Autuori: 'Vamos trabalhar com dois volantes, dois meias e dois atacantes'

Sábado, 06/04/2013 - 12:27

Embora só tenha comandado a equipe em duas partidas e ainda teste jogadores em diversos setores, Paulo Autuori já defininiu a formação que será adotada pela equipe enquanto for técnico do clube.

Assim como fez nos jogos anteriores e nos treinos, o comandante prefere montar o time em um 4-4-2. Convicto, o treinador conta que vai manter o esquema independente dos resultados obtidos e que nunca escalará três zagueiros ao mesmo tempo.

- Vamos jogar no 4-4-2, com dois volantes e dois meias. Esse vai ser o desenho, o modelo de jogo da equipe. Enquanto eu tiver aqui, vai ser esse modelo, dentro de variações que existem: um quadrado, ou diamante, ou losango. Fora disso, não tem chance. Vocês não vão me ver mudar porque não ganhou um jogo. Três zagueiros, esquece. Estou falando, podem me cobrar. Vamos trabalhar com dois volantes, dois meias e dois atacantes. É o modelo tático que nós queremos e vamos conseguir - afirmou.

No início do ano, a equipe chegou a jogar com quase três jogadores no ataque, pois devido à ausência de um centroavante no time, Carlos ALberto costumava atuar próximo a Bernardo e Eder Luis, na frente. Esquema esse que rendeu boas exibições no começo da Taça Guanabara.

Sobre a adaptação dos jogadores ao estilo de Autuori, o técnico avisa que não tem como falar em nome dos atletas, mas elogia a atuação do grupo na primeira etapa do último clássico, com o Botafogo. No entando, reforça que ainda não é suficiente.

- Só eles podem falar. Como vou falar de resultado se não conseguimos ganhar os jogos? Acho que aqueles 45 minutos iniciais contra o Botafogo foram o início daquilo que eu gostaria de ver. É muito pouco ainda, mas é o início. Uma equipe bem organizada, jogando próximos uns dos outros. Vou enfatizar muito mais a parte ofensiva do que a defensiva, em relação aos primeiros 45 minutos. Vamos chegar lá. Estou bastante animado e feliz de trabalhar desta maneira, embora a situação não seja a melhor - analisou.

Fonte: Lancenet