Basquete: Vasco está confirmado no Carioca Open e pode disputar o Estadual

Sexta-feira, 19/04/2013 - 10:05

Pelo menos oito equipes deverão disputar o Torneio Carioca Open de Basquete, mais conhecido como Cariocão, que serve como aquecimento dos times para o Estadual. O presidente da Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro (Fberj), Álvaro Lionides, comentou que o prazo para inscrições só se encerra nesta sexta-feira, mas adiantou os nomes dos inscritos.

— Já confirmaram suas inscrições o Tijuca, Fluminense, Vasco, Volta Redonda, Grajaú, Uerj, Macaé e Botafogo — disse. — O Flamengo ainda não enviou seu pedido de inscrição, mas creio que ainda irão entrar o próprio Flamengo, o Jequiá, o Juiz de Fora e o Queimados. Os dois últimos jogaram o torneio ano passado.

Lionides ainda não sabe se o Basquete Cearense, dirigido pelo técnico carioca Alberto Bial e que está disputando os playoffs do NBB, mandará uma equipe sub-23 ao torneio carioca:

— Como estão envolvidos na disputa do NBB, não sei se eles irão se organizar para jogar aqui.

O Cariocão vai de maio a agosto. No caso do Estadual, de setembro a novembro, Lionides vem tentando um acordo com uma rede de TV que transmita o evento, para o qual já estão garantidos Flamengo, Fluminense, Macaé e Tijuca, faltando as confirmações de Botafogo, Vasco e outros clubes:

— Quanto mais clubes de camisa participarem do Estadual, maior o interesse da TV.

Nesta sexta-feira, às 20h, em Laranjeiras, o Fluminense, quarto colocado da fase de classificação, vai enfrentar o Macaé, melhor time da primeira fase do torneio, pelas semifinais da Copa Brasil Sudeste da modalidade. Na mesma fase, vão se defrontar também as equipes do XV Piracicaba (segunda colocada) e do Rio Claro (terceira). Ambos os confrontos serão em melhor de três, com a segunda rodada no domingo, dia 21, e a terceira, se necessária, na segunda-feira, dia 22. Macaé e XV de Piracicaba têm a vantagem de fazerem dois dos três confrontos em casa. Os três primeiros colocados garantem a vaga na Supercopa Brasil.

— Os times que ganharem as semifinais já estarão classificados para a Supercopa, mas os perdedores ainda terão essa última chance na melhor de três pelo terceiro lugar — explicou Lionides.

Em sede única, a Supercopa Brasil irá de 1 a 5 de maio de 2013, com oito equipes das cinco regiões classificadas em suas respectivas regionais: Sudeste (três), Sul (duas), Norte (o time do Assembleia Paraense), Nordeste (uma) e Centro-Oeste (uma). Os dois melhores irão se defrontar com os dois últimos do NBB, lutando por duas vagas no NBB de 2013/2014.

Fonte: Globo Online