Manuel Santos, vice de patrimônio, fala sobre melhorias no Estádio de São Januário

Quinta-feira, 02/05/2013 - 13:37

O programa Só dá Vasco recebeu na última terça-feira (30/05) o vice de patrimônio do Vasco, o senhor Manoel Santos. Na oportunidade, o profissional revelou algumas melhorias que estão para ocorrer no Estádio de São Januário.

Confira a transcrição da entrevista:

Conectividade e acessibilidade do projeto da Tim:

A gente o ano passado, fechamos o contrato a tim, com a parte de marketing, e todas as conversastiveram uma parcela de valores dentro do clube no qual dividimos em varias áreas para assim o clube todo ter acesso ao wifi da tim. Nos conseguimos obter um valor tanto no plano de celular tanto no do clube em geral com um bônus onde instalaram um equipamento interessante em termos de telefonia. Um link de 10 megas antes agora passou para um de 30, de maneira que hoje tentamos interligar tudo no Vasco, a Sede do Calabouso não tinha hoje acesso e hoje tem, então interligamos em todas as nossas sedes.

Demorou o acesso, q tínhamos um outroproblema pois a empresa da tim tinha contado com outro estadio, onde tinha uma negociação mais não deu certo e hoje nos temos a vantagem da intenet para ajudar também a imprensa e tambémaos próprios vascaínos que com todos acessando isso por tablete, nootbook, tendo esse acesso a todo clube.

Queremos expandir isso, para ter acesso nas cabines de radio, no setor prêmio, musculação.e a partir do meio do ano pode ter acesso ao ginásio, estacionamento, na parte que está fechada de natação, mas o importante é você entrar com o celular e acessar, e se cadastrar a primeira vez e aí poder ter acesso tranqüilo, o que vai sendo na hora do jogo, durante e após, um link de 300 megas para estar oferecendo de forma gratuita ao vascaíno, e quem tem Tim ,terão algumas vantagem, mas o importante é o vascaíno ter acesso em todo estádio.

O marketing vai tentar integrar juntamente com a TIM a utilização de mídias sociais tanto no telão, nos pontos de referencia do clube para poder usar das mídias sociais e só estar dando ao vascaíno esse acesso ilimitado.

Estreia do acesso a internet em São Januário:

A estreia será juntamente com a estréia do time no Brasileiro, dia 26 contra a Portuguesa. Poderia ser antes, mas como não vamos ter grandes coisas dento do clube, já que estamos fora das finais, então optamos por fazer na esteia e até será melhor para termos mais um tempo e poder revermos tudo. O marketing da Tim e do Vasco andam conversando para ver o que será feito em relação a mais novidades para o clube em termos de acesso, acho que será muito bom para todos os vascaínos.

O Vasco ganhou muito com essa parceria, nos faz economizar bastante em termos de telefonia, em termos de tarifas, mas a cima disso com bônus na conta telefônica, recebemos celulares corporativos e nós temos um limite para poder gastar e hoje o Vasco consegue fazer com que esses gastos hoje sejam quase que zerados, praticamente é um custo que fará parte como sobra na conta do Vasco.

Contrato de melhorias prazo pré-determinado:

O contato começou ano passado, são de três anos, as ativações que estão sendo feitas em serviço vai durar uns três anos, e o importante é que o legado será deixado, todos os investimentos da TIM dentro de São Januário e do Vasco hoje, vão ficar para o Vasco e é uma promessa que eu venho já trabalhando junto com a Tim que após a MCopa do mundo, termos um sistema bem moderno,como por exemplo será do Maracanã que, todos esses estádios para Copa terão, cada um vai instalar esses equipamentos, e que no Maracanã será emprestado durante a Copa, pode vir para São Januário para poder melhorar o wifi, ser algo quase que 100% em termos de qualidade em São Januário e até interessante para eles(TIM) terem maior numero de acessos a rede deles e é interessante para o torcedor dentro do clube.

Contratar jogadores usando o marketing da Tim que seria o camisa 41 que é o DDD da Tim.:

Seria excelente, mas se todos os parceiros do clube pudessem ajudar seria melhor ainda, mas falando desse modelo com a Tim seria sim interessante, um garoto propaganda seria muito bom para estar ajudando o Vasco, seria o camisa 41 com o número da Tim, são ideias, a Tim não tem esse foco em cima de um marketing assim, mas as vezes conversando dá certo e várias coisas surgem em cima de brincadeiras, as coisas evoluem e ai sé só questão de oportunidade de conversar.

Patrimônio, revendo estruturas, de manutenção, completando 86 anos, reformas, aspectos estrutural que a muito o que fazer mesmo com ausência de recursos para revitalizar as estruturas com patrocínios ou parceiras:

Como tudo na vida, a gente bem falou, 86 anos não é? Muito tempo e agora a um tempo atrás, se cuidou da parte de fora de São Januário, mas hoje nós temos que cuidar da parte de dentro, da estrutura interna e aconteceu que, nós temos sim, feito o seguinte, desde que eu entrei nesse projeto, juntamente com outras pessoas do meio. temos elaborado relatórios para o que tem que ser feito, tópicos do que devemos fazer no estádio e primeiramente foi falado sobre o fechamento do Parque Aquático pois podia até trazer perigo as pessoa que o freqüentam , depois elaboramos um relatório sobre a piscina que foi quebrada e depois começou a apresentar problemas na estrutura, depois mostrarmos o que é que tem que ser feito naquela piscina, agora nos dedicamos a São Januário num todo, e tenho feito sucessivas reuniões, como Miguel, executivo de planejamento do clube, discutindo sobre a estrutura de São Januário que precisa o quanto antes da gente voltar a ter uma equipe de manutenção preventiva, que precisamos ter o que foi feito a um ano e meio atrás e não pôde ser continuado, é uma equipe só para estruturação que possa estar focando só nisso, agora focamos na ferradura e também no caso na marquise que deve ser refeita para podermos recuperar a parte de cima e por baixo e todos esses detalhes são falados por nós nas reuniões. As urgências é claro, serão feitas, e recentemente o Miguel teve um reunião que juntamente com o Gustavo, executivo de direito e mais alguns do marketing, conversaram e foi mostrado as necessidades do estádio.

Estou confiante de que temos que colocar esse valor dentro da recuperação do cube, dessa possibilidade de reestruturar, e em breve estaremos fazendo esse trabalho de recuperação. No portão tem o lance da catraca que terá que ser mudada,mudanças no portão 4, até para o Brasileiro, que é uma parte de controle que a policia e o Corpo de Bombeiros pedem para monitorar a torcida. Nós queríamos ter outros recursos disponíveis para ajudar, e hoje o cube não tem um financeiro num bom momento mas espero que apareçam parcerias e para ajudar e dar continuidade a essa recuperação estrutural.

Sugerindo manter São Januário com as mesmas características e fazer algo mais para aumentar a capacidade do estádio:

A meu ver, São Januário com 86 anos, é um senhor bem conservado que devem ser feitas as manutenções necessárias, mas se hoje formos colocar na balança um novo estádio, é claro que um prédio novo será sempre diferente, que as manutenções serão poucas, é claro, já que hoje precisamos fazer em São Januário muito mais do que seria para fazer num estádio novo. São Januário é um estádio antigo e é evidente que eu como torcedor, espero ver uma nova arena sendo construída, mas também temos que ter um plano B, uma alternativa, que essa arena, se alia se o entorno for feito e também tem o caso das saídas do esádio, se formos ajudados pela prefeitura por causa da urbanização, pois tem ali a barreira do Vasco para sofrer minha casa minha vida, pois deve ser feito algo que possa fazer com que os vascaínos cheguem com melhor facilidade. Se isso não for contemplado num todo, não vai ter o efeito que a gente espera para visibilizar a arena. E uma alternativa , eu vejo como é no Pacaembu, o tobogã com 10 mil lugares, isso seria uma boa em São Januário. Nós ensaiamos, eu e um especialista nisso, fizemos um plano de projeto para um estilo tobogã, sem mexer na capela, a igrejinha que sempre gerou polêmica, e na verdade essa idéia criaria uma boa estrutura, o dobro das marquises, na altura de 30 metros com o placar eletrônico em cima, com um vão reto com 10 mil lugares, e seria como no Pacaembu. Eu fiz os desenhos para mostrar para o presidente e diretoria, seria uma opção para o estádio aumentar a capacidade e ainda também conseguiria manter o estacionamento por baixo, poderia trazer o colégio e vários departamentos por baixo da arquibancada nova, acho que daria para abrigar uma área muito grande, aproveitando essa estrutura nova. Mas isso é só uma alternativa, um plano B para ser avaliado, todas as opções serão avaliadas, pois temos alguns outros planejamentos como por exemplo de mexer na parte das cabines de radio e nas arquibancadas fazer dois andares para chegar a 40 mil lugares e mandar jogos de primeira linha no nosso estádio.

Fonte: Só Dá Vasco/Supervasco