horários inadequados, quererem dizer que a violência, preço do ingresso, o local que vai ser desenvolvido o espetáculo, o artista que vai se apresentar não interfere (no público), como nós podemos querer um campeonato público num espetáculo que o artista é desconhecido. Um clube vive de ídolos, as torcidas dos quatro grandes clubes precisam de ídolos, se um clube não tiver ídolo a presença pra assistir um espetáculo, no qual ele vai participar, ele será a quem do que possamos imaginar, Tendo craques, atletas de ponta, que justifiquem você sair do conforto da sua casa, pra vencer a sensação de insegurança que é pegar um ingresso caro, um produto dentro do estádio que é mais caro que o mercado externo, você não ter local pra estacionar, tudo isso são fatores e variáveis que devem ser levadas em conta quando se fala numa mudança do campeonato”.

Jogos no Maracanã antes do amistoso Brasil x Inglaterra

“Nós temos insistentemente atuado nesse sentido para que o estádio seja liberado, pra essas competições, não vejo nenhum motivo significativo, existem alguns importantes, como por exemplo, um jogo com duas camisas, temos hoje uma dificuldade, até porque só está pronta a entrada da rampa do Beline, a da UERJ, não ta nada pronta, ta um canteiro de obra e isso é preocupante. Mas por outro lado, jogo de uma camisa só, que só tem uma torcida, por exemplo, jogo que o Flamengo tem na Copa do Brasil agora, o número de torcedores adversário é extremamente insignificante ao da torcida do Flamengo, o Fluminense também na Libertadores, podia muito bem jogar, pois o número de torcedores adversários que também virá para o jogo não é muito significativo”.

Fonte: Super Rádio Tupi