FFERJ quer jogo de carioca no Maracanã em maio, mas Vasco não tem chance

Segunda-feira, 22/04/2013 - 13:26

O Maracanã pode receber um clube em jogo oficial no dia 15 de maio. Este pelo menos é o desejo do secretário estadual de Esporte e Lazer, André Lazaroni.

– É uma vontade, sabemos das dificuldades dos clubes principalmente neste momento em que o Engenhão está fechado. O governador Sérgio Cabral é sensível às nossas argumentações e estamos negociando.

Esta partida, porém, seria pela Copa do Brasil ou pela Libertadores, dependendo dos clubes que passarem nas próximas fases destas competições e das datas a serem marcadas pela CBF e Conmebol, respectivamente (veja mais no quadro ao lado).

Segundo o LANCE!net apurou, o governador Sérgio Cabral é reticente quanto a esta possibilidade, por temer que fique a ideia de favorecimento a um único clube para utilizar o Maracanã antes da Copa das Confederações, por causa de possíveis desgastes do gramado e, mais ainda, por eventuais problemas de vandalismo da torcida, como tem ocorrido em outros jogos da Libertadores, por exemplo.

Se houver incidentes desta natureza, o prazo ficaria muito apertado para consertos, pois o estádio tem que ser entregue para uso exclusivo da Fifa no dia 24 de maio.

– Não correria risco de ter problemas, pois seria uma única torcida do Rio. O estádio tem câmeras e centro de controle, o torcedor que cometer algum ato de vandalismo certamente será identificado e punido – defendeu Lazaroni.

A discussão interna no governo é uma realidade. E a decisão final caberá a Sérgio Cabral.

Carioca complicado

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) tem se movimentado para convencer o governo a abrir o Maracanã para a final da Taça Rio ou do Carioca. Esta possibilidade, porém, está descartada pela alta cúpula do governo, segundo o LANCE! apurou, por causa de possíveis confrontos entre dois grandes clubes.

Porém, a ideia de abrir com metade da carga de ingressos para um jogo de Copa do Brasil ou Libertadores é mais viável. Outros secretários de estado além de Lazaroni já defenderam a ideia, inclusive em encontro com parlamentares estaduais.

De olho na tabela

Botafogo
Em 15 de maio pode ter jogo do Botafogo. Se passar pelo Sobradinho (DF), a volta da segunda fase (com mando do Botafogo) está marcada para 15 ou 22 di próximo mês. A data só será definida nos próximos dias. O jogo seria contra CRB ou Fast Clube (AM) e só ocorreria também se o Alvinegro não vencer o duelo de ida por dois gols ou mais de diferença.

Flamengo
Se tiver jogo de volta contra o Campinense, pode ser marcado para 15 ou 22 de maio.

Fluminense
Os confrontos das quartas de final da Libertadores serão nos dias 15 e 22 de maio. Se passar para esta fase, o Fluminense só jogará a primeira partida (15) no Rio de Janeiro caso enfrente o Olimpia (PAR), que por ter feito melhor campanha na primeira fase decidirá a vaga no Paraguai (22). Se o adversário do Flu nas quartas for o Tigre (ARG), o time das Laranjeiras, por ter tido aproveitamento superior ao dos argentinos, jogará dia 15 fora e no Rio dia 22.

Vasco
Não tem chances, pois entra direto na fase de oitavas-de-final da Copa do Brasil.

Fonte: Lancenet