Grupo Identidade Vasco/O Gigante de Sangue Novo divulga as bases de seu programa

Sexta-feira, 05/04/2013 - 08:32

Conheça as principais bases do programa do Grupo Identidade Vasco

Reunidos no dia 25 de fevereiro, na Casa Trás os Montes e Alto D’Ouro, cerca de sessenta sócios com mais de 5 anos de vida associativa começaram o debate sobre o programa de gestão da candidatura do G.I.V. Do debate surgiram as principais bases que nortearão o programa. Esta primeira reunião, considerada por todos muito produtiva, elaborou a “Visão Geral do Programa”, “A Marca e as Características Fundamentais do Programa” e “As Metas Prioritárias do Programa”. Além disso, foi definido o “Compromisso”, assumido pela candidatura do Grupo Identidade Vasco, e foram formados 10 grupos de trabalho (Futebol Profissional, Remo e Esporte Amador, etc) que se reunirão durante os meses de abril e maio para elaborar uma plataforma que possa ser amplamente discutida entre os vascaínos. Se você, independente de ser ou não sócio, quer participar da discussão ou enviar sugestões escreva para faleconosco@identidadevasco.com.br e entraremos em contato.

Lembramos mais uma vez que o texto abaixo não representa o Programa mas define de forma resumida suas bases principais. O programa, repetimos, estará em construção durante 2013 e será uma obra coletiva.
PROGRAMA DO GRUPO IDENTIDADE VASCO
RESUMO DAS BASES PRINCIPAIS
COMPROMISSO

A candidatura Roberto Monteiro, articulada pelo Grupo Identidade Vasco, não será representante de si mesma. Será representante de um programa construído coletivamente ao longo de 2013 por todos os vascaínos e vascaínas que desejarem contribuir.
VISÃO GERAL DO PROGRAMA

O Programa representará o resgate de uma visão estratégica sobre o Vasco – Em um ambiente altamente competitivo como o que caracteriza os clubes de massa no Brasil, mudanças gradativas, mas agudas, alteram cenários que parecem condenados à estabilidade. Exemplos: O América do Rio, nos anos 40, tinha mais de 15% da torcida carioca; quando o Santos lança, recentemente, um programa visando em 10 anos ser a terceira ou quarta maior torcida do Brasil, isso significa que necessariamente outros clubes terão que ceder espaços que eram seus, ou seja os cenários são voláteis e marcados por uma luta agressiva por espaço.

Portanto, nosso programa de gestão deve buscar assegurar o papel de liderança do Club de Regatas Vasco da Gama no futebol profissional e no cenário esportivo do Brasil, de forma sustentável e em constante crescimento.

A MARCA E AS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DO PROGRAMA

• O Programa terá como Marca principal a defesa de uma gestão altamente profissional ao mesmo tempo em que mantém o Vasco como propriedade única e exclusiva dos seus sócios, cioso de sua independência institucional e financeira (o clube não pode depender de governos ou mecenas de quaisquer espécies).

• As características do nosso programa serão as características que queremos para o Vasco o que significa, na verdade resgatar a própria história de pioneirismo do Clube: assim, nosso programa deve ser:

1) Ousado;
2) Inovador;
3) Factível.
METAS PRIORITÁRIAS DO PROGRAMA

O programa deve dar suporte as seguintes metas prioritárias:

• Vasco em médio prazo liderando o futebol brasileiro e sul-americano.

• Transparência total com publicação no portal do Vasco das movimentações financeiras como compra e venda de jogadores, compra e venda de patrimônio, assinatura de contratos, etc.

• Ampla reforma do nosso estádio, transformando São Januário em uma arena para 60 mil pessoas.

• Lançar um programa de sócios atraente e gerido de forma a dar estabilidade a um grande número de sócios adimplentes.

• Ingressos grátis para sócios adimplentes em todos os jogos do Vasco como mandante.

• Preços dos ingressos mais baratos, pois estádios cheios ajudam a formar novos torcedores.

• Fortalecer a Democracia Interna do Clube, com a valorização do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e do Conselho de Beneméritos.

• Eleições diretas para presidente do Clube.

• Mandato presidencial limitado a uma reeleição.

• Parentes de até 2º grau de membros da diretoria administrativa não podem ser contratados pelo Vasco, a não ser em casos excepcionais autorizados pelo Conselho Deliberativo.


Fonte: Identidade Vasco/O Gigante de Sangue Novo