Dr. Clóvis Munhoz fala sobre a lesão de Bernardo, que vai operar no dia 1º de maio

Terça-feira, 16/04/2013 - 02:46

Em entrevista ao programa Caldeirão Vascaíno na noite desta segunda-feira (15/04), o Dr. Clóvis Munhoz, médico do Vasco, falou sobre a situação de Bernardo, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. O meia irá operar em 15 dias, e ficará afastado dos gramados por 6 meses.

- A situação do Bernardo infelizmente não é a que nós gostaríamos que fosse, mas são coisas do futebol. Ele foi examinado no sábado, ainda no campo, pelo Dr. Cláudio de Luca, que estava fazendo o jogo, e suspeitou de uma lesão no ligamento cruzado anterior. Terminado o jogo, eu também examinei o atleta e cheguei a mesma conclusão de que havia uma suspeita muito forte de que o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo estivesse rompido. E isso, infelizmente, foi confirmado hoje com o exame de ressonância magnética feito pela manhã, e mostrou a total ruptura do ligamento cruzado anterior. Isso significa que ele vai necessitar de um tratamento cirúrgico. O nosso plano é que ele faça uma fisioterapia de aproximadamente duas semanas, uma vez que não se deve operar na fase aguda [da lesão]. Deve-se deixar passar essa fase inflamatória inicial para, como a gente diz, “dar uma enxugada no joelho” e depois que esse processo inflamatório tenha cedido, o que deve acontecer dentro de duas semanas, já com parte dos movimentos do joelho recuperados, ele deve se submeter a uma reconstrução do ligamento. Em princípio, nós vamos fazer isso no dia 01 de Maio.

O médico vascaíno também comentou a possibilidade de, no futuro, o atleta voltar a sofrer essa lesão.

- Toda vez que você faz a reconstrução do ligamento cruzado, é utilizado o tendão patelar ou os tendões flexores. Ultimamente, nós temos usado somente os tendões flexores. A possibilidade de um bom resultado é de 80% a 90%, isso é uma estatística internacional. Claro que o ligamento que Deus colocou no corpo da pessoa pode romper, o enxerto colocado pelos humanos também pode romper. Felizmente, a nossa estatística é muito boa. Já tivemos ‘n’ casos de atletas operados com ligamento cruzado. Agora mesmo estamos com cinco ou seis no [departamento] amador, todos operados e se reabilitando muito bem. Aconteceu realmente essa situação com o Nilton e o Pedrinho [ex-jogadores do Vasco que romperam o ligamento mais de uma vez] e eles tiveram que ser reoperados, tiveram seus problemas resolvidos e voltaram a jogar normalmente. Mas a expectativa nossa é a melhor possível, pois o Bernardo é um atleta jovem, muito bem dotado muscularmente e a gente espera que a cirurgia venha a ser um sucesso e que em torno de seis meses ele volte a jogar normalmente.

Fonte: Ao Vasco Tudo