Juniores: Vasco e Urubu buscam redenção na Taça Rio após eliminação na categoria profissional

Sábado, 20/04/2013 - 14:04

A precoce eliminação de Flamengo e Vasco na Taça Rio deixou as duas maiores torcidas do Rio decepcionadas. No entanto, nas categorias de base, o rendimento tem sido bem diferente. Os juvenis do Rubro-Negro já estão garantidos na fase semifinal, enquanto os jovens vascaínos precisam apenas de uma vitória para carimbar vaga. Diante desse contraste, o GLOBOESPORTE.COM pesquisou opiniões sobre as situações da base e do profissional dos arquirrivais.

A condição dos juniores do Flamengo na Taça Rio é tranquila, embora o último jogo da fase classificatória (neste domingo, contra o eliminado Macaé) ainda possa mudar o futuro das semifinais. O time disputa com o Fluminense (outro classificado, com os mesmos 16 pontos, perdendo apenas em saldo de gols) a liderança do Grupo B para garantir vantagem. Técnico da categoria, Cléber dos Santos lamenta que os comandados de Jorginho tenham dado adeus - ainda que não confirmado, por chance de impugnação de Fla x Duque de Caxias - com tanta antecedência. Para ele, o Rubro-Negro não está fora por demérito.

- Cada categoria tem uma característica diferente. O profissional passa por uma mudança de pensamento com a chegada do Jorginho. As coisas estão se ajustando. Agora ele está com tempo para por o trabalho dele em prática. A eliminação foi decorrente de uma série de fatores, mas creio que foi mais a capacidade das outras equipes - avalia Cléber.

O bom trabalho de Cléber não vem de hoje. Com boas campanhas recentes no currículo, o treinador disse que o foco de seu trabalho é complementar o elenco de Jorginho.

- A base vai consolidando um trabalho de mais de dois anos atrás e está colhendo os frutos. Alguns jogadores foram aproveitados. Fomos à final da Copa BH e fomos campeões do juvenil. Temos que caminhar juntos. O principal é fornecer jogadores capazes de vestir a camisa do Flamengo ao profissional - disse o técnico.

Em São Januário, sede do rival Vasco, a situação é parecida. O técnico Sorato comanda a equipe que é orquestrada em campo pelo habilidoso Marquinhos. Com apenas 19 anos, o atacante tem se destacado no Carioca. Triste com a fase do grupo de Autuori, Marquinhos se apoia nos projetos com seus companheiros para levantar a moral do Vasco como um todo.

- Infelizmente, o profissional não conseguiu chegar mais longe. Mas nós conseguimos reverter a má campanha da Taça Guanabara no segundo turno, colocamos na cabeça que tínhamos que ganhar os jogos para chegar à final e ganhar o título - garante a jovem promessa.

Os planos de Marquinhos, no entanto, ainda podem ser atrapalhados. Na última rodada, o Vasco disputa duas vagas com Botafogo, Nova Iguaçu e Madureira. O Tricolor Suburbano, aliás, é o próximo adversário, domingo, em Conselheiro Galvão, o que torna a partida mais especial ainda para Marquinhos.

- O Madureira foi o clube que me projetou e através deles estou aqui no Vasco. Tenho que agradecer pelo trabalho de base e pela minha formação - lembrou o jogador, autor de sete gols no Carioca.

Quem está de olho nos resultados do grupo do Vasco é Cléber dos Santos. O comandante rubro-negro sabe da importância de conseguir uma vantagem na eliminatória e admitiu que prefere encontrar um time grande na semifinal.

- Seria interessante jogar um clássico, pois dividimos responsabilidades. Nossa equipe tem a característica de crescer em grandes jogos - avisou Cléber.

Já Marquinhos prefere focar na própria forma de jogar a pensar em adversários. A filosofia de pensar cada jogada de gol com mais calma deu certo contra o Quissamã (9 a 0) e aumentou a confiança dos jogadores para trazer o troféu da Taça Rio e ter a chance de bater o Fluminense (vencedor da Taça Guanabara) na grande decisão.

- Se passarmos de fase, vamos continuar com o mesmo foco, com o mesmo estilo de jogo. Vamos buscar nosso melhor, um gol depois do outro. Temos que pensar sempre assim, em fazer o primeiro gol, depois o segundo, o terceiro. Acabamos fazendo nove no último (risos). Estaremos preparados para quem vier - finaliza Marquinhos.

Confira a sétima e última rodada da Taça Rio de juniores:

Domingo 21/04
13h45m - Olaria x Nova Iguaçu - Rua Bariri
13h45m - Madureira x Vasco - Conselheiro Galvão
13h45m - Volta Redonda x Botafogo - Barbará
13h45m - Friburguense x Quissamã - Eduardo Guinel
13h45m - Duque de Caxias x Audax Rio - Telê Santana
13h45m - Macaé x Flamengo - Rio Dourado
13h45m - Boavista x Resende - Nivaldo Pereira
13h45m - Fluminense x Bangu - CT Vale Laranjeiras

A classificação da Taça Rio:

Grupo A:
1º Nova Iguaçu, 15 pontos
2º Vasco, 13
3º Botafogo, 13
4º Madureira, 12
5º Volta Redonda, 9
6º Olaria, 6
7º Friburguense, 3
8º Quissamã, 0

Grupo B:
1º Flamengo, 16 pontos
2º Fluminense, 16
3º Macaé, 9
4º Audax, 9
5º Bangu, 6
6º Resende, 4
7º Duque de Caxias, 2
8º Boavista, 2

Fonte: GloboEsporte.com