Vasco é o time mais faltoso do Estadual; Abuda, Dedé, Carlos Alberto e Bernardo se destacaram em outros números

Segunda-feira, 22/04/2013 - 13:50

Neste domingo, a fase de classificação da Taça Rio chegou ao fim. Com ela, também termina o campeonato para 12 dos 16 clubes que iniciaram a disputa, incluindo os gigantes Flamengo e Vasco, que não conseguiram chegar às semifinais do segundo turno. E o encerramento da disputa também traz à tona os números consolidados do Estadual.

Favorito ao título e considerado pela maioria da crítica o melhor time do torneio, o Botafogo tem a liderança de boa parte dos quesitos analisados. Para o bem e para o mal. Comandado por Clarence Seedorf, o Glorioso é o líder em lançamentos, finalizações, assistências e ataque mais positivo do torneio, apesar dos 12 gols do rubro-negro Hernane, artilheiro do Carioca.

Por outro lado, estatísticas de passes errados, perdas de bola e impedimentos também têm no clube alvinegro sua principal fonte. Nos passes, por exemplo, são 573 erros, sendo 90 deles do uruguaio Nicolás Lodeiro, que deixam o time muito acima de seus rivais. Segundo pior na categoria, o Flamengo falhou em 529 passes durante o campeonato.

Aliás, o Mais Querido é a segunda equipe em lideranças. Com campanha destacada no primeiro turno e muito fraca na Taça Rio, o Flamengo comanda as estatísticas de passes, dribles e cruzamentos. Nos dois úlitmos, o destaque vai para o jovem Rafinha, com 93 cruzamentos e 36 dribles, atrás apenas do vascaíno Carlos Alberto, com 59.

As duas categorias restantes - desarmes e faltas - têm um nome: Abuda. Presente em 11 das 15 partidas do Vasco no Estadual, o volante roubou 49 bolas, mas cometeu 36 faltas, colocando o Gigante da Colina como o clube com mais infrações da competição. Já nos desarmes quem puxa a fila é o Botafogo do voluntarioso Gabriel. O Vasco é apenas o terceiro no geral.

Clube mais discreto à luz dos números, o Fluminense só lidera uma estatística. Dividindo a ponta com o Flamengo, o Tricolor recebeu 29 cartões no Carioca. E no individual, o zagueiro Digão, com quatro amarelos em apenas sete jogos quem detém a maior média de punições por jogo.

Confira os líderes em cada quesito:

Assistências
Geral: Botafogo - 24
Individual: Seedorf - 6

Cartões
Geral: Fluminense e Flamengo - 29
Individual: Digão - 4

Cruzamentos
Geral: Flamengo - 371
Individual: Rafinha - 93

Desarmes
Geral: Botafogo - 327
Individual: Abuda - 49

Dribles
Geral: Flamengo - 207
Individual: Carlos Alberto - 59

Faltas
Geral: Vasco - 297
Individual: Abuda - 36


Finalizações
Geral: Botafogo - 250
Individual: Bernardo - 59

Gols
Geral: Botafogo - 37
Individual: Hernane - 12

Impedimentos
Geral: Botafogo - 38
Individual: Hernane - 15

Lançamentos
Geral: Botafogo - 637
Individual: Dedé - 94

Passes
Geral: Flamengo - 6030
Individual: João Paulo - 676

Passes Errados
Geral: Botafogo - 573
Individual: Lodeiro - 90

Perdas de Bola
Geral: Botafogo - 672
Individual: Hernane - 125

Fonte: Yahoo Esporte Interativo